SóProvas


ID
2753794
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“Os dados disponíveis no Basômetro demonstram que a presidente Dilma Rousseff tem enfrentado maiores dificuldades na articulação de interesses do governo junto ao Congresso, especialmente na Câmara, em comparação aos governos FHC e Lula. Alguns de seus aliados atribuem tal problema ao fato de a presidente fazer pouca interlocução política.”


O trecho apresentado, retirado do site do “Estadão”, representa um problema relacionado com o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Governabilidade - Quem tem o poder para governar.

    Governança - Capacidade para implementar Políticas Públicas.


    Prof Giovanna Carranza

  • Relação Interna e dificuldade de dialogo,remete a governabilidade

  • Gabarito A

  • Governabilidade - capacidade política

    Governança - capacidade da adm de executar as políticas públicas

  • Macete de um amigo aqui do QC.


    GOVERNABILIDADE = GOVERNAR + HABILIDADE, ou seja habilidade para governar.

  • Com o passar dos anos, a administração pública tem incorporado - e aplicado - alguns conceitos oriundos da administração privada, como:

    Governabilidade, a qual diz respeito a uma capacidade política do Estado; 

    Governança, que se refere à capacidade da administração de executar as políticas públicas; e

    Accountability, que corresponde principalmente à prestação de contas da administração para a sociedade, mas não fica limitada a isto. A accountability possui três planos:

    Prestação de contas: irá refletir na transparência do governo com a população. Exemplo: o Relatório de Gestão Fiscal, instituído pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); 

    Responsabilização dos agentes: os agentes devem responsabilizar-se pela correta utilização dos recursos. Exemplo: a Lei de Improbidade Administrativa (LIA), que instituiu mecanismos para punir maus gestores;

    Responsividade dos agentes: diz respeito à capacidade de resposta do poder público às demandas sociais. Um governo responsivo buscará satisfazer as necessidades da população e colocar em prática as políticas escolhidas pelos cidadãos.

    Podemos ainda classificar a accountability em dois tipos:

    Horizontalnão há hierarquia, pois corresponde a uma mútua fiscalização e controle existente entre os poderes. Exemplos: prefeitura recebe recursos do governo e a CGU faz uma auditoria; atuação dos Tribunais de Contas, do Ministério Público;

    Vertical: trata do controle da população sobre o governo. É uma relação entre desiguais, pois o povo pode fiscalizar e punir as más gestões, principalmente através do voto em eleições livres e justas. "É algo que depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existência de eleições competitivas periódicas, e que é exercido pelo povo" (Miguel, 2005).

    Fonte: 

  • Gab: A ) Governabilidade

  • Governabilidade: capacidade política + legitimidade + apoio (cidadão/ legislativo)

    .

    .

    Fonte: Professor Heron Lemos

    watch?v=G2MwLuuZUbQ

    1:07:08

  • GOVERNABILIDADE:

  • O enunciado faz referência a uma dificuldade de relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo.

    As condições sistêmicas mais gerais, nas quais se dá o exercício do poder em uma sociedade enquadram-se dentro do conceito de governabilidade.

    Por oportuno, vamos relembrar esse conceito segundo Matias-Pereira:

    Governabilidade: resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Provém da capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições. Refere-se às condições sistêmicas mais gerais, por meio das quais se dá o exercício do poder em uma sociedade (forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário etc.).

    Note que a relação entre os poderes, segundo Matias-Pereira, enquadra-se dentro do conceito de governabilidade. Por outro lado, a dificuldade na interlocução política cria dificuldades na implantação de políticas públicas de modo que se afeta também a governança.

    Governança: resulta da capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, do governo de realizar políticas. Envolve a capacidade da ação estatal de implantar as políticas para a consecução das metas coletivas.

    A questão suscita dúvidas a depender da interpretação adotada. A banca considerou como correta a alternativa A (Governabilidade).

    Gabarito: A

  • →A governabilidade (Poder) é a capacidade política de o Estado governar, decorrente da sua legitimidade e do seu governo com a sociedade. →Haver harmonia entre os poderes políticos e a sociedade→ LEGITIMIDADE, PODER PARA GOVERNAR E CAPACIDADE POLÍTICA.→ está ligada à capacidade política e às condições efetivas para governar derivadas da relação de legitimidade do governo junto à sociedade.

    →A governança (Gerir) é a capacidade do governo em formular e implementar suas políticas, diante da sua capacidade financeira e administrativa. Governança pública é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira (1998), "a governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”.→ CAPACIDADE TÉCNICA, FINANCEIRA E GERENCIAL, GERIR RECURSOS.→ enquanto a governança envolve o modo como o governo se organiza para atuar.

  • Discordo. No material diz que governabilidade está ligado a reconhecimento do governo pela via democrática. E a governança a capacidade técnica, então o problema é de técnica e não de voto popular.

  • Matias Pereira

    Governabilidade: resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Provém da capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições. Refere-se às condições sistêmicas mais gerais, por meio das quais se dá o exercício do poder em uma sociedade (forma de governo, relações entre os poderes...)

    Gabarito: A.