SóProvas


ID
2753833
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No dia 20 de maio de 2016, uma entidade pública recebeu dois pedidos de informação acerca da execução do orçamento em vigor, por meio do serviço de informação ao cidadão.


Para o primeiro pedido, a entidade informou que poderia disponibilizar as informações em um prazo de 20 dias, e, para o segundo pedido, a informação só poderia ser disponibilizada em um prazo de cinco anos.


Considerando a Lei de Acesso à Informação e respectivos regulamentos, os pedidos se tratam respectivamente, de informação:

Alternativas
Comentários
  • Esquema para memorizar:

     

    25 anos para as informações ultrassecretas. O prazo de classificação da informação classificada como ultrassecreta pode ser prorrogado uma única vez por igual período;

    15 anos para as informações secretas, sem possibilidade de prorrogação; 

    5 anos para as informações reservadas, sem possibilidade de prorrogação. 

  • Letra a), gente boa!

  • Complementando....

    A primeira informação não foi fornecida de forma IMEDITA, pois não estava DISPONÍVEL.

    Art. 11.

    § 1o  Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requente.

  • Por um mundo com mais questões como esta, rs! 

     

    GAB.: A

    INFORMAÇÕES NÃO SIGILOSAS: Não sendo possível conceder o acesso imediato à informação, o órgão ou a entidade que receber o pedido deve, em prazo não superior a 20 dias:

     

    • Comunicar a data, o local e o modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

    • Indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido;

    • Comunicar que não possui a informação solicitada e indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

  • Gabarito letra A

     

    Bizu: para saber os prazos é só saber contar até 02 e manter o 5 fixo.

     

    0  5 - reservada

    1  5 - secreta

    2  5 - ultrassecreta. (pode ser prorrogado por igual período, podendo no total atingir o prazo máximo de 50 anos).

     

    Informações pessoais têm acesso restrito independentemente de classificação de sigilo pelo prazo de 100 anos a contar da sua data de produção. 

  • Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

  • Lembrando que a reservada tem o prazo de 5 anos mata a questão.

    Quanto à informação secreta o prazo é de 15 anos; e quanto à ultrassecreta, 25 anos.

    Gab: A

  • Pedido de acesso ---> acesso imediato à informação disponível (regra)

    • prazo não superior a 20 dias quando não for possível conceder acesso imediato;
    • + 10 dias - prorrogação do referido prazo- mediante justificativa expressa;

    -Informação sigilosa - restrição de acesso por:

    • reservada - 5 anos
    • secreta- 15 anos
    • ultrassecreta - 25 anos

    Gabarito: a

  • O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. No entanto, não sendo possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade o órgão terá 20 dias, prorrogável por mais 10, para disponibilizá-la, negá-la, comunicar que a não possui ou indicar quem possui (art. 11º, § 1º).

    Acontece que, quando a divulgação for capaz de colocar em risco a segurança da sociedade e do Estado, a informação poderá ser classificada em três grupos: ultrassecretasecreta ou reservada, vigorando a restrição, respectivamente, nos prazos de 2515 e 5 anos, a partir da produção do ato a ser informado.

    Aquela informação que não for submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado, é considerada como não sigilosa.

    Assim, como a questão, afirma que, para o primeiro pedido, a entidade informou que poderia disponibilizar as informações em um prazo de 20 dias, trata-se de informação não sigilosa.

    E, para o segundo pedido, a informação só poderia ser disponibilizada em um prazo de 5 anos, trata-se de informação reservada.

    Gabarito: alternativa “a”