SóProvas


ID
2754301
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


Uma carta e o Natal


Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos. Até o ano passado conseguimos manter o mistério — e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas. Havia um rito complicado e que começava na véspera, quando eu te mostrava a estrela de onde Papai Noel viria, com seu trenó e suas renas, abarrotado de brinquedos e presentes.

Tu ias dormir e eu velava para que dormisses bem e profundamente. Tua irmã, embora menor, creio que ela me embromava: na realidade, ela já devia pressentir que Papai Noel era um mito que nós fazíamos força para manter em nós mesmos. Ela não fazia força para isso, e desde que a árvore amanhecesse florida de pacotes e coisas, tudo dava na mesma. Contigo era diferente. Tu realmente acreditavas em mim e em Papai Noel.

Na escola te corromperam. Disseram que Papai Noel era eu — e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho. De qualquer forma, pediste um acordeão e uma caneta — e fomos juntos, de mãos dadas, escolher o acordeão.

O acordeão veio logo, e hoje, quando o encontrar na árvore, já vai saber o preço, o prazo da garantia, o fabricante. Não será o mágico brinquedo de outros Natais.

Quanto à caneta, também a compramos juntos. Escolheste a cor e o modelo, e abasteceste de tinta, para "já estar pronta" no dia de Natal. Sim, a caneta estava pronta. Arrumamos juntos os presentes em volta da árvore. Foste dormir, eu quedei sozinho e desesperado.

E apanhei a caneta. Escrevi isto. Não sei, ainda, se deixarei esta carta junto com os demais brinquedos. Porque nisso tudo o mais roubado fui eu. Meu Natal acabou e é triste a gente não poder mais dar água a um velhinho cansado das chaminés e tetos do mundo.

Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 31/12/2017.

“Até o ano passado conseguimos manter o mistério —e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas”.

O “mistério” aludido nesse segmento do texto aparece explicitado em

Alternativas
Comentários
  • RAPAZ, EU ACERTEI, MAS ACHO QUE TÁ MUITO SUBJETIVO. POR FAVOR, CONCURSEIROS DO MEU BRASIL! VAMOS LUTAR PARA EXISTÊNCIA DE UMA LEI PARA OS CONCURSOS, POIS DESSE JEITO TÁ F@D@

  • Acho que nessa resposta a autor quis dizer que a filha dele sempre achava que era o Papai Noel que trazia os presentes.

  • Gabarito E

     

    mistério” aludido é o fato de durante a noite brotar "do nada" embrulhos e coisas na árvore.

     

     

  • Tinha que ser mais objetivo.... mas são questões do tipo escolher entre banca "difícil" ou banca "complicada".


    Esses adjetivos eu coloquei pq o Qconcursos editou ou outros.

  • Vamos ver se consigo tirar as dúvidas de quem acha que precisa de mais objetividade:

    O “mistério” aludido nesse segmento do texto aparece explicitado em:

    O que seria mistério pra você? Pra mim, quando criança, era dormir com a árvore de natal vazia e acordar com ela cheia.

    Um mistério total, quem colocou? Como ele entrou? Gente eu perdi... logo um mistério. 

    Não tá subjetivo, presentes não brotam em árvores, interpretação de texto é mais simples do que vocês imaginam, precisamos entrar no texto e no livro que estamos lendo.

    Outra coisa, tem que ler o texto e não fazer a questão solta, tem gente que olha essa questão e vai responder sem ler o texto e entender o CONTEXTO

    Letra A: ..e eu amava o brilho dos teus olhos”. Tem algum mistério aí?

    Letra B: quando manhã, ainda”. - Tem algum mistério aqui?

    Letra C: “...vinhas cambaleando de sono”. - Tem algum mistério em cambalear de sono? Todos passamos por isso.

    Letra D: “em busca da árvore”. - Tem algum mistério em buscar (procurar) árvores? Árvores existem,não são mistério.

    Letra E:.que durante a noite brotara embrulhos e coisas” - Puro mistério, como brota presente na árvore? (como eu disse, se fizer a questão isolada sem ler o texto e o contexto vai realmente pensar em subjetividade;

  • Letra E... 

     

    "mistério” aludido é o fato de durante a noite brotar "do nada" embrulhos e coisas na árvore"

     

  • A dificuldade está em perceber a diferença de compreensão e interpretação, ou seja, não vai estar explicito no texto o que é o MISTÉRIO, terás que ler e entender que o mistério citado refere-se ao "rito do papai noel", e o resultado desse rito era: “...que durante a noite brotara embrulhos e coisas”.

  • GABARITO LETRA E

    QUAL ERA O MISTÉRIO? “...que durante a noite brotara embrulhos e coisas”.

    Brotara no sentido de surgir do nada. Um mistério.

  • Prova da FGV não adiata tem que ter paciência e pensar bem !!!!.

  • GABARITO LETRA E.

  • Para entender este tipo de questão, temos q sempre ler bem o texto, parágrafo por parágrafo.
  • “...que durante a noite brotara embrulhos e coisas”.

    verbo que remete a algo misterioso

    APMBB

  • Traga a frase para a vida real e ficará fácil.