SóProvas


ID
2754322
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


Uma carta e o Natal


Este será o primeiro Natal que enfrentaremos, pródigos e lúcidos. Até o ano passado conseguimos manter o mistério — e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas. Havia um rito complicado e que começava na véspera, quando eu te mostrava a estrela de onde Papai Noel viria, com seu trenó e suas renas, abarrotado de brinquedos e presentes.

Tu ias dormir e eu velava para que dormisses bem e profundamente. Tua irmã, embora menor, creio que ela me embromava: na realidade, ela já devia pressentir que Papai Noel era um mito que nós fazíamos força para manter em nós mesmos. Ela não fazia força para isso, e desde que a árvore amanhecesse florida de pacotes e coisas, tudo dava na mesma. Contigo era diferente. Tu realmente acreditavas em mim e em Papai Noel.

Na escola te corromperam. Disseram que Papai Noel era eu — e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho. De qualquer forma, pediste um acordeão e uma caneta — e fomos juntos, de mãos dadas, escolher o acordeão.

O acordeão veio logo, e hoje, quando o encontrar na árvore, já vai saber o preço, o prazo da garantia, o fabricante. Não será o mágico brinquedo de outros Natais.

Quanto à caneta, também a compramos juntos. Escolheste a cor e o modelo, e abasteceste de tinta, para "já estar pronta" no dia de Natal. Sim, a caneta estava pronta. Arrumamos juntos os presentes em volta da árvore. Foste dormir, eu quedei sozinho e desesperado.

E apanhei a caneta. Escrevi isto. Não sei, ainda, se deixarei esta carta junto com os demais brinquedos. Porque nisso tudo o mais roubado fui eu. Meu Natal acabou e é triste a gente não poder mais dar água a um velhinho cansado das chaminés e tetos do mundo.

Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 31/12/2017.

Assinale a opção que apresenta o segmento do texto que exemplifica um tipo de linguagem figurada denominada ironia.

Alternativas
Comentários
  • Ironia é a utilização proposital de termos que manifestam o sentido oposto do seu significado.

    Por exemplo, uma pessoa que foi demitida após péssimo dia de trabalho, dizer:  “- Era o que faltava para encerrar o meu dia maravilhosamente bem”.

     

    Gabarito: A

  • Não entendi a ironia... Está no trecho "repelir a infâmia e o falso testemunho"? 

    ... Alguém pode me explicar? 

  • Acredito que ele está sendo irônico ao falar "e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho.”
    Pois realmente era a verdade, e ele sabendo que era verdade, usou com irônia os termos Infâmia e Falso testemunho.

     

  • Ironia é o uso de palavras com um sentido diferente ou oposto do significado mais comum. É uma figura de linguagem que faz uma contradição bem humorada ao que se quer dizer. 

     

     

    Abaixo damos alguns exemplos de ironia:

     

     

    Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga

     

    A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

     

     

    A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero

     

    Se a sopa que foi servida estava sem tempero e fria não é possível que estivesse saborosa. Dizer que uma sopa ruim estava uma delícia é usar a ironia para fazer uma crítica como bom humor.

     

    https://www.significados.com.br/exemplos-de-ironia/

     

    Q DA QUESTÃO!

    “Na escola te corromperam. Disseram que Papai Noel era eu — e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho.”

  • Muito boa questão!

  • N poderia tb ser a letra c?

     

  • Admitir que não há ironia na letra C é o aluno se menosprezar muito, pois é notório que existe, portanto quem errou não fique chateado.

  • Fui convicta na leta C. '0'

  • Se você repetir as  frases em voz alta, verificará nitidamente que a "A" é repleta de ironia.

  • As pessoas estão respondendo letra C porque confundem a ironia com o conceito do senso comum. Ironia é quando dizemos algo, mas pretendemos passar um sentido oposto ao que é dito. O sentido da Letra C é o que é dito.

    Na letra A, o autor diz "eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho". Porém, ele sabe que não se trata de falso testemunho, pois sabe que o Papai Noel é um mito. Gabarito correto, portanto.

  • "Se você repetir as  frases em voz alta, verificará nitidamente que a "A" é repleta de ironia." AGORA TENHA CORAGEM DE FAZER ISSO NA HORA DA PROVA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • OBRIGAAADO

  • Das minhas mais de 10.000 questões resolvidas aqui no QC, essa é uma das poucas em que os comentários não explicam claramente a questão. FGV é uma desgraça na minha vida!

  • "Se você repetir as  frases em voz alta, verificará nitidamente que a "A" é repleta de ironia."


    Esse sim é um baita comentário pra explicar a questão. Foi o melhor de todos.


    Viu? Usei a ironia! kkkkkkkkkkkkkkkk

  • a LETRA c TEM IRONIA PRA CARAAAAIIIII

     

  • Questão tranquila.


    Tem que se atentar ao comando da questão:


    Assinale a opção que apresenta o segmento do texto que exemplifica um tipo de linguagem figurada denominada ironia.


    Vamos ao gabarito:


    A- “Na escola te corromperam. Disseram que Papai Noel era eu — e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho.” (Gabarito) - Na verdade não corromperam o garoto, até pelo contrário, lhe falaram a verdade, na verdade o garoto era corrompido pelo pai, o que leva uma ironia ao caso, ainda termina com "e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho", claro o que ele diz não é uma verdade.


  • A ironia é a  que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. . A ironia deve estimular o raciocínio, deve fazer o leitor (ou ouvinte) considerar os diversos sentidos possíveis que uma determinada palavra ou expressão pode ter, até encontrar aquele que se encaixa na mensagem produzindo um significado inusitado.

    Frequentemente, esse jogo é feito utilizando-se uma palavra quando na verdade se quer dizer o oposto dela, mas vale lembrar que nem só de oposições se constroem as ironias. Às vezes, o sentido real do que se diz não é exatamente o oposto, mas é diferente, e isso basta para tornar a sentença irônica.

    fonte site: https://www.figurasdelinguagem.com/ironia/

  • SIMPLESMENTE NO MOMENTO DA PROVA... PENSE VC GRITANDO.... E A ÚNICA É ESSA NA ESCOLA DE CORROPERAM!!! OU SEJA ISSO É IRÔNIA UMA PALAVRA QUE TRÁS SENTINDO DE IRÔNIA...

  • Na escola te corromperam. Disseram que Papai Noel era eu — e eu nem posso repelir a infâmia e o falso testemunho. De qualquer forma, pediste um acordeão e uma caneta — e fomos juntos, de mãos dadas, escolher o acordeão.

    Gabarito: A

  • Não devemos confundir uma acontecimento irônico com a ironia como figura de linguagem. A ultima, como comentaram corretamente alguns colegas se encontra na alternativa A: Palavras usadas para conotar um significado oposto do usual. A alternativa C traz uma ironia no sentido da frase. Uma surpresa que não é uma surpresa. A famosa ironia da sorte: Ganhei um monte de milhas de graça, um dia depois ter adquirido minha passagem de avião.

  • Gabarito Letra A = Ironia = Sentido diferente.

  • A ironia pode ser conceituada como uma figura de linguagem, geralmente usada para fazer graça ou mostrar irritação, em que se declara o contrário do que se pensa. Em outras palavras, ironia é um acontecimento ou desfecho contrário ao que se esperaria das circunstâncias.

  • Debochadinho bagarai

  • FGV deveria ser proibida de atuar como banca de concurso.

  • Gabarito: A

  • Gabarito: A

    Ironia apresenta uma quebra no sentido. É o contrário do que se afirma.

  • Na letra A, o autor fala em “infâmia” e “falso testemunho”. No entanto, isso não é o que ele pensa: não se trata de uma infâmia ou falso testemunho contra os servidores, pois o autor é de fato o Papai Noel.

    Resposta: A

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Ironia:
    Consiste em declarar o oposto do que realmente se pensa ou do que é, com tom de deboche, normalmente.
    -Ela é ótima pessoa, afinal vive judiando das crianças.
    -Que motorista excelente você, quase me atropelou.
    -Professor, olha como meu boletim está excelente, só há uma nota acima da média.
    OBS: As aspas muitas vezes marcam uma ironia: Quando a “linda” funcionária entrava na empresa, começavam os risos sarcásticos.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

  • tive que ler está questão umas 5x