Enquanto as atividades representam a disposição física do trabalho efetivamente realizado e a forma de fazê-lo, os processos representam uma composição lógica dessas atividades. (Pág 34)
AS-IS = Estado Presente - TO-BE = Estado Futuro/Desejado
Medições de desempenho obtidas "de fora para dentro" ou a partir da perspectiva do cliente são geralmente referidas como medições de eficácia e são desenhadas para responder à pergunta "estamos fazendo as coisas certas?". Essas medições são postas em prática para assegurar que necessidades e expectativas dos clientes sejam consistentemente atendidas. (Pág 57)
Medições de desempenho obtidas "de dentro para fora" ou a partir da perspectiva das operações internas são geralmente referidas como medições de eficiência e são desenhadas para responder à pergunta "estamos fazendo certo as coisas?". (Pág 57)
Qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou a informação passa de uma função para outra é um handoff nesse processo. Handoffs podem resultar em desconexões de processos e devem ser analisados com cuidado. Tipicamente, quanto menor for o número de handoffs, menor será sua vulnerabilidade a desconexões.
Portanto, temos o seguinte:
a) trocou os conceitos, pois atividades representam a disposição física, enquanto os processos representam a disposição lógica.
b) Trata-se de AS-IS.
c) é a partir da perspectiva do cliente, se é de fora para dentro só pode ser a perspectivado de quem tá fora, ou seja, do cliente.
d) é a partir da perspectiva das operações internas, se é de dentro para fora só pode ser a perspectivado de quem tá dentro, ou seja, do das operações internas.
e) correta.
analisando os itens:
a) Os processos são disposições lógicas de um conjunto de atividades para produzir um resultado. As atividades, por seu turno, são representações físicas de um conjunto de tarefas. Houve inversão de conceitos.
b) O estado presente de um processo é o AS IS. TO BE é o estado desejável de um processo no futuro. O AS IS é obtido na análise de processos.
c) e d) Houve inversão de conceitos em ambos os itens. Quando realizamos medições de dentro para fora, com a perspectiva interna da empresa, o objetivo é saber se “estamos fazendo certo as coisas”. Quando medimos de fora para dentro, ou seja, pela perspectiva do cliente, a pergunta é “estamos fazendo as coisas certas?”
e) o handoff é um ponto crítico no processo, pois é quando uma informação ou trabalho passa de uma função para outra. Quanto menos handoffs, menos vulnerável é o processo.
Resposta certa, alternativa e).