SóProvas


ID
2754835
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O contexto de criação dos documentos passou a ser, desde o século XIX, o fundamento principal do trabalho com os arquivos. Nomeado de diferentes maneiras e com significados similares, o primado do contexto aparece no respeito ao fundo dos franceses e no princípio da proveniência dos alemães. Seu equivalente na Itália, graças às iniciativas de Bonaini, é o chamado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Segundo Silva et al. (2002, p.108):

    Proclamação do respeito à ordem original dos fundos deu-se pela primeira vez em 1867, por Francesco BONAINI ao defender seu método histórico, ao elaborar as bases do método histórico (método storico).

     

    O método histórico DETERMINAVA que o documento devia permanecer no fundo de onde ele procedia, e, nesse fundo, no seu lugar de origem. O método histórico não era intitulado assim porque sua aplicação permitia a pesquisa histórica de uma instituição, mas por fundamentar-se na história da instituição produtora do arquivo.

     

    "Ainda segundo esses mesmos autores, a regulamentação da sua aplicação no Estado da Toscânia deu-se em 1874-1875. Isso significa que, mesmo que a sua edição, em 1881, no Regulative für die Ordnungsarbeiten im Geheimen Staatsarchiv, tenha surtido maior repercussão na comunidade arquivística, este conceito já fora formulado anteriormente na Itália."

    _______________________________

    O princípio de respect des fonds, formulado por Nataly de Wally, chefe da Seção Administrativa dos Arquivos Departamentais, em 1841, foi publicado pelo Ministério do Interior na França em 1848 (Silva et al., 2002, p.107), como instrução para o tratamento dos acervos documentais, e não com vistas a um desenvolvimento conceitual.

     

    E os princípios de proveniência e ordem original, inspirados no princípio derespect des fonds, foram publicados na Alemanha, em 1881, no Regulative für die Ordnungsarbeiten im Geheimen Staatsarchiv, também dentro de uma perspectiva de orientação para a prática nos arquivos.

     

    Fonte - http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/LHLS-69UR3J/mestrado___ana_m_rcia_lutterbach_rodrigues.pdf?sequence=1

  • A autoria do conceito de respeito aos fundos é atribuída ao historiador francês Natalis de Wailly, chefe da Seção Administrativa dos Arquivos Departamentais do Ministério do Interior. Ele foi o inspirador de uma circular assinada pelo ministro Ducharel e publicada em 24 de abril de 1841. (....) Os princípios foram recebendo, de acordo com o país e as línguas, denominações diferentes. Na Itália, o arquivista Francesco Bonaini, em 1867, elaborou as bases do método histórico (método storico). Esse método determinava que o documento devia permanecer no fundo de onde ele procedia, e, nesse fundo, no seu lugar de origem. O método histórico não era intitulado assim porque sua aplicação permitia a pesquisa histórica de uma instituição, mas por fundamentar-se na história da instituição produtora do arquivo. Na Alemanha, o princípio ficou conhecido como Provenienzprinzip (princípio da proveniência ou da procedência) em contraposição ao princípio de pertinência ou de ordenação por matérias. Schellenberg, nos Estados Unidos, utiliza o principle of provenance (princípio da proveniência) e o principle of original order. Enquanto, o também americano Frank Evans, adotou os termos principle of provenance e principle of sanctity of the original order. Na Espanha, conhece-o tradicionalmente como principio de procedência.

     

    fonte: A classificação como função matricial do que–fazer arquivístico, Renato Tarciso, pg 116-118.

     

    GABARITO: LETRA A

  • Segundo Souza ( 2013, p. 119) na Itália, o arquivista Francesco Bonaini, em 1867, elaborou as bases do método histórico (método storico). esse método determinava que o documento devia permanecer no fundo de onde ele procedia, e, nesse fundo, no seu lugar de origem.

     

    Fonte: SANTOS, Vanderlei Batista dos (org). Arquivistica: temas comtemporâneos. 3.ed. Distrito Federal: SENAC, 2013.

     

    Sugiro a leitura deste livro, principalmente a parte de classificação. Ele faz um lavantamento bem completo do principio da poveniencia e dos respeitos aos fundos,

  • GABARITO: "A".

    O mesmo princípio possui três nomes: Princípio da proveniência é o nome de origem alemã, o respeito aos fundos é o de origem francesa e o "método histórico" é o de origem italiana.

    Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • As nomenclaturas dos princípios arquivísticos e características vêm caindo frequentemente nas provas da FCC. 

    A questão trata do Princípio da Proveniência. Originalmente Francês, o Princípio da Proveniência surgiu com Natalis De Wailly, mas ganha denominações diferentes a depender do lugar.

    Princípio da Proveniência: França
    Método Histórico: Itália (letra a)

    As outras alternativas fazem referência a outros princípios e não a variações de nomenclatura do princípio da proveniência. Veja as definições:

    b) Princípio do respeito à ordem original: princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)
    c) Princípio da Unicidade: o documento é único dentro do seu contexto de produção (conceito próprio)
    d) Conceito de Integridade: objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e eliminações indiscriminadas. Também chamado de integridade do fundo. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)
    e) Conceito de Indivisibilidade é o mesmo que o conceito de integridade.

    Gabarito do professor: A
  • Proveniência = Alemã

    Respeito aos Fundos = Francesa

    Métodos Históricos = Italiana

  • Resolvi por eliminação. Os outros conceitos são princípios diferentes do respeito aos fundos. Além disso, o princípio de integridade (letra “d”) também é conhecido como indivisibilidade (letra “e”), o que ajudava a eliminar essas duas alternativas. Por fim, o respeito à ordem original ajuda a organização interna dos fundos.

    Em suma: 

    Ordenação externa: Princípio da Proveniência 

    Ordenação interna: Princípio da Ordem original 

    Dica: resolver Q927432

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Carlos Xavier

    O mesmo princípio possui três nomes: Princípio da proveniência é o nome de origem alemã, o respeito aos fundos é o de origem francesa e o “método histórico” é o de origem italiana

    ===

    TOME  NOTA (!)

    PRINCÍPIO  DA  PROVENIÊNCIA,  RESPEITO  AOS FUNDOS OU MÉTODO HISTÓRICO 

    Q927431 ➜ De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação. (ERRADO)

    • R: O  princípio  do  respeito  aos  fundos  (proveniência)  é  aquele  que  afirma  que  os  arquivos  devem  ser organizados de acordo com sua entidade produtora, preservando-se a integridade dos arquivos. O princípio da territorialidade (proveniência territorial), que está descrito na questão. 

    ===

    Q927435 ➜ Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos. (CERTO)

    • R: O  princípio  do  respeito  aos  fundos  diz  respeito  tanto  às  relações  de  ordenação  física  dos  documentos quanto  às  relações  entre  os  documentos,  seus  produtores  e  funções,  mas  estes  últimos  realmente  são elementos de destaque, sendo ainda mais importantes do que a simples ordenação física. 

    ===

    Q912680 ➜ O princípio da proveniência, cujo objetivo é gerar o fundo de arquivo, é o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo. (CERTO)

    • R: O  princípio  da  proveniência  realmente  é  o  mais  importante  e  fundamental,  sendo  o  primeiro  a  ser utilizado, como regra geral, na gestão de documentos de arquivo como um todo. 

    ===

    Q875747 ➜ Os arquivos de um órgão público existente há mais de cem anos fazem parte de um fundo aberto. (CERTO)

    • R: Se o órgão público continua funcionando (o que é o caso), o fundo é aberto. O fundo só seria fechado se a organização que produzia seus documentos naturalmente deixasse de existir.