SóProvas


ID
2754880
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A fim de representar os níveis de luminosidade das imagens e permitir ajustes de contraste e cor nos processos de digitalização de documentos, utiliza-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    a) Padrão MOIRÉ é o padrão de interferência criado, por exemplo, quando duas grades apresentam movimento relativo entre si em referência a um observador, gerando um determinado padrão por meio de franjas (=TV mal sintonizada que fica aparecendo um monte de risco verticais e horizontais que se mechem);

     

    b) Interpolação é a tecnologia que permite uma transição de cada Frame (quadro) seja feita de forma mais sutil, desta forma, evita-se tremores ou distorções nas imagens, tendo em vista que em televisores de alta definição é mais fácil perceber imperfeições;

     

    c) Hash é uma função matemática aplicada sobre um conjunto de dados que gera um número, tal número é calculado em função  desse do conjunto de dados, sendo que qualquer alteração nesse conjunto de dados o número hash muda indicando que houve alteração (somente garante a integridade e não a autenticidade).

     

    d) Histograma é um gráfico que mede a luminosidade da foto, auxiliando na obtenção de uma melhor exposição da imagem;

     

    e) Teste de cintilações (cintilador) é um dos mais antigos tipos de detector de radiação, a detecção era feitas através de um filme fotográfico. Imagens podiam ser recolhidas e medições de intensidade podiam ser feitas. As medidas eram feitas com o olho humano observando o brilho da frequência de flashes no cintilador.

  • Alguém sabe a referência/fonte em que esta questão foi baseada?

  • Carlos, uma possível referência é a nota de rodapé n° 53, que está na página 26 das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos.

     

    http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Recomendacoes_digitalizacao_completa.pdf

     

  • Com exceção da letra "e", toda a questão foi baseada nas notas de rodapé do Manual do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) denominado "Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes" disponível através desse link 

    a) Padrão Moiré: É um padrão de interferência em captura digital de imagem, quando surgem contrastes (conhecimentos como tramas ou grades), que não existem na imagem original, devido a superposição de linhas em ângulos diferenciados, ou porque elas tem tamanhos diferentes. Para evitá-los, pode-se alterar o ângulo do objeto original no instante de captura, ou por processos em softwares de imagem. 
    b) Interpolação: aumento artificial, por meio de software da quantidade de pontos (pixels).
    c) Hashing: algoritmo que mapeia uma sequência de bits (de um arquivo em formato digital), com finalidade de realizar a sua verificação de integridade (checksum). 
    d) Histograma: é a representação gráfica das medições da luminosidade da imagem no momento da captura, numa escala de 256 tons de cinza. É o gabarito.
    e) Cintilador é um detector de radiação. O teste de cintilações é feito utilizando um filme fotográfico. À medida que os materiais em análise são submetidos à presença de partículas nucleares ou radiações ionizantes emitem luz. Essa luz é a cincilação. Dessa forma, é possível saber em quais materiais a radiação está presente. 
    Esse é o único conceito que as "Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes" não trata. 

    Gabarito do Professor: D
  • Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes:

    Histograma da imagem digital é a representação gráfica das medições da luminosidade da imagem no momento da captura.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/Recomendacoes_digitalizacao_completa.pdf