SóProvas


ID
2755126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Paciente do sexo feminino realizou cirurgia de gastroduodenopancreatectomia e evoluiu no pós-operatório com fístula pancreática. O débito da fístula apresenta-se em 800 ml/dia, sendo necessária nova cirurgia para correção da fístula. A terapia nutricional tem o objetivo de recuperar o estado nutricional, sendo indicada por 10 dias. A via de administração da terapia nutricional é:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito esteja errado, 

    Paciente do sexo feminino realizou cirurgia de gastroduodenopancreatectomia e evoluiu no pós-operatório com fístula pancreática.

    O débito da fístula apresenta-se em 800 ml/dia, sendo necessária nova cirurgia para correção da fístula. [alto, >500 ml - contraindicado ENTERAL]

    A terapia nutricional tem o objetivo de recuperar o estado nutricional, sendo indicada por 10 dias. [ Recomendação para central acima de 2 semanas ou acima de 10 dias ]

    A via de administração da terapia nutricional é: [Nutrição Parenteral Periférica.]  

    *Questão afirma por 10 dias, central seria acima de 10 dias. 

  • A via de administração não seria a Nutrição Parenteral Central? É o gabarito da questão...

  • Acredito que seja uma questão válida de interpretação, pois CUPPARI, 2014 fala que para que para a administração de nutrição PERIFÉRICA o recomendado é de 7 a 10 dias, e para CENTRAL o recomendado é para utilização maiores que 7 a 10 dias.

  • Acredito que seja uma questão válida de interpretação, pois CUPPARI, 2014 fala que para que para a administração de nutrição PERIFÉRICA o recomendado é de 7 a 10 dias, e para CENTRAL o recomendado é para utilização maiores que 7 a 10 dias.

  • Analisando o caso clínico geral, há referências que indicam a Parenteral total quando o período for superior a 7 dia. Além disso, o objetivo é recuperar estado nutricional. Nesse caso a NPT por ter osmolalidade mais alta, permite uma maior concentração de nutrientes e consegue atingir o VET da paciente, recuperando de forma mais rápida o estado nutricional.

    Não é só o tempo que vai definir a indicação de acesso da NP, é necessário analisar todo o contexto. A NPT pode ser usada mesmo que em curto tempo caso necessite uma osmolalidade maior.

  • A questão exige do aluno conhecimentos acerca de terapia nutricional.

    A terapia nutricional é indicada quando a alimentação por via oral não é capaz de suprir as necessidades nutricionais do paciente. A terapia nutricional enteral (TNE) deve ser utilizada caso o trato gastrointestinal esteja funcionando. A terapia nutricional parenteral (TNP) é recomendada nos casos em que o paciente necessite de suporte nutricional, mas apresente contraindicações para receber nutrição enteral. Em casos de instabilidade hemodinâmica, vômitos e diarreia intensos, sangramento gastrointestinal persistente, obstrução intestinal, isquemia gastrointestinal e fístula de alto débito (> 500mL/dia) recomenda-se o uso da TNP em detrimento da nutrição enteral.

    Em relação a via de acesso da TNP, é necessário considerar o tempo de utilização. O acesso periférico pode ser utilizado para suporte nutricional de curto período, por cerca de 7 a 10 dias. Já o acesso central pode ser considerado quando a TNP for necessária por períodos superiores a 7 dias. Porém, o período previsto de utilização da TNP não deve ser considerado de forma isolada, pois a osmolaridade da fórmula também vai influenciar a via de acesso. Fórmulas com osmolaridade superior a 900 mOsm/L devem ser administradas por acesso central.  

    A questão não indica qual a osmolaridade da fórmula oferecida para a paciente, mas, de acordo com o objetivo de recuperação do estado nutricional e considerando as características clínicas (cirurgias e fístula), podemos inferir que as necessidades nutricionais estão aumentadas e, então, a fórmula a ser oferecida apresentará alta osmolaridade. 

    Portanto, a via de administração mais indicada para essa paciente é a nutrição parenteral central.

    Gabarito do Professor: Letra B.