SóProvas


ID
275557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Entre as características da política externa brasileira
contemporânea, inclui-se

a expansão da cooperação científica e técnica prestada pelo Brasil a países asiáticos e africanos, por intermédio, por exemplo, da criação de Laboratórios Virtuais (LabEx) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em países desses continentes.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Na área da agricultura, destaca-se a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na oferta de capacitação e realização de ações conjuntas com países africanos, com foco na transferência de tecnologias, mediante o compartilhamento de conhecimentos e de experiências no campo do desenvolvimento tecnológico da agropecuária, agrofloresta e meio ambiente. A empresa abriu Escritório Regional para a África, sediado em Acra, Gana, o qual iniciou suas atividades em 2007 e foi formalmente inaugurado pelo Presidente Lula em abril de 2008.



    Ademais, o Brasil desenvolve cooperação com países como o Afeganistão, com vistas a ajudar na reconstrução do país, pela introdução de novos cultivos e contribuir para a substituição do cultivo de papoula para produção de ópio. O Afeganistão manifestou interesse na cooperação brasileira para constituir um instituto de pesquisas agropecuária nos moldes da EMBRAPA, em estabelecer programas de apoio à agricultura familiar e melhorar as técnicas de cultivo afegãs.

  • Gabarito: CERTO

     

    Complementando ...

     

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata - Prova 1

     

    A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) tem sido, tradicionalmente, o principal agente brasileiro de cooperação em segurança alimentar e nutricional no âmbito da CPLP. CERTO

  • CERTO.

     

    A EMBRAPA está promovendo a expansão da cooperação técnica e científica para países africanos e asiáticos por intermédio de vários programas, dos quais a criação de Laboratório Virtuais (Labex). O objetivo dos Laboratórios Virtuais é promover o conhecimento mútuo do estado da arte das ciências agrárias, além de enriquecer a cooperação científica, tecnológica e de inovação. Atualmente, a EMBRAPA possui laboratórios virtuais na Coreia do Sul, na China, no Senegal, em Gana, no Mali, em Moçambique, além de França, Reino Unido, Panamá, Equador, Colômbia, Venezuela e Estados Unidos. A iniciativa, que visa fomentar a cooperação científica com outros países, teve início em 1998, com a abertura do Labex Estados Unidos.

     

     

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."