SóProvas


ID
2755954
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As placas cimentícias possuem características que permitem a sua utilização como fechamento externo ou interno de uma edificação. ,

Constitui uma desvantagem das placas cimentícias em relação aos produtos de maior massa e espessura a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • Materiais com maior massa e espessura são bons em inércia térmica e não isolamento térmico. Bons isolantes térmicos são aqueles com baixa densidade, como lã de rocha. Acredito que o gabarito está incorreto. 

  • Desenvolvidas a partir da moderna tecnologia CRFS (cimento reforçado com fios sintéticos) que compõe de uma mistura homogenia de cimento, celulose, fios sintéticos e aditivos, não dependem da utilização do amianto e são 100% recicladas. O produto é uma alternativa rápida, limpa e econômica para construção civil, além de serem alta resistência a impactos, elevada durabilidade e resistem ao ataque de cupins/micro-organismos.

    Estas placas apresentam um excelente desempenho técnico devido à flexibilidade no manuseio, estabilidade e resistência à umidade. Sua utilização é indicada tanto em áreas internas como externas. Aceita diversos tipos de acabamentos, podendo também receber previamente os revestimentos. Outras duas vantagens deste produto são sua incombustibilidade e sua excelente propriedade no tratamento termoacústico. Em se tratamento das técnicas de construção moderna, a placa cimentícias oferecem total versatilidade em aplicações em paredes curvas, paredes diafragma, sinalizações/ fundo para luminosos, enclausuramento de estruturas (metálicas/concreto), beirais e oitões, brises, shafts, fachadas e muitas outras.

    Sua instalação é feita por meio de uma estrutura metálica formada por guias (peças horizontais fixadas no chão e teto) e montantes (peças verticais com espaçamento apropriado), que são colocados no interior das guias. Depois de pronta a estrutura metálica, deve-se seguir com a instalação dos componentes elétricos, hidráulicos, seguindo sempre o projeto desenvolvido. Em seguida é realizado o fechamento da parede e tratamento das juntas.

    A placa cimentícia é uma ótima alternativa para sistemas de construção seca, pois permite cronogramas mais bem definidos devido a sua agilidade, mão-de-obra qualificada, menos geração de entulho, ganho de área útil e menor sobrecarga nas fundações e lajes

  • Olhando bem , todas as alternativas estão corretas, mas tratando-se do Concurso , sendo FGV a banca:

    Isolante térmico e acústico

  • POSSO IMAGINAR UM PRODUTO METÁLICO DE MAIOR MASSA E ESPESSURA, ISSO NÃO GARANTE QUE O MESMO TRARÁ ISOLAMENTO TÉRMICO.

  • - Placas cimentícias        > Material reciclado      > Alta resistência a impactos

    > Alta durabilidade         > Resistente a ataque de cupins e microoganismos

    > Alto desempenho técnico       > Resistente à umidade               > Incombustível

    > Utilizável em Á. ext. E internas              > Compatível c/ diversos acabamentos e revestimentos

    > Bom desempenho termo-acústico

    > Versátil quanto ao usos da parede (curva, diafragma, sinalização, etc.)

    > Instalação por estrutura metálica = guias e montantes

    > Sistema de construção seca                 >> Agilidade e mão de obra qualificada

    > Ganho de Á. útil e peso sobre fundação

    Fonte: Vozes que me atordoam

  • A resposta não faz sentido se não mencionar o clima. Em climas muito quentes, materiais mais pesados (de maior inércia térmica) são péssimos pois retardam a perda de calor durante à noite. Não é à toa que em cidades como Manaus opta-se por madeira e coberturas sem forro. Tudo para favorecer a perda de calor à noite.

  • É difícil compreender essa banca, mas se observamos alguns detalhes no enunciado da questão é capaz de concluir alguma coisa em relação aos itens. "produtos de maior massa e espessura" quem já viu inércia térmica consegue matar a questão só por esse trecho.