Alternativas
O modelo de computação distribuída Peer-to-Peer é uma tecnologia que estabelece uma espécie de rede virtual de computadores, onde cada estação tem capacidades e responsabilidades equivalentes.
Um sistema distribuído fortemente acoplado provê um nível de integração e compartilhamento de recursos mais intenso e transparente ao usuário, onde vários processadores compartilham uma memória, e são gerenciados por apenas um sistema operacional.
Um sistema distribuído fracamente acoplado permite que máquinas e usuários do ambiente sejam fundamentalmente independentes, bem como a interação de forma limitada, quando isto for necessário, compartilhando recursos como discos e impressoras, entre outros.
Uma vantagem dos sistemas distribuídos sobre os sistemas centralizados é a disponibilidade de software para este tipo de ambiente.
Uma aplicação cliente-servidor é um caso especial de processamento distribuído no qual existe uma forma de cooperação entre dois ou mais processos, sendo essa cooperação realizada através de requisições dos componentes alocados ao cliente e das respostas que são fornecidas pelos componentes alocados ao servidor.