SóProvas



Questões de Sistemas Distribuídos


ID
27562
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um sistema distribuído é definido como uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente. Baseado nos conceitos definidos para sistemas distribuídos, identifique a afirmativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Peer-to-Peer (do inglês: par-a-par), entre pares, é uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.

  • Fracamente acoplados - permitem que máquinas e usuários de um sistema distribuído sejam fundamentalmente independentes e ainda interagir de forma limitada quando isto for necessário, compartilhando discos, impressoras e outros recursos. Fortemente acoplados - provê um nível de integração e compartilhamento de recursos mais intenso e transparente ao usuário caracterizando sistemas operacionais distribuídos.
  • Os sistemas centralizados, como o nome já diz, são sistemas que armazenam todas as informações e documentos em um servidor central.

  • Não concordo com essa resposta, pois na minha opinião é ao contrário: "Como todo sistema, ele apresenta também alguns pontos que podem ser considerados desvantagens como o desenvolvimento de software muito complexo".

    Fonte: http://ti.crinfo.com.br/?p=86
  • Para mim essa questão foi meio conhecimento e meio português. Em sistemas distribuidos existe a disponibilidade do software, como em aplicações cliente-servidor onde o servidor disponibiliza recursos computacionais para o cliente. Porém, na questão ele afirma que sistemas distribuídos não tem essa característica, mas sim os sistemas centralizados, na parte que diz ESTE, pois "este" é o pronome para o que está perto quando se quer referenciar algo que já foi dito (anáfora). Só uma sugestão do que pode justificar a alternativa.

ID
32731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre o processamento paralelo e distribuído, assinale a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre um sistema distribuído e um computador paralelo está no objetivo que se tem quando se usa o sistema. Em que o computador paralelo é definido como uma coleção de elementos de processamento que cooperam e comunicam para resolver problemas de uma maneira bem mais rápida. Poderíamos dizer então que os sistemas paralelos são um tipo específico de sistema distribuído.

    http://under-linux.org/f72896-paralelo-x-distribuido
  • Um sistema distribuído com o acoplamento fraco não usa memória compartilhada por processos, isso ocorre no acoplamento forte, pois a arquitetura é única e interligada fisicamente.
  • Um Sistema Distribuído pode ser classificado como um conjunto de computadores com seu próprio clock e que não possuem memória compartilhada, e é visto pelos seus usuários como um sistema de recurso único, também chamado de imagem única do sistema (SSI - Single System Image), que se comunicam entre si através de uma barramento por troca de mensagens. Estes sistemas são considerados por meio destas características como fracamente acoplados, ou seja, um cluster ou agregado de máquinas.A diferença entre um sistema de multiprocessamento paralelo (SMP) de um sistema distribuído é que em um sistema de processamento distribuído, uma ou várias unidades de processamento (CPU) estarão separadas fisicamente da(s) outra(s), enquanto que num sistema SMP todas as unidades de processamento se encontram na mesma máquina. Ambos os sistemas são capazes de processamento paralelo, e qualquer um deles pode ser visto como elemento de um sistema distribuído!http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_processamento_distribu%C3%ADdo
  • Arquiteturas de Sistemas Distribuídos
    • Sistema distribuído
    – O processamento de informações é distribuído em
    vários computadores ao invés de confinado em
    uma única máquina.
    – Bastante comum em qualquer organização
    • Estilos de arquitetura comuns
    – Arquiteturas de múltiplos processadores
    – Arquiteturas cliente-servidor
    – Arquiteturas de objetos distribuídos
    – Computação interorganizacional

  • Características do sistema distribuído
    • Compartilhamento de recursos
    – Compartilhamento de recursos de hardware e software.
    • Interoperabilidade
    – Uso de equipamento e software de fabricantes diferentes.
    • Concorrência
    – Processamento concorrente para aumentar o desempenho.
    • Escalabilidade
    – Capacidade ampliada pela adição de novos recursos.
    • Tolerância a falhas
    – A capacidade de continuar em operação após a ocorrência de uma falha.
    • Complexidade
    – Tipicamente, sistemas distribuídos são mais complexos que sistemas
    centralizados.
    • Segurança
    – Mais suscetível a ataques externos.
    • Gerenciamento
    – Mais esforço é necessário para o gerenciamento do sistema.
    • Imprevisibilidade
    – Respostas imprevisíveis dependendo da organização do sistema e da
    carga de rede.

  • Um sistema de processamento distribuído ou paralelo é um sistema que interliga vários nós de processamento (computadores individuais, não necessariamente homogéneos) de maneira que um processo de grande consumo seja executado no nó "mais disponível", ou mesmo subdividido por vários nós. Conseguindo-se, portanto, ganhos óbvios nestas soluções: uma tarefa qualquer, se divisível em várias subtarefas pode ser realizada em paralelo.

    A nomenclatura geralmente utilizada neste contexto é HPC (High Performance Computing) e/ou DPC (Distributed/Parallel Computing).

  • a) CERTA

    b) ERRADA

    O acoplamento fraco significa que dois ou mais computadores são interligados, compartilhando alguns recursos (impressora, etc), mas são autônomos, ou seja, possuem processadores e memória próprios.

    c) ERRADA

    Por utilizar-se de vários processadores para execução de uma mesma tarefa, é necessário que se conheça a arquitetura, para seu gerenciamento (distribuir os cálculos entre processadores, etc).

    d) ERRADA

    O grid computacional é um exemplo de processamento fracamente acoplado, pois o grid é como uma malha de computadores que fornecem n serviços. Um exemplo é o home banking, onde por trás da requisição do cliente, vários computadores (servidores, mainframe, servidores web, de aplicação, etc) se interagem para fornecer o serviço. A internet atende aos requisitos de grid computacional. Sendo assim, obviamente que há a possibilidade de haver segurança, através de diversos protocolos, como SSL, HTTPS, etc.

    e) ERRADA

    Como o nome diz, o acoplamento forte induz a um alto grau de dependência entre os componentes do processo, ou seja, dos processadores e memória.


ID
51301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, a respeito de sistemas distribuídos.

I - Uma das principais diferenças entre um sistema distribuído e um sistema em rede é que, do ponto de vista do usuário, o sistema distribuído se comporta como uma única máquina, enquanto que o sistema em rede expõe ao usuário as diversas máquinas separadamente.

II - Em um sistema distribuído, uma migração de processo entre nós do sistema pode ser feita para proporcionar balanceamento de carga ou aceleração da computação, sendo esta através da divisão do processo em subprocessos que executem em paralelo.

III - Os nós de um sistema distribuído podem executar diferentes sistemas operacionais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Poderiam explicar porque a III está certa?
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_distribu%C3%ADdoUm sistema distribuído segundo a definição de Andrew Tanenbaum é uma "coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente"; outra definição, de George Coulouris, diz: "coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados".O suporte completo de um sistema de banco de dados distribuídos implica que uma única aplicação seja capaz de operar de modo transparente sobre dados dispersos em uma variedade de banco de dados diferentes, gerenciados por vários SGBDs diferentes, em execução em uma variedade de máquinas diferentes que podem estar rodando em diversas plataformas diferentes e uma variedade de sistemas operacionais. Onde o modo transparente diz respeito à aplicação operar sob um ponto de vista lógico como se os dados fossem gerenciados por um único SGBD, funcionando em uma única máquina com apenas um sistema operacional.Assim, a computação distribuída consiste em adicionar o poder computacional de diversos computadores interligados por uma rede de computadores ou mais de um processador trabalhando em conjunto no mesmo computador, para processar colaborativamente determinada tarefa de forma coerente e transparente, ou seja, como se apenas um único e centralizado computador estivesse executando a tarefa. A união desses diversos computadores com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas, é conhecida como sistema distribuído.
  • Uma rede P2P (peer-to-peer) é considerada uma rede distribuída. Ela caracteriza-se pela descentralização das funções na rede, onde cada terminal realiza tanto funções de servidor quanto de cliente, e podem usar os mais diversos Sistemas Operacionais.

  • Em um sistema distribuído a heterogeneidade permite que tanto uma maquina rodando windows, quanto linux possa compartilhar recursos a aplicação usando esse tipo de arquitetura.


ID
140923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No que se refere a arquiteturas e tecnologias de sistemas de informação, julgue os itens de 110 a 120.

Uma das desvantagens da arquitetura distribuída é sua complexidade, uma vez que é mais difícil compreender as propriedades emergentes dos sistemas que as dos sistemas centralizados.

Alternativas
Comentários
  • Uma arquitetura distribuída é dita ser fortemente acoplada se a comunicação é rápida e confiável e, também, se os seus processadores se encontram fisicamente próximos uns dos outros. Como exemplos podem ser citados as grelhas e os hipercubos, etc., que utilizam uma rede de comunicação, consistindo de ligações ponto a ponto, confiável e rápida, a qual conecta cada processador a algum subconjunto de outros processadores. Já uma arquitetura distribuída é dita ser fracamente acoplada se a comunicação entre os seus processadores, fisicamente dispersos, apresente baixa velocidade e pouca confiabilidade. Exemplos de sistemas dessa classe são as redes de longa distância ou locais de estações de trabalho, que permitem comunicação direta entre dois processadores quaisquer, porém com baixa velocidade e não totalmente confiável. Ocasionalmente uma mensagem pode ser danificada, chegar fora de ordem ou, simplesmente, não alcançar o seu destino. Nesses casos, devem ser utilizados protocolos para implementar comunicações mais seguras.

ID
144973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto aos tópicos avançados em tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Na programação distribuída, em geral faz-se uso de passagem de mensagens, sejam elas síncronas ou assíncronas, embora o compartilhamento de memória possa ser realizado por meio do uso de sistemas centrados em bancos de dados cliente-servidor.

Alternativas

ID
164665
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura de objetos distribuídos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não existe distinção entre clientes e servidores em uma
    arquitetura de objetos distribuídos.
    • Cada entidade distribuível é um objeto que fornece serviços
    para outros objetos e recebe serviços de outros objetos.
    • Os objetos se comunica através de um sistema de middleware
    chamado requisitor de objetos
  • a) não existe a distinção entre clientes e servidores.
    b) por meio da rede, torna um componente reusável disponível e acessível. (aqui acredito que seria aplicações web)
    c) o fornecimento dos serviços independe da aplicação que usa o objeto.  (soa)
    d) os objetos se comunicam por meio de um sistema de middleware chamado servidor de objetos.  (o middleware é chamado requisitor de objetos)
    e) cada cliente distribuível fornece serviços para outros clientes e recebe serviços de outros clientes. (não são clientes, são objetos)
  • http://ws2.din.uem.br/~ia/vida/agentes/corbabasics.htm

  • a-

    Objetos distribuidos permitem multiplas execucoes independentes. INformacao da execucao é 2 partes: permanente ou estrutural(estrtura dados e sequencia de instrucoes; é invariante e sao reusados) e parte temporaria (dados e informacoes contextuais; indicam estado da execucao e é especifica à interacao). Ha 3 tipos de interacao entre objetos:

     

    1- procedure call - ativacao de um objeto distribuido com parte permanente fornecendo informacao temporaria. O objeto se identifica por nome e estado

     

    2- chamada d emetodos - necessario identificacao do objeto sobre o qual metodo executa.

     

    3- envio de msg- envolve protocolos de comunicacao e restricoes e mecanismos de interacao entre os objetos distribuidos.


ID
352510
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação à replicação de dados nos sistemas de dados distribuídos, aquela que é uma DESVANTAGEM da sua aplicação:

Alternativas
Comentários
  • Atualizações precisam ser distribuídas para todas as réplicas (cópias)


ID
608350
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Segundo Andrew Tanembaum (2007) “Sistema Distribuído é uma coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente”. Assinale a alternativa correta a respeito de um sistema de informação distribuído.

Alternativas
Comentários
  • O que é um sistema distribuído?

    Um sistema distribuído é aquele que é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicação e gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes localidades em sistemas com características próprias diferentes, dando a impressão ao usuário que toda a aplicação é gerenciada por um sistema único. Quando falamos em sincronização, temos o conceito de sincronização em um sistema centralizado e no sistema distribuído. No sistema centralizado a sincronização é feita através do compartilhamento de áreas de memória, já no sistema distribuído ocorre a sincronização através da troca de mensagens. A aplicação no sistema distribuído pode ser dividida em “partes” diferentes e ser processada em diversos núcleos de processamento.

    Qual o objetivo de um sistema distribuído?

    O objetivo é criar a ilusão que a aplicação (ou as aplicações) estão sendo processadas em um único sistema, permitindo a sensação que tudo isso ocorre sem o compartilhamento de áreas de memória, no entanto, a sincronização é feita a partir de trocas de mensagens. Faz parte do objetivo a situação da aplicação ser processada de modo que o ambiente que opera forneça situações favoráveis ao compartilhamento de recursos, sabendo que diferentes recursos estarão disponíveis em unidades de processamento diferentes.

  •     a) A distribuição de tarefas se dá a partir de requisições do usuário, que indica o endereço do servidor onde deseja executar tal tarefa. (O usuário não escolhe em quais servidores seus jobs seram executados)

        b) Em uma rede de computadores há servidores dedicados a atender pedidos dos clientes e estes, por sua vez, têm função exclusiva de requisitantes.(Podem ser nós de processamento também)

        c) Todos os computadores de uma rede executam tarefas de cliente e servidor, quando se deseja integrá-los em uma arquitetura de sistemas distribuídos. (Pode haver computadores que executam apenas tarefas de servidor ou cliente, não existe a obrigatoriedade de ambos)

        d) A transparência de acesso é uma característica dos sistemas distribuídos que permite que recursos sejam acessados sem que sua localização seja determinada. (Todo o recurso deve ser localizado por algum método, seja diretamente ou através de algum outro artifício como UDDI, DNS, etc...)

        e) Em um sistema de objetos distribuídos é possível invocar métodos de um objeto, ainda que este não esteja presente no computador do usuário. (Exemplos java RMI, JMS, Corba)
  • O que há de errado com a resposta D? Característica de Flexibilidade: "Desta forma a flexibilização é atingida pois todos os clientes terão uma forma única de acesso aos serviços independentemente de sua localização."

    Fonte: http://ti.crinfo.com.br/?p=86
  • Resposta para Gustavo:

    Uma coisa é a localização ser determinada, o que realmente é necessário. E outra coisa é conhecer esta localização, que é o que você quer dizer, o que realmente não é necessário conhecer a localização. São coisas distintas.
  • em relação a letra d, ele esta descrevendo a transparência de localização, não de acesso, seguem os tipos de transparência e suas descrições:

    De acesso: Oculta diferenças na representação de dados e no modo de acesso a um recurso.

    De localização: Oculta o lugar em que um recurso está localizado.

    De migração: Oculta que um recurso pode ser movido para outra localização.

    De realocação: Oculta que um recurso pode ser movido para uma outra localização enquanto em uso.

    De replicação: Oculta que um recurso é replicado.

    De concorrência: Oculta que um recurso pode ser compartilhado por diversos usuários concorrentes.

    De falha: Oculta a falha e a recuperação de um recurso.

     

  • OBRIGADO

  • Sua resposta está incorreta na 1º parte. Estou informando para que os colegas não registrem essa informação e se prejudiquem nas provas.

    A lei processual penal brasileira não possui extraterritorialidade em regra, salvo nas seguintes hipóteses:

    1) aplicação da lei processual penal brasileira em território nullius;

    2) autorizacão do Estado onde o ato processual será aplicado;

    3) caso de guerra, no território ocupado.

  • A primeira parte da informação está errada

  • 1° Parte da informação está INCORRETA, se refere ao Direito Penal e NÃO ao Processo Penal.


ID
697369
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Se as threads vao executarem de maneira concorrente, vai fazer com que o processo termine em menos termpo! Não entendi a resposta!
  • Rogério, a decomposição de um processo em várias threads não significa, necessariamente, que este será executado em menos tempo. Nesses casos deve ser considerada a possibilidade de execução paralela.
  • Um sistema peer ro peer (par-a-par), como o nome indica, se refere a uma interação entre 2 (dois) pares, não caracterizando, portanto, um sistema onde interagem vários computadores.
    Por outro lado, o uso de multi-threading tem o objetivo de paralelizar as operações e obter melhor performance, embora isto somente seja alcançavel se o hardware tiver recursos para esta paralelização.
  • a) O fato de transferir complexidade do software para o hardware confere à arquitetura CISC a capacidade de facilitar o trabalho do programador. Sim, a arquitetura CISC possui centenas de instruçoes já prontas, tendo o programador apenas a tarefa de conheçe-las para programar a arquitetura do processador. b) Peer-to-peer pode ser entendida como uma arquitetura tipicamente distribuída, tendo em vista seu objetivo de explorar recursos, tanto de hardware quanto de software, de um grande número de computadores para cumprimento de uma tarefa ou atividade. Sim, na arquitetura P2P, há vários dispositivos de hardwares(computadores), q interagem via software(Kazaa, emule etc) para realizar uma tarefa, por exemplo, baixar um filme. c) O suporte a threads num sistema operacional tem como propósito permitir que um processo decomposto em vários threads seja executado em menos tempo. Errado! Nunca confunda threads com processos. São coisas distintas. A paralelização tanto de um como de outro não é possivel, porem, no caso das threads, a alternancia entre elas num mesmo processo é bem mais rápida, pela ausencia de troca de contexto. Sistemas multithreading não são usados para q o processo seja executado mais rapidamente, mas para q mais tarefas(processos) sejam executadas ao mesmo tempo. Ou seja, ela permite apenas q muitas atividades sejam executadas ao mesmo tempo, mas isso não significa q um processo termine mais rapido. Como exemplo ilustrativo, imagine q um usuario q usa sistemas mutlthread precise executar tres procesos, como o word, o media player e o IE8. Ele conseguirá executa-los os 3 ao mesmo tempo com bom desempenho; porem, o processo word, individualmente, levara o mesmo tempo para ser executado no caso se fosse monothread. Sendo monothread, os tres apliccativos citados levariam mais tempo. Ou seja, a vatangem multithread está no conjunto dos processos a executar. Individualmente, a execução continua a mesma. d) O desempenho de um sistema de arquivos pode ser melhorado de várias maneiras, dentre as quais, a leitura antecipada e a colocação cuidadosa dos blocos de um arquivo próximos uns dos outros. Sim, a leitura antecipada deixa o arquivo disponivel antes mesmo de ele ser requisitado, o q evita ter q buscar o arquivo depois; já deixar os blocos de arquivos proximos, faz com q a varredura do cabeçote de leitura do HD leia varios blocos em sequencia, ao inves de ter q procurar blocos em diferentes posicoes(para isso se usa o desfragmentador de discos). e) Determinar como um recurso é compartilhado é tarefa do sistema operacional, por meio do gerenciamento do tempo e do espaço. Como tô respondendo as questoes de cabeça, vou pesquisar ainda sobre essa.
  • Vou citar um exemplo de uso de thread que foi necessário na empresa onde trabalhava e que não tem nada a ver com ganho de performance e velocidade:

    Era um sistema web, que tinha um relatório pesadíssio pra rodar. Acontece que esse relatório, além de trazer as informações, ele alterava registros no banco (pra marcar que aquela informação já foi mostrada no relatório, e não teria que ser exibida em um novo relatório). Como era grande e lento, as vezes o usuário cancelava o processo no meio, e aí já viu. Estragava tudo.

    A solução foi criar uma thread para o relatório. O cara clicava pra gerar, e aí a thread era iniciada. Quando o relatório estivesse pronto, ele ia ver na tela. Não precisava mais ficar esperando terminar.

    Não sei se fui claro, mas nesse caso, não tem a ver com tempo. O tempo de geração do relatório é basicamente o mesmo.

  • Uma parábola para a trhead:
    Temos dois carros, x e y, que andam a 100km/h. Ambos precisam chegar numa cidade que está a 100 km de distância e dentro de 1 hora.

    Sem  thread: o carro x irá sozinho até a cidade. Após chegar o carro y poderá iniciar a viagem. Resumo: tempo gasto por x = 1h; tempo gasto por y = 1h; x + y = 2h.

    Com thread: o carro x irá sozinho até a metade do caminho e parará, então o carro y poderá iniciar viagem indo também até a metade do caminho e parando. O carro x retomará viagem até concluir. Após x chegar no final, y retomará até concluir.
    Resumo: 
     x = 0,5h (andou 50 km e parou);  
     y = 0,5h  (andou 50 km e parou);  
     x = x + 0,5h  (andou + 50 km);  
     y = y + 0,5h  (andou + 50 km); 

      x + y = 2h

      Conclusão: mesmo tempo total para conclusão!
     
     Fonte: massa cefálica de 1.500 ml   :P
  • A alternativa "a" também não estaria incorreta? Veja, ela afirma que CISC transfere a complexidade do software para o hardware... Não seria o contrário?

  • Airton Junior,

     

    Marquei a A justamente por isso. Também acredito que esteja incorreta.

  • CISC facilita a vida do programador (de baixo nível) pois fornece muitas instruções em variados formatos de forma que é provável que sempre exista uma que irá facilitar a vida do programador. Já o RISC por ter menos instruções, tem de confiar muito na tecnologia de compiladores para ser capaz de traduzir uma instrução (em linguagem de alto nível) para a um conjunto de intruções (software) de baixo nível capaz de executá-la.

     

    Só acredito que o item A se equivoca ao não restringir e dizer facilitar o trabalho do programador de baixo nível. Afinal isso só faz sentido quando falamos em linguagem de montagem. Pra quem programa Java, ou mesmo C por exemplo, não faz diferença se o processador é x86 ou ARM.

     

  • Alguém explica a E?

  • Explicando a letra E:

    Gerenciamento do tempo está normalmente associado ao uso do processador. Por exemplo, pode-se citar o "time-slice", em que cada processo terá uma fatia de tempo para o uso do processador. O "tempo real" tbém é uma forma de Gerenciamento do tempo, onde um processo de maior prioridade tomará o uso do processador.

     

    Gerenciamento do espaço está normalmente associado ao uso da memória. Ex.: Quando um processo é criado, o sistema operacional cria um espaço de endereçamento alocado exclusivamente ao processo. Quando uma thread é criada, o SO compartilha o espaço de endereçamento do processo ao qual ele está vinculado e esse compartilhamento está associado ao gerenciamento no mesmo espaço de memória.

  • FCC é bisonha nas questões de TI, tem a mania de a assertiva sempre ser a mais certa ou a mais errada pra se gabaritar

    sobre threads, não é garantido que seu processo execute em menos tempo

    Multiprocessadores: Sim

    monoprocessador: nao

  • a A está completamente correta, você pode usar até para estudar, CISC é isso aí, e ele tem instruções complexas e é mais lento que os RISC que têm instruções simples, mas é bem mais difícil programar para RISC, quem já usou Assembly sabe bem.

  • Na internet encontrei a seguinte resposta para letra C:

    O suporte a threads num sistema operacional justifica-se porque:

    Correct Answer:

    Simplifica a programação de aplicações com muitas atividades simultâneas.


ID
776509
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Chesf
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um sistema, rodando em um computador com processamento paralelo do tipo single-instruction multiple data (SIMD), não pode ser considerado como um sistema distribuído.

PORQUE


Sistemas distribuídos consistem em uma coleção interconectada de processadores e/ou computadores autônomos, conhecidos como nós, com o propósito de executar uma ou mais aplicações.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Segundo a classificação de Flynn temos:
    SISD (Single Instruction Single Data) -> um único processador executa uma única sequência de instruções sobre um único fluxo de dados. Ex: computadores comuns monoprocessados;
    SIMD (Single Instruction Multiple Data) -> vários elementos processadores, cada um com uma memória de dados, executam um mesmo conjunto de instruções sobre dados diferentes. Ex: processadores vetoriais ou matriciais. Este é o caso citado pela afirmação I;
    MISD (Multiple Instruction Single Data) -> os dados são enviados a um conjunto de processadores. Cada um desses processadores executa um conjunto de instruções diferente sobre os dados. É como se fosse um pipeline de processadores. Nunca foi implementado.
    MIMD (Multiple Instruction Multiple Data) -> vários processadores executam conjuntos de instruções diferentes. ao mesmo tempo, em conjuntos de dados diferentes. Ex: SMP (multiprocessadores simétricos), clusters, sistemas NUMA (Non- Uniform Memory Access).
    Considerando que a segunda afirmativa é uma definição de sistemas distribuídos, temos que a alternativa "a" é a opção correta.

ID
802855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de processamento paralelo e distribuído, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não faço a menor ideia se a E está certa, só sei que ABCD estão erradas, se um edital tiver essa matéria não sei nem o que estudar kkk. Quando simplesmente colocam Sistemas Distribuídos e jogam isso numa prova, é de quebrar tudo.


ID
947629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura de sistemas distribuídos, julgue os próximos itens.

Nesse tipo de arquitetura, a propagação de eventos associa-se com o que se denomina sistemas publicar/subscrever.

Alternativas
Comentários
  • A coordenação manipula a comunicação e a cooperação entre processos
    Sistemas publicar/subscrever

    Um tipo de dados é publicadoquando é oferecido para outros processos para leitura. Para isso, é preciso passar para o middleware uma subscriçãoque contenha uma descrição dos itens de dados nos quais o subscritor está interessado. 


    Livro do Tanembaum


  • Prezados,
    Essa questão foi retirada do livro de Sistemas Distribuídos do Tanenbaum, página 21 , vejamos :
    No caso de sistemas distribuídos, a propagação de eventos tem sido associada, em geral, com o que denominamos sistemas publicar/subscrever.
    A ideia básica é que processos publiquem eventos após os quais o middleware assegura que somente os processos que se subscreveram para esses eventos os receberão.
    Portanto, alternativa correta.
    Fonte : Tanenbaum , Sistemas Distribuidos, 2º edição

ID
966151
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em sistemas distribuídos, uma vez que as mensagens sejam capazes de alcançar seus destinos, os processos podem instituir sessões de comunicação para trocar informações. Pares de processos que queiram se comunicar por meio de uma rede podem ser conectados de várias maneiras. Os três esquemas que podem ser usados para realizar a comutação são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Forouzan, a comutação  utiliza três métodos:

    Comutação de circuito   - comumente usado

    Comutação de pacotes  - comumente usado

    Comutação de mensagens

  • B

    por circuitos, por mensagens e por pacotes.


ID
1211533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação à arquitetura distribuída e à arquitetura de mainframe.

Em uma arquitetura par-a-par, não existe o papel de um servidor centralizado. Nesse tipo de arquitetura, a aplicação aproveita a comunicação direta que ocorre entre hospedeiros permanentemente conectados, denominados pares.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro se encontra na parte "hospedeiros permanentemente conectados". No P2P não existe a necessidade dos hospedeiros estarem sempre conectados. 

  • Creio que o erro da questão está em afirmar que não existe em uma arquitetura par-a-par(peer-to-peer) o papel de um servidor centralizado. Numa arquitetura peer-to-peer pode haver dois tipos de redes: Centralizada e Descentralizada

  • Em uma arquitetura par-a-par, não existe o papel de um servidor centralizado. Nesse tipo de arquitetura, a aplicação aproveita a comunicação direta que ocorre entre hospedeiros permanentemente conectados, denominados pares.


ID
1942849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, no que se refere a sistemas de aquisição e testes computadorizados.


Caso seja necessário suportar a comunicação de vários terminais por meio de um computador central, no qual usuários trabalham na elaboração de uma planilha eletrônica centralizada, de modo a atualizar o documento em velocidades e intervalos diferentes, pode-se optar pela aquisição de um sistema de multiplexação do tipo TDM estatístico.

Alternativas
Comentários
  • TDM Assíncrona :

    Também chamada de multiplexação estatística.�

    Não há alocação de canal.�

    Parcelas de tempo são alocadas dinamicamente de acordo com a demanda das estações, isto é, com a largura individual de cada canal.

    �A banda a ser destinada a cada uma dos canais é alocada dinamicamente com base na utilização estatística.

    �Cada canal dispõe de banda somente quando estiver enviando dados.


ID
2093545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o item a seguir.

O desempenho de sistemas implementados com base em uma arquitetura de componentes distribuídos pode ser aumentado por meio da reconfiguração dinâmica desses sistemas.

Alternativas
Comentários
  • c-

    É parte da caracteristica de transparencia dos sistemas distribuidos; o usuario visualiza o sistema como algo único sem percebe-lo como um conjunto de elementos independentes. Os 4 principais tipos de transparencia sao:

    1- migração - para outro local fisico

    2- replicacao - recursos duplicados sem alterar comportamento

    3- concorrencia - compartilhamento sem afetar usuario

    4- paralelismo - os recursos sao executados em paralelo automaticamente, sem necessidade de o usuario especificar coisa alguma

  • nessa Foi Puro Chute!


ID
2246953
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um Sistema Distribuído é uma coleção de processadores interconectados por uma rede de comunicação. Assinale a opção que apresenta uma característica do uso de um Sistema Distribuído.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tanenbaum, um sistema distribuído é um "conjunto de computadores independentes entre si (e até diferentes), ligados através de uma rede de dados, que se apresentam aos utilizadores como um sistema único e coerente."

     

    FONTE - Organizacao Estruturada de Computadores - Tanenbaum, Andrew  - 5ed

     

     

    @papirobizurado


ID
2767825
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre sistemas multiprocessados.


I - Em sistemas multiprocessados com memória distribuída, embora a escalabilidade seja muito boa, a comunicação torna-se um problema, por ser necessária uma rede de alto desempenho para comunicação entre processadores.

II - Sistemas multiprocessados com memória compartilhada são mais fáceis de programar, pois não aparece o problema de coerência de cache.

III- Sistemas Single Instruction Multiple Data referem-se a ambientes em que uma única instrução é executada por várias CPUs sobre dados diferentes, como por exemplo, em GPUs.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • III) INCORRETA. Pelo contrário, o problema de coerência de cache aparece exclusivamente em sistemas com memória compartilhada. 

  • II -> ERRADA

    Quando se usa memória compartilhada entre processadores, poderá ocorrer problema de coerência de cache, pois, apesar da memória ser compartilhada entre os processadores, o cache é exclusivo de cada um. Portanto, poderá haver alguma informação desatualizada no cache, embora esse dado esteja atualizado na memória.

  • II - ERRADA: sistemas com memória compartilhada precisam incluir mecanismos de coerência de cache para que os dados na memória estejam sempre atualizados entre os dispositivos quando os processos forem utilizar os dados. Esses mecanismos de coerência adicionam complexidade aos sistemas.



  • I e III apenas.

  • GABARITO: I e lll

     Em sistemas multiprocessadores, pode ocorrer o problema de coerência de cache, em que várias cópias do mesmo dado podem estar em caches diferentes simultaneamente. Isso pode resultar em uma imagem da memória inconsistente.


ID
2767999
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre sistemas distribuídos.


I - Uma das tarefas de um escalonador distribuído é realizar o balanceamento de carga, que pode ser feito através da migração de processos entre os nós do sistema computacional distribuído.

II - Um sistema operacional distribuído é composto por uma rede de computadores independentes que, para o usuário do sistema, se comporta como se fosse um único computador.

III- Os nós que compõem um sistema distribuído podem executar sistemas operacionais diferentes.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas. Letra E.


ID
2823139
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O overhead, ou sobrecarga computacional, é uma das possíveis causas de perda de eficiência em sistemas de computação paralelos. Sobre isso, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de computação paralelos usam a troca de mensagens a qual fornece duas primitivas (send e receive). Há três variantes principais de semânticas possíveis:

     

    -- Troca síncrona de mensagens;

    -- Troca de mensagens por buffer;

    -- Troca de mensagens sem bloqueio.

     

    MPI - Message Passing Interface é a interface usada para a troca de mensagens. 

     

    At.te

    Foco na missão!


ID
2884099
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos sistemas distribuídos, analise a assertiva a seguir: “é composto por um conjunto de processos ou objetos, em um grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar a comunicação e oferecer suporte para compartilhamento de recursos a aplicativos distribuídos”. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Middleware pode ser definido como uma interface uniforme, padronizada e acessível que resolve heterogeneidade e gerencia complexidade de serviços com recursos de comunicações, segurança, persistência e transaçãoes distribuídas

  • Middleware

    • É um software que fornece serviços para aplicações além daquelas que já são oferecidas pelo sistema operacional (Ex .: servidor de aplicação Java, motor motor BPM).

    • Qualquer software localizado entre kernel e as aplicações de usuário pode ser considerado middleware.


ID
3132454
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na plataforma Microsoft COM (Component Object Model), todos os componentes devem implementar a interface:

Alternativas
Comentários
  • Todos os componentes COM devem implementar pelo menos a interface padrão , e, portanto, todas as interfaces COM são derivadas de . Essa interface consiste de três métodos:  e , que implementam a contagem de referências e o controle do tempo de vida das interfaces; e , que ao especificar um IID permite ao invocador obter referências às diferentes interfaces que o componentes implementa. O efeito de  é similar ao  em  ou conversões de tipo em  e .

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Component_Object_Model


ID
3204118
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura de computadores e a sistemas operacionais, julgue o item


Em ambientes computacionais que utilizam a multiprogramação, a quantidade de comutações de contexto é importante, ou seja, é desejável que a capacidade de comutações seja alta se o interesse é a execução de uma grande quantidade de programas concorrentes.

Alternativas

ID
3390415
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considere o fragmento de texto abaixo.

Um dos tipos de sistemas distribuídos em franco crescimento atualmente utiliza criptografia assimétrica para garantir segurança nas transações sem um agente de confiança intermediador. Essas transações são agrupadas e armazenadas em unidades encadeadas e interligadas por meio de códigos hash, de forma que a unidade seguinte indique o hash da unidade anterior. Todas as transações realizadas no sistema são registradas em uma espécie de livro de registros, de acesso público, permitindo a rastreabilidade das transações na rede. Dentre as aplicações desse tipo de sistema distribuído estão as Decentralized Application − DAPP e smart contracts.

O sistema distribuído e o local onde são registradas as transações do sistema são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável para a gravação de transações, o rastreamento de ativos e a construção da confiança.

    Nenhum participante pode mudar ou corromper uma transação depois de seu registro no livro-razão compartilhado. Se um registro de transação incluir um erro, uma nova transação deverá ser incluída para reverter esse erro e ambas as transações serão visíveis.

    Fonte: https://www.ibm.com/br-pt/blockchain/what-is-blockchain?p1=Search&p4=43700052746417283&p5=e&cm_mmc=Search_Google-_-1S_1S-_-LA_BR-_-what%20is%20blockchain_e&cm_mmca7=71700000065106992&cm_mmca8=aud-309367918490:kwd-303536533885&cm_mmca9=Cj0KCQjwpNr4BRDYARIsAADIx9ys-LCgkGduiwZNkJPn7R_Eca0RNDc1rgXJWWHdd03ZBbSn-bpZecUaAgq9EALw_wcB&cm_mmca10=428322578381&cm_mmca11=e&gclid=Cj0KCQjwpNr4BRDYARIsAADIx9ys-LCgkGduiwZNkJPn7R_Eca0RNDc1rgXJWWHdd03ZBbSn-bpZecUaAgq9EALw_wcB&gclsrc=aw.ds

  • Contribuindo com o comentário do colega, segue uma fonte com destaque nos termos solicitados pela questão:

    O que é Blockchain?

    Blockchain é uma rede distribuída de cadeia de blocos, que foi desenvolvida para registrar cada transação da primeira criptomoeda que surgiu no mundo em 31/10/2008, o Bitcoin.

    Como funciona a blockchain?

    Basicamente a blockchain compartilha na rede o ledger (‘Immutable digital ledger’ ou ‘Livro-contábil imutável’), um tipo de livro-razão público, onde são realizados os registros de transações das criptomoedas.

    O comprador faz a solicitação da compra de 1 bitcoin (1.00000000) na rede, posteriormente essa solicitação é transmitida aos nós da rede, também conhecido como ‘Mineradores’, que irão buscar validar e incluir o registro dessa transação na Blockchain. Após, os nós mineram os dados da transação para verificar se as suas informações, do bitcoin e do vendedor estão corretas para validar a negociação. Como todas essas informações são protegidas por chaves criptográficas, os mineradores competem entre si para decodificá-las e disponibilizá-las na rede primeiro.

    Todo o processo de mineração envolve super computadores com alto poder de processamento de cálculo, com rapidez, eficiência e uso excessivo de energia elétrica. O primeiro dos mineradores que disponibilizar e validar os dados na rede blockchain, é remunerado com criptomoedas.

    Depois de disponibilizado o bloco de informações com a solução na rede, os demais nós checam se a solução é válida. Validada pela maioria dos nós da rede, esse novo bloco é adicionado a uma cadeia de blocos anteriores, de modo permanente e imutável. É relativamente impossível fraudar a rede blockchain e adulterar um bloco de informações. Os usuários da rede são os principais responsáveis em manter a base de dados da blockchain segura. Tem como características principais a segurança, a distribuição, a integridade dos dados e o histórico de transações registradas no bloco.

    Fonte: https://portalnano.com.br/o-que-e-blockchain-saiba-mais-sobre-essa-tecnologia-por-tras-das-criptomoedas/

  • Gabarito A

    Resuminho de criptomoedas

    Blockchain > Livro razão digital que armazena transações distribuídas através de uma rede de computadores .

    Descentralizadas > não existe um órgão ou governo responsável por controlar

    dispõe de função Hash

  • O sistema distribuído é o Blockchain e o local onde são registradas as transações são o Immutable Ledger (Livro-Razão).

    fonte: Diego Carvalho, Renato da Costa

    GAB: A


ID
3400261
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Para os sistemas distribuídos, existem quatro importantes arquiteturas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente três delas.

Alternativas
Comentários
  • -Arquitetura em camadas: Cada componentes da camada Li pode chamar um componente da camada Li-1, mas não o contrário. Modelo amplamente adotado por redes

    Arquitetura baseada em objetos e orientada a serviços- Objetos correspondem a componentes. Objetos (componentes) são conectados por meio de chamadas de procedimento remotas (rpc).

    Arquitetura centrada em recursos (RESTful)- O sistema distribuído é uma coleção de recursos gerenciados individualmente pelos componentes. Os recursos podem ser adicionados, removidos, recuperados e modificados

    por aplicações remotas.

    Arquitetura baseada em eventos - Processos se comunicam por eventos. Opcionalmente estes eventos podem transportar dados

  • A discussão sobre os estilos de arquitetura será realizada no nível dos componentes, em como eles se conectam entre si, como eles trocam dados e finalmente em como eles serão configurados em um sistema.

    Os estilos de arquitetura de componentes são mostrados a seguir:

    Arquitetura nivelada

    Arquitetura baseada em Objetos

    Arquitetura de Dados Centralizados

    Arquitetura baseada em Eventos

    Fonte:


ID
3598357
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um sistema distribuído é uma coleção de processadores pouco acoplados, interconectados por uma rede de comunicação. A respeito de seus fundamentos, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3650398
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em Sistemas Distribuídos, o conceito de transparência pode ser aplicado em vários aspectos. O tipo de transparência que esconde do usuário as diferenças da representação de dados e no modo como um recurso é acessado é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Correta - D

    O próprio enunciado responde a questão!

    "...e no modo como um recurso é acessado é chamado de..."


ID
3650401
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em Sistemas Distribuídos, o conceito de transparência pode ser aplicado em vários aspectos. A Transparência de Replicação pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • Transparência de replicação está relacionado a ocultar o fato de que existem várias cópias de um recurso. Os recursos replicados devem ter o mesmo nome. Dois ou mais usuários podem ter gravados seus arquivos em um mesmo servidor, e é óbvio que quando forem acessá-los haverá uma competição pelo acesso ao servidor.

  • GABARITO E

    Transparência de replicação: As cópias dos mesmos objetos de dados podem ser armazenadas em vários sites para melhor disponibilidade, desempenho e confiabilidade.


ID
3650416
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em relação aos Sistemas Distribuídos, pode-se afirmar:

I - O middleware visa melhorar a visão de sistema único que um sistema distribuído deve ter.
II - O middleware tem como objetivo esconder em como os computadores de um sistema distribuído realmente participam do sistema como um todo.
III - Um Sistema Distribuído sempre tem que informar ao seus usuários quando partes estão sendo substituídos ou consertados, e novas peças são adicionadas.

Está (ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Um método pelo qual um sistema distribuído pode alcançar alguma medida de uniformidade diante diferentes sistemas operacionais e hardware subjacente é ter uma camada de software sobre o sistema operacional. A camada, chamada de middleware.

    Essa camada fornece determinadas estruturas de dados e operações que permitem que os processos e usuários em máquinas distantes operem entre si de uma maneira consistente.

    GAB D

    Tanenbaum


ID
3764080
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Considerando o contexto de sistemas distribuídos, uma implementação na qual o servidor manipula as requisições e envia uma resposta ao remetente quando necessário é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Servidores iterativos: processamento (completo) de um pedido por vez .

    Servidores concorrentes: simultâneo, vários clientes.

    Fonte:http://www.inf.puc-rio.br/~noemi/sd-15/aula3-cs.pdf


ID
3891643
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação a tecnologias de sistemas distribuídos e web services, julgue o item.


O DCOM (Distributed Component Object Model) é uma plataforma para sistemas distribuídos desenvolvida pela OMG (Object Management Group) e baseada no CORBA.

Alternativas
Comentários
  • DCOM (Distributed Component Object Model) é uma tecnologia propriedade da Microsoft para criação de componentes de software distribuídos em computadores interligados em rede. 


ID
4115071
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um sistema distribuído é uma coleção de processadores pouco acoplados, interconectados por uma rede de comunicação. Quatro motivos principais foram responsáveis para a criação dos sistemas distribuídos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois desses motivos.

Alternativas
Comentários
  • São alguns exemplos de sistemas distribuídos:

    • A internet é o maior exemplo de sistema distribuído
    • Qualquer aplicação intranet
    • Qualquer aplicação mobile
    • Aplicações e serviços baseados na Computação em Nuvem

    Pensando pelo lado lógico dos sistemas distribuídos, a questão A está correta pois, para que haja uma rede de onde estejam todos os computadores interligados, se baseia então na confiabilidade e comunicação, sem esses não haveria se quer uma troca de pacote.

  • Discordo plenamente, confiabilidade e comunicação são desafios de sistemas distribuídos, não os motivos. O principal motivo da criação de sistemas distribuídos foi o compartilhamento de recursos.

  • Resposta está errada. Segundo Colourius (2013) a principal motivação para construir e usar sistemas distribuídos é proveniente do desejo de compartilhar recursos, ou seja, Hardware e/ou Software.

  • Um sistema distribuído é um conjunto de sistemas de computação fisicamente separados e possivelmente heterogêneos que são conectados em rede para conceder aos usuários acesso aos vários recursos que o sistema mantém. O acesso a um recurso compartilhado aumenta a velocidade de computação, a funcionalidade, a disponibilidade dos dados e a confiabilidade.

    Quando um nó falha em um sistema distribuído, os nós restantes podem continuar operando, dando ao sistema melhor confiabilidade. = Confiabilidade

    Quando vários nós estão conectados por uma rede de comunicação, seus usuários têm a oportunidade de trocar informações. = Comunicação

    Silberschatz

    A

  • Dica para essa banca!

    • ela pega conceitos abstratos de autores renomados, basta saber quais autores ela mais usa!
    • pega conceitos de livros quase imposíveis de se achar na internet
    • ela usa os termos bem abstrato que confunde muito, sendo que há embasamento teórico, em prevenção se o aluno tentar entrar com recurso.


ID
5005183
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Multiprocessadores fortemente acoplados compartilham uma única memória centralizada, o que exige que o sistema operacional sincronize processos de forma muito cuidadosa para assegurar proteção.

Esse tipo de acoplamento é normalmente usado por sistema de multiprocessador que consiste de

Alternativas

ID
5005186
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas.

Sistemas de multiprocessador apresentam seu próprio conjunto de desafios, porque eles têm mais de um processador que deve ser escalonado. Os multiprocessadores __________________________ têm memória fisicamente distribuída e são também conhecidos como __________________________.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é

Alternativas
Comentários
  • Sistema Fracamente Acoplado: caracteriza-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação.

    Sistemas Distribuídos: o S.O esconde os detalhes dos hosts individuais e passa a tratá-los como um conjunto único, como se fosse um sistema fortemente acoplado.


ID
5366383
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Planaltina - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um sistema de processamento distribuído ou paralelo é definido como um sistema que interliga vários nós de processamento de maneira que um processo de grande consumo seja executado no nó "mais disponível", ou mesmo subdividido por vários nós. Sobre sistemas distribuídos, analise as afirmativas a seguir:

I. Segurança: A criptografia pode ser usada para proporcionar proteção adequada para os recursos compartilhados e para manter informações sigilosas em segredo, quando transmitidas em mensagens de uma rede. Com isso, os ataques de negação de serviço deixaram de ser um problema.
II. Escalabilidade: um sistema distribuído é considerado escalável se o custo de adição de um usuário for um valor variável, em termos dos recursos que devem ser adicionados. Os algoritmos usados para acessar os dados compartilhados devem evitar gargalos de desempenho, e os dados devem ser estruturados aleatoriamente para se obter os melhores tempos de acesso.
III. Concorrência: a presença de múltiplos usuários em um sistema destruído é uma fonte de pedidos concorrentes para seus recursos. Em ambiente concorrente, cada recurso deve ser projetado para manter a consistência nos estados de seus dados.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • ISegurança: A criptografia pode ser usada para proporcionar proteção adequada para os recursos compartilhados e para manter informações sigilosas em segredo, quando transmitidas em mensagens de uma rede. Com isso, os ataques de negação de serviço deixaram de ser (ainda são) um problema.

    IIEscalabilidade: um sistema distribuído é considerado escalável se o custo de adição de um usuário for um valor variável (constante), em termos dos recursos que devem ser adicionados. Os algoritmos usados para acessar os dados compartilhados devem evitar gargalos de desempenho, e os dados devem ser estruturados aleatoriamente (hierarquicamente) para se obter os melhores tempos de acesso.

    III - OK

    .

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_processamento_distribu%C3%ADdo

  • Questão deve ter provavelmente sido anulada, na afirmação " III " relata Sistemas DESTRUÍDO e não distribuído.


ID
5493814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de sistemas distribuídos, julgue o item a seguir. 

O atributo confiabilidade da tolerância a falhas refere-se ao fator de disponibilidade do sistema em determinado período de tempo.  

Alternativas
Comentários
  • Confiabilidade e Disponibilidade não se confundem.

    Confiabilidade é uma medida de probabilidade, pois a ocorrência de falhas é um fenômeno aleatório. Confiabilidade não pode ser confundida com disponibilidade. Um sistema pode ser de alta confiabilidade e de baixa disponibilidade. Um exemplo seria um avião que precisa de reparos e manutenção nos intervalos de vôo.

    Disponibilidade é a probabilidade do sistema estar operacional num instante de tempo determinado. Disponibilidade é o atributo mais usado em sistemas de missão crítica. Sistemas de consulta de base de dados on-line, servidores de rede, servidores de páginas web, são alguns exemplos de sistemas onde alta disponibilidade é requerida.

    Fonte: http://www.inf.ufrgs.br/~taisy/disciplinas/textos/Dependabilidade.pdf

  • GABARITO: ERRADO

    Confiabilidade: é a probabilidade de estar disponível em um período de tempo.

    Disponibilidade: é a probabilidade de estar disponível em um determinado ponto no tempo (ou DETERMINADO período).

    São propriedades diferentes.

    FONTE: https://tractian.com/blog/indicadores-de-manutencao


ID
5493817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de sistemas distribuídos, julgue o item a seguir. 

Middleware é um sistema que conecta outros recursos, abstraindo protocolos de comunicação e camadas de infraestrutura. 

Alternativas
Comentários
  • Middleware é um software que fornece serviços e recursos comuns a aplicações. Gerenciamento de dados, serviços de aplicações, sistema de mensageria, autenticação e gerenciamento de APIs são recursos comumente operados por um software de middleware.(https://www.redhat.com/)

  • Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador.

     Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana).

    - Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas.

  • GABARITO CERTO

    Middleware: camada de software sobre o sistema operacional que permite a um sistema distribuído alcançar uniformidade diante diferentes sistemas operacionais e hardware subjacente;

    •     Funciona com um SO de um sistema distribuído;


ID
5493820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de sistemas distribuídos, julgue o item a seguir. 

A ePING é uma estrutura básica de interoperabilidade entre órgãos do governo federal, restrita e obrigatória ao Poder Executivo. 

Alternativas
Comentários
  • A ePING é concebida como uma estrutura básica para a estratégia de governo eletrônico, aplicada ao governo federal – Poder Executivo, não restringindo a participação, por adesão voluntária, de outros Poderes e esferas de governo.

    Para os órgãos do governo federal, Poder Executivo brasileiro, a adoção dos padrões e políticas contidos na ePING é obrigatória.


ID
5493823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de sistemas distribuídos, julgue o item a seguir. 

A política de segurança da ePING exige que informações classificadas e sensíveis transitem em redes inseguras com a devida criptografia, o que impede o acesso por pessoa não autorizada.

Alternativas
Comentários
  • 2. Segurança 2.1. Segurança: Políticas Técnicas 2.1.3 As informações classificadas e sensíveis que trafegam em redes inseguras, incluindo as sem fio, devem ser criptografadas de modo adequado, conforme os componentes de segurança especificados neste documento. O documento: Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING
  • Uma questão mal elaborada!

    1- a criptografia não impede o acesso a informação, dificulta sua compreenção. Em outras palavras, ela dificulta o acesso ao conteúdo da msg, mas de qualquer forma, ela não impede definitivamente.

    2 - o ePING não exige que informações classificadas e sensíveis transitem em redes inseguras com a devida criptografia. por que alguém exigiria que transitasse uma informação sencível em rede insegura com ou sem criptografia?

    B04 S0rt3! dificulta, mas não impede!


ID
5493826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de sistemas distribuídos, julgue o item a seguir. 

Sistemas com funcionalidade de tuning são capazes de otimizar automaticamente suas próprias características internas de funcionamento, sem influência externa. 

Alternativas
Comentários
  • Em TI, Tuning refere-se basicamente ao conceito de propor e aplicar mudanças visando otimizar o desempenho na recuperação ou atualização de dados. Em curtas palavras, Tuning (em TI) é sinônimo de otimização. Para fazer um bom trabalho de Tuning, é necessário executar criteriosamente os seguintes processos: 1. Entender o problema; 2. Elaborar o diagnóstico; 3. Aplicar as dicas e técnicas de otimização (que se aplicam ao diagnóstico elaborado). O objetivo principal do trabalho de tuning é minimizar o tempo de resposta e recuperação dos dados das aplicações. Fonte: Site TI Especialistas Pelo que eu entendi o erro está em dizer que não sofre influência externa.
  • Oracle Database 12c: AUTOMATIC SQL TUNING era o que eu tinha em mente quando respondi errado.

  • Existem sistemas com funcionalidade de tuning automático como ocorre no sql server

    “Automatic tuning is a database feature that provides insight into potential query performance problems, recommend solutions, and automatically fix identified problems”

    Traduzindo:

    “O ajuste automático é um recurso de banco de dados que fornece uma visão sobre possíveis problemas de desempenho de consulta, recomenda soluções e corrige automaticamente os problemas identificados”

    Existe a ferramenta chamada “tuned” do cent os que automatiza o tuning.

    Tunedis a powerful daemon for dynamically auto-tuning Linux server performance based on information it gathers from monitoring use of system components, to squeeze maximum performance out of a server.

    It does this by tuning system settings dynamically on the fly depending on system activity, using tuning profiles. Tuning profiles include sysctl configs, disk-elevators configs, transparent hugepages, power management options and your custom scripts.”

    Traduzindo:

    “Tuned é um daemon poderoso para autoajuste dinâmico do desempenho do servidor Linux com base nas informações que coleta do monitoramento do uso de componentes do sistema, para extrair o desempenho máximo de um servidor.

    Ele faz isso ajustando as configurações do sistema dinamicamente, dependendo da atividade do sistema, usando perfis de ajuste. Os perfis de ajuste incluem configurações de sysctl, configurações de elevadores de disco, enormes páginas transparentes, opções de gerenciamento de energia e seus scripts personalizados. ”

    https://www.tecmint.com/tuned-automatic-performance-tuning-of-centos-rhel-servers/