SóProvas


ID
2757484
Banca
IDIB
Órgão
CRF-RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A gestão pública é regida em critérios que são a eficiência, eficácia, qualidade e desempenho, sendo suas principais características, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • GAB: B.

    O correto seria "descentralização administrativa".

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Gabarito B

     

    Gestão Pública ou Adm. Gerencial tem como caracteristica a descentralização administrativa.

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • CENTRALIZAÇÃO: é a prestação de serviços diretamente pela pessoa política prevista constitucionalmente, sem delegação a outras pessoas.

    Fonte: Central de Favoritos

  • As entidades ADMINISTRATIVAS são descentralizadas - mas conhecidas - como-, administração indireta.

  • GABARITO LETRA B.

    A gestão pública é regida por alguns princípios, exceto a centralização.

    CENTRALIZAÇÃO: é a prestação de serviços diretamente pela pessoa política prevista constitucionalmente, sem delegação a outras pessoas.

  • MODELO GERENCIAL = DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

  • Gabarito B

    GESPUBLICA:

    Na Administração Pública, para que os serviços sejam de EXCELÊNCIA, é necessário - ente público e servidor - criem uma cultura de excelência na prestação de serviços e no atendimento aos cidadãos - o que deixa claro que mudanças continuam sendo necessárias para readequar a atuação pública direcionada ao atendimento do usuário-cidadão. Para isso abrange os seguintes ASPECTOS:

    ·       A gestão pública - novos modelos de gestão baseados na inovação, no incentivo e na flexibilidade (reorganizar a administração e os recursos disponíveis, otimizando-os).

    ·       As condições de trabalho - os dirigentes públicos devem propiciar um ambiente de trabalho adequado, que contribua para motivar os servidores a prestarem serviços e atendimentos de excelência.

    ·       Os recursos humanos - além de capacitação contínua, deve ser criada uma NOVA cultura de atendimento ao cidadão e de comprometimento com a prestação de serviços públicos de excelência.

    ·       As novas tecnologias - devem ser amplamente utilizadas para a melhoria dos processos de trabalho e de comunicação para fazer mais e melhor, com menor custo, sem comprometer a excelência.

    ·       Os conceitos e ferramentas da qualidade - a implantação de conceitos e ferramentas de qualidade para melhorar o atendimento e a prestação dos serviços, com vistas a alcançar a excelência.

    ·       A comunicação com o usuário-cidadão - criação de novos canais que possibilitem a troca de informações e o conhecimento das expectativas, reclamações e necessidades dos clientes-usuários.

    ·       O controle por resultados - necessariamente avaliar a atuação administrativa em face dos resultados alcançados, e do nível de satisfação dos usuários quanto aos serviços prestados.

    OBJETIVOS:

    ·       Eliminar o déficit institucional;

    ·       Assegurar a eficácia e efetividade;

    ·       Aumentar a eficiência;

    ·       Melhorar a governança;

    ·       Promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética;

    ·       Promover a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;

    CARACTERISTICAS:

    ·       Disciplina no uso de recursos.

    ·       Descentralização administrativa.

    ·       Administração profissional, autônoma e organizada de carreira.

    ·       Uso de indicadores de desempenho transparentes.

  • MODELO GERENCIAL= Descentralização Administrativa

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das características da gestão pública ou administração pública gerencial, sendo mais especificamente cobrada a descentralização.

    A Nova Administração Pública (Gerencialismo) ou “New Public Management" foi um conjunto de teorias surgidas nos anos 70, que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

    No Brasil, Segundo Paludo, o novo modelo de administração gerencial teve início na era Fernando Henrique Cardoso (1995), e tinha o firme propósito de que o Estado deveria coordenar e regular a economia, e, finalmente, começa a reforma da administração rumo ao modelo gerencial. (PALUDO, 2013, p. 94).

    Por conseguinte, ocorreu a criação do Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE) e nomeado como ministro Bresser-Pereira, que é o criador do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). Sendo este, o marco do gerencialismo no Brasil.

    Com efeito, um dos objetivos do gerencialismo é mudar uma estrutura centralizada e auto referida da burocracia para uma estrutura descentralizada. Esta reforma presume manter um núcleo central e transferir para o setor privado as atividades que podem ser controladas pelo mercado.

    Neste sentido, segundo o PDRAE, é possível distinguir o aparelho do Estado (Administração Pública) em quatro setores: núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos e produção para o mercado, conforme imagem abaixo:




    Tabela retirada de Paludo, 2013, p. 104.

    Diante disso, a tendência do estado na atualidade é concentrar esforços na descentralização administrativa, dado que atualmente é adotada a administração pública gerencial que visa a descentralização e não a centralização como afirma a alternativa B.

    Ante ao exposto, sobre a descentralização como característica do gerencialismo, a alternativa correta é a letra B.



    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • ajudou muito , estava me perguntando porque tinha errado a equivalencia , dai vi seu comentario . obrigado