SóProvas


ID
2757574
Banca
IDIB
Órgão
CRF-RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à Afetação Patrimonial - Despesa efetiva reduzem a situação líquida patrimonial (SLP), cite quais são despesas efetivas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    Despesa efetiva: reduzem a situação líquida patrimonial (SLP) do Estado, provocando um fato contábil modificativo diminutivo. Exemplos: pessoal e encargos; juros e encargos da dívida interna e externa; outras despesas correntes, salvo aquelas de material de consumo para estoque. Despesa não efetiva (ou por mudança patrimonial): não provocam alteração na Situação Líquida Patrimonial (SLP) do Estado. Exemplo: investimentos, inversões financeiras, amortização da dívida interna e externa, outras despesas de capital, salvo aquelas destinadas a auxílios e contribuições de capital bem como os investimentos em bens de uso comum do povo; despesa corrente para formação de estoque de material de consumo


  • A) Pessoal e encargos, juros e encargos da dívida interna e externa e outras despesas correntes, todas tem como contrapartida, via de regra, uma despesa, ou como no setor público, uma Variação Patrimonial Diminutiva, pois são fatos modificativos diminutivos. Portanto, são despesas efetivas.

    B) Investimentos e inversões financeiras são fatos permutativos, portanto não alteram a situação líquida patrimonial, em virtude do aumento do ativo e passivo de forma concomitante.

    C) Amortização da dívida interna e externa: idem comentário à alternativa B, pois ocasiona uma redução do passivo e do ativo concomitantemente.

    D) Despesa corrente para formação de estoque. é um fato permutativo também, pois em contrapartida há uma aumento de Ativo - Estoques.

  • Via de regra:

    Despesas Corrente são Despesas Efetivas e

    .

    Despesas de Capital são classificadas em Despesas Não Efetivas.