SóProvas


ID
2757820
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pedro exercia há 9 meses suas atividades como funcionário de uma empresa automotiva, quando sofreu um acidente de trabalho que diminuiu sua capacidade laboral, porém, não o impediu de continuar trabalhando. Em razão disso, Pedro buscou informações sobre o auxílio-acidente.


Assinale a opção que indica a informação correta.

Alternativas
Comentários
  • Auxílio-acidente


    Benefício de natureza indenizatória pago em decorrência de acidente que reduza permanentemente a capacidade para o trabalho.

    O auxílio-acidente é um benefício de natureza indenizatória pago ao segurado do INSS quando, em decorrência de acidente, apresentar sequela permanente que reduza sua capacidade para o trabalho. Essa situação é avaliada pela perícia médica do INSS.


    Como se trata de uma indenização, não impede o cidadão de continuar trabalhando.


    Leia o texto a seguir para entender melhor os requisitos e a documentação. Compareça a uma Agência para agendar o seu pedido.


     


    Principais requisitos

    O cidadão que vai requerer este tipo de benefício deve comprovar os seguintes requisitos:


    Ter qualidade de segurado, à época do acidente;

    Não há necessidade de cumprimento de período de carência;

    Ser filiado, à época do acidente, como:

    Quem tem direito ao benefício

    Empregado Urbano/Rural (empresa)

    Empregado Doméstico (para acidentes ocorridos a partir de 01/06/2015)

    Trabalhador Avulso (empresa)

    Segurado Especial (trabalhador rural)

    Quem não tem direito ao benefício

    Contribuinte Individual

    Contribuinte Facultativo


    https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-acidente/

  • Complementando...

     

     

    LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

     

    Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

     

     

    Art. 86. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.        (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

     

    § 1º O auxílio-acidente mensal corresponderá a cinqüenta por cento do salário-de-benefício e será devido, observado o disposto no § 5º, até a véspera do início de qualquer aposentadoria ou até a data do óbito do segurado.            (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

     

    § 2º O auxílio-acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença, independentemente de qualquer remuneração ou rendimento auferido pelo acidentado, vedada sua acumulação com qualquer aposentadoria.            (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

     

    § 3º O recebimento de salário ou concessão de outro benefício, exceto de aposentadoria, observado o disposto no § 5º, não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio-acidente.         (Redação dada pela Lei nº 9.528, de 1997)

     

    § 4º A perda da audição, em qualquer grau, somente proporcionará a concessão do auxílio-acidente, quando, além do reconhecimento de causalidade entre o trabalho e a doença, resultar, comprovadamente, na redução ou perda da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.          (Restabelecido com nova redação pela Lei nº 9.528, de 1997)

  • O Auxílio-Acidente é um benefício de natureza indenizatória pago ao segurado do INSS quando, em decorrência de acidente, apresentar sequela permanente que reduza sua capacidade para o trabalho. Essa situação é avaliada pela perícia médica do INSS. 

    O funcionário deve ter qualidade de segurado, à época do acidente, não há necessidade de cumprimento de período de carência e deve ser filiado, à época do acidente, para solicitar o benefício. Como se trata de uma indenização, não impede o cidadão de continuar trabalhando. 

    No caso apresentado pela banca, Pedro tem todos os requisitos para solicitar o auxílio-acidente. 

    As alternativas A e D estão erradas, já que para solicitar o benefício, não há tempo de carência. Por conseguinte, a alternativa B está correta. 

    Para requerer o benefício a pessoa a pessoa pode continuar trabalhando, alternativas C e E estão erradas. 

    Gabarito do Professor: Letra B