SóProvas


ID
2757868
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione as características gerais da Vigilância em Saúde do Trabalhador, listadas a seguir, às suas respectivas definições.


1. Interdisciplinaridade

2. Articulação intrasetorial

3. Pluri-institucionalidade


( ) Articulação da Vigilância em Saúde do Trabalhador com os demais componentes da Vigilância em Saúde, como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental.

( ) Articulação, com formação de redes e sistemas no âmbito da vigilância em saúde e com as universidades, os centros de pesquisa e demais instituições públicas com responsabilidade na área de saúde do trabalhador, consumo e ambiente.

( ) Abordagem multiprofissional sobre o objeto da vigilância em saúde do trabalhador que deve contemplar os saberes técnicos, com a concorrência de diferentes áreas do conhecimento e, fundamentalmente, o saber dos trabalhadores, necessários para o desenvolvimento da ação.


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra d

     

    PORTARIA Nº 1.823, DE 23 DE AGOSTO DE 2012

     

    Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

     

    ANEXO

     

    A Vigilância em Saúde do Trabalhador compreende uma atuação contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los ou controlá-los (Portaria GM/MS Nº 3.120/98). Apresenta como características gerais:

     

    - Articulação intrasetorial: a Vigilância em Saúde do Trabalhador deve se articular com os demais componentes da Vigilância em Saúde - Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental, Promoção da Saúde e Vigilância da Situação de Saúde.

     

    - Pluriinstitucionalidade: articulação, com formação de redes e sistemas no âmbito da vigilância em saúde e com as universidades, os centros de pesquisa e demais instituições públicas com responsabilidade na área de saúde do trabalhador, consumo e ambiente.

     

    - Interdisciplinaridade: a abordagem multiprofissional sobre o objeto da vigilância em saúde do trabalhador deve contemplar os saberes técnicos, com a concorrência de diferentes áreas do conhecimento e, fundamentalmente, o saber dos trabalhadores, necessários para o desenvolvimento da ação.

  • Charles, pelo seu comentário, a questão não deveria apresentar a sequência 2,3,1 (letra A)?

  • esse gabarito esta errado! O correto é letra A.

    Pluriinstitucionalidade - articulação, com formação de redes e sistemas, entre as instâncias de vigilância em saúde, incluindo as de saúde do trabalhador, a rede de atenção à saúde, as universidades, os centros de pesquisa e demais instituições públicas com responsabilidade na área de saúde do trabalhador, consumo e ambiente.

    Interdisciplinaridade - compreende os campos disciplinares distintos de saberes técnicos, com a concorrência de diferentes áreas do conhecimento e fundamentalmente o saber do trabalhador.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Enfermagem e saúde do trabalhador.

    A Interdisciplinaridade é a abordagem multiprofissional sobre o objeto da vigilância em saúde do trabalhador que deve contemplar os saberes técnicos, com a concorrência de diferentes áreas do conhecimento e, fundamentalmente, o saber dos trabalhadores, necessários para o desenvolvimento da ação. É a ação em equipe com interrelação das diferentes categorias.

    Articulação intrasetorial é a formação de redes e sistemas no âmbito da vigilância em saúde e com as universidades, os centros de pesquisa e demais instituições públicas com responsabilidade na área de saúde do trabalhador, consumo e ambiente. São os diferentes setores trabalhando em rede para melhorar a saúde do trabalhador.

    Pluri-institucionalidade é a articulação da Vigilância em Saúde do Trabalhador com os demais componentes da Vigilância em Saúde, como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental. Tem por objetivo promover estratégias para um trabalho com o mínimo de exposição a complicações para saúde.

    Resposta do Professor: D) 3, 2 e 1.

  • Gabarito errado?!?!? Seria a letra A