SóProvas


ID
2757967
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Pela primeira vez, vício em games é

                     considerado distúrbio mental pela OMS


      A 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID) irá incluir a condição sob o nome de “distúrbio de games”. O documento descreve o problema como padrão de comportamento frequente ou persistente de vício em games, tão grave que leva “a preferir os jogos a qualquer outro interesse na vida”. A última versão da CID foi finalizada em 1992, e a nova versão do guia será publicada neste ano. Ele traz códigos para as doenças, sinais ou sintomas e é usado por médicos e pesquisadores para rastrear e diagnosticar uma doença.

      O documento irá sugerir que comportamentos típicos dos viciados em games devem ser observados por um período de mais de 12 meses para que um diagnóstico seja feito. Mas a nova CID irá reforçar que esse período pode ser diminuído se os sintomas forem muito graves. Os sintomas do distúrbio incluem: não ter controle de frequência, intensidade e duração com que joga video game; priorizar jogar video game a outras atividades.

      Richard Graham, especialista em vícios em tecnologia no Hospital Nightingale em Londres, reconhece os benefícios da decisão. “É muito significativo, porque cria a oportunidade de termos serviços mais especializados.” Mas para ele é preciso tomar cuidado para não se cair na ideia de que todo mundo precisa ser tratado e medicado. “Pode levar pais confusos a pensar que seus filhos têm problemas quando eles são apenas ‘empolgados’ jogadores de video game”, afirmou.

(Jane Wakefield. BBC Brasil. www.bbc.com/portuguese. 02.01.2018. Adaptado)

De acordo com Richard Graham,

Alternativas
Comentários
  • Mas para ele é preciso tomar cuidado para não se cair na ideia de que todo mundo precisa ser tratado e medicado. “Pode levar pais confusos a pensar que seus filhos têm problemas quando eles são apenas ‘empolgados’ jogadores de video game”, afirmou.

     

    Letra B

  • Quando menciona o autor :

     [....] é preciso tomar cuidado= Emite uma ideia de Cautela;

    [....] São apenas ‘empolgados’ =  , entusiasta, uma admiração

  • Chutei essa porra, e ainda fui bem. Rsrs

  • QCONCURSOS CONSIDEROU COMO QUESTÃO DIFÍCIL.

  • O QCONCURSOS CONSIDEROU ESTA COMO QUESTÃO DIFÍCIL.

  • Vai dar certo!

    Persista!

  • ALTERNATIVA A – ERRADO – O texto não dá a entender que o vício em games seja passageiro. Ele afirma que nem todos os jovens precisam ser tratados e medicados, porque não sofrem de um distúrbio, sendo apenas entusiastas dos games.

    ALTERNATIVA B – CERTO – Como explicado nos itens anteriores, essa é a ideia correta.

    ALTERNATIVA C – ERRADO – Segundo o especialista, é preciso ter cuidado, pois se corre o risco de achar que todo mundo que joga bastante videogame deve ser tratado e medicado. Dá a entender que há a necessidade de se estabelecerem critérios claros, havendo, assim, restrições para se pôr em prática qualquer diagnóstico que ateste distúrbio mental.

    ALTERNATIVA D – ERRADO – Não é que os pais precisem ser tratados, e sim que eles sejam orientados a diferenciar o vício de um simples entretenimento.

    ALTERNATIVA E – ERRADO – O texto não aponta a falta de apoio dos governantes como um problema. No entendimento do autor, a falta de serviços especializados se devia à não identificação do vício em games como um distúrbio.

  • NOSSA FICO HORAS ME MATANDO EM PORTUGUÊS E VENHO PRA FAZER QUESTÕES E ME CAI UMA PARADA DESSA, ISSO SÓ ME DA MAIS FORÇA E ME SINTO MAIS INTELIGENTE KKKKK FÁCIL FÁCIL.

  • Essa questão trabalha apenas compreensão textual em que as informações estão todas explícitas no texto, sem a necessidade de inferi-las. Um dos comandos, no enunciado, que nos levam a entender que se trata de uma compreensão textual e não interpretação é “de acordo com autor/narrador/personagem". 

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Na verdade, de acordo com Richard Graham, os jovens viciados em games precisam ser tratados e medicados, pois não é uma condição passageira e sim uma condição de frequência intensa e persistente. O que para ele não precisam ser tratados e medicados são os jovens empolgados em games, mas que não chegam a ser viciados.

    ALTERNATIVA (B) CORRETA - De acordo com Richard Graham, é preciso fazer uma distinção entre o vício em games e o que é apenas um gosto pelos jogos, para não precisar tratar e medicar jovens que apenas são entusiastas dos games.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA - Para Richard Graham, é considerado maléfico porque, segundo o texto, o vício em games pode levar a uma pessoa deixar de fazer outras atividades para ficar só jogando, e existe restrição para ser posta em prática. Tal vício é considerado tão ruim que passou a ser incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID) como “distúrbio de games".

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA - Richard Graham não menciona tratamento especializado para os pais, apenas faz um alerta para que não façam uma confusão achando que os filhos têm problemas só porque gostam de jogar videogames.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Richard Graham não afirma sobre os serviços especializados no tratamento desse distúrbio carecerem de apoio dos governantes.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B).

  • Dá vontade até de rir...

  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A