SóProvas


ID
2758429
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos parâmetros a ser avaliado para atestar a potabilidade de águas é a cor aparente, disposta no Anexo X (Tabela de padrão organoléptico de potabilidade) da Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde, incorporada à Portaria de Consolidação do MS nº 5/17.

Sobre o parâmetro “cor aparente”, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se da avaliação da coloração, por percepção visual, devendo ser reportada (de forma qualitativa) a cor primária predominante da amostra.
II. Trata-se de uma medida espectrofotométrica da absorção de radiação eletromagnética.
III. Para respeitar este padrão de potabilidade, a amostra não pode apresentar cor aparente superior a 15 mg PtCo/L.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

  • A questão trata do parâmetro “cor aparente" no âmbito da potabilidade e tratamento de água. Vamos a análise das assertivas.

    Assertiva I – Errado. A análise de cor aparente é feita na água na forma como ela é coletada. Os sólidos em suspensão influenciam na cor aparente. É necessário um colorímetro para medição da cor, calibrado com a utilização de outras substâncias como parâmetro. A cor é expressa na Unidade Hazen (mgPt-Co/L). Ou seja, o ensaio não é feito por percepção visual.

    Assertiva II – Certo. O processo de análise da cor aparente se trata de uma medida espectrofotométrica da absorção de radiação eletromagnética.

    Assertiva III - Certo. De acordo com o Anexo 10 do Anexo XX da Portaria De Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde, o limite de cor aparente deve ser de 15 uH.

    Gabarito do Professor: Letra D.