Resposta letra A: ALGAS.
Há quatro tipos de plâncton, a saber:
Fitoplâncton: são os plânctons de origem vegetal que vivem nas águas superficiais, uma vez que os organismos vegetais autótrofos, necessitam realizar o processo de fotossíntese através da luz solar, por exemplo, as microalgas fotossintetizantes (algas microscópicas).
Zooplâncton: caracteriza o plâncton de origem animal (metazoários), ou seja, seres heterotróficos, classificados em dois grupos, os “holoplânctons” que passam a vida toda no plâncton, como alguns crustáceos, cordados e cnidários, enquanto que os “meroplânctons” vivem no plâncton somente durante a fase larval por exemplo as larvas de moluscos, crustáceos equinodermos. O denominado ictioplâncton é a parte do zooplâncton que inclui os ovos e larvas de peixes.
Bacterioplâncton: caracteriza o grupo dos organismos procariontes autótrofos e heterótrofos, os quais auxiliam no ciclo do oxigênio, na fixação do nitrogênio e nos processos de nitrificação e desnitrificação, por exemplo, as bactérias que flutuam nas águas, as cianofíceas ou algas azuis.
Protozooplâncton: grupo dos unicelulares eucariontes, ou seja, dos plânctons do reino protista.
São fitoplnctons as algas e cianobatérias^.
"6.1.7.2 Comunidade Fitoplanctônica
O termo fitoplâncton refere-se à comunidade de organismos
microscópicos fotossintetizantes que vivem em suspensão nas diversas
camadas de água. Em ambientes de água doce, o fitoplâncton é constituído
principalmente por algas (clorofíceas, diatomáceas, euglenofíceas,
crisofíceas, dinofíceas e xantofíceas) e cianobactérias."
Fonte: Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostra