-
b-
O conhecimento pode resultar de interações, mas ele sera dificil de captar sem meios proprios para isso. Externalizar esse conhecimento é o processo de tacito-> explicito, o que o torna acessivel aos demais empregados.
-
Achei esse gabarito duvidoso! Segue o motivo:
(...)
No entando, Nonaka e Takeuchi (1997) ressaltam que a obtenção de informações e conhecimento externo NÃO desencadeia inovação em si imediatamente.
Para os autores:
Quando as organizações inovam, elas não so processam informações,de fora para dentro, com o intuito de resolver os problemas
existentes e se adaptar ao ambiente em transformação. Elas criam novos conhecimentos e informações, de dentro para fora,
a fim de redefinir tanto os problemas quanto as soluções e nesse processo, recriar seu meio (NONAKA; TAKEUCHI, 1997, p61).
(...)
Seguindo essa abordagem, o processo de inovação se desencadeia em razão da conversão que ocorre DE FORA PARA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO e PARA FORA NOVAMENTE atráves de novos produtos, serviços ou sistemas. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), é essa INTERATIVIDADE INTERNA E EXTERNA QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS sustentando a inovação contínua nas empresas japonesas, e consequentemente suas vantagens competitivas.
(...)
Para Nonaka e Takeuchi (1997) quanto maior a facilidade de INTERAÇÃO entre o conhecimento tácito e explícito, maior será o nível de inovação, ou seja a CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL É RESULTADO DE UMA INTERAÇÃO CONTÍNUA ENTRE O CONHECIMENTO TÁCITO E O EXPLÍCITO.
Fonte: http://pgcin.paginas.ufsc.br/files/2010/10/SCHONS-Claudio-H.pdf
-
A espiral do conhecimento – Criação
Socialização - É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Um indivíduo pode adquirir este conhecimento de outro, mesmo sem usar alguma linguagem, pois pode ser adquirido através da observação, imitação.
Externalização - É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível. A idéia é que o indivíduo transmissor expresse o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (por exemplo: gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar este seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor.
Combinação - É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.
Internalização - É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa. Desta forma quando um novo conhecimento é disponibilizado para todos da organização muitos outros indivíduos ampliam ou reformulam o seu conhecimento tácito, ou seja, passam a internalizá-los.
FONTES:
RIBAS, 2013. GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS
CHIAVENATO, 2014. GESTÃO DE PESSOAS
-
De acordo com Nonaka e Takeuchi.
O processo de criação do conhecimento nas organizações se relaciona com a interação dos conhecimentos TÁCITOS E EXPLÍCITOS,o que os autores chamam de conversão de conhecimento.
Gab ''B''
Fonte;Rodrigo Rennó
-
Cabe ressaltar que os conhecimentos tácitos e explícitos são complementares, pois não conseguimos isola-los. A interação entre esses conhecimentos levará a organização a gerar mais conhecimento. A seguir um resumo dos conceitos:
Conhecimento Tácito -> informal, pessoal, difícil de ser transmitido, experiência de vida.
Conhecimento Explicito -> formal, escrito, fácil de ser transmitido, já foi mapeado, explicado, está pronto para ser reproduzido, textos, equações etc.
Pense num cozinheiro: a receita é o conhecimento explícito e o modo dele fazer o bolo com toda sua experiência é o conhecimento tácito.
Fonte: meus resumos com base em Rennó cap 15 gestão do conhecimento.
-
Espiral do conhecimento? Conversão do conhecimento tácito (abstrato) em explícito (concreto). A recíproca é verdadeira e a combinação entre eles também.
Socialização: Tácito para Tácito.
Externalização: Tácito para Explícito.
Combinação: Explícito para Explícito.
Internalização: Explícito para Tácito
-
A criação de conhecimento na organização decorre da conversão do conhecimento tácito em explícito.
Gabarito, B
TJAM2019
-
A recíproca é verdadeira e a combinação entre eles também.
Socialização: Tácito para Tácito.
Externalização: Tácito para Explícito.
Combinação: Explícito para Explícito.
Internalização: Explícito para Tácito
-
GABARITO "B"
COMO FUNCIONA A ESPIRAL DO CONHECIMENTO
A metodologia parte do pressuposto de que existem duas formas principais de conhecimento, o tácito e o explícito.
-Conhecimento tácito: são as experiências e os aprendizados adquiridos ao longo da vida e, por isso, têm natureza subjetiva. A palavra “tácito” vem do latim e significa silencioso.
-Conhecimento explícito: é aquele formalizado em textos, vídeos, artigos, documentos ou qualquer outro tipo de registro que detalhe e explique as lições principais. Também de origem latina, a palavra “explícito” significa declarado, dito.
Socialização - É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito.
Externalização - É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Combinação - É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito.
Internalização - É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito.
-
-
Alternativa A. Errado. O conhecimento é construído a partir de informação, as quais, por sua vez, são formadas por meio de dados.
Alternativa B. Certo. Um dos principais objetivos de uma empresa é justamente transformar o conhecimento tácito (conhecimento que está dentro das pessoas) em um conhecimento explícito (conhecimento presente em normas, manuais e roteiros). O modelo da espiral do conhecimento foi idealizado para estruturar esse processo de transformação por meio de modelos de conversão.
Alternativa C. Errado. Não se relaciona com a teoria da espiral do conhecimento.
Alternativa D. Errado. A aprendizagem informal é aquela que ocorre fora de programas de educação formal (treinamentos, graduação, pós-graduação, mestrado, cursos livres). A aprendizagem informal pode ocorrer, por exemplo, por meio de uma conversa com um colega de trabalho que ensina a realizar uma atividade no computador.
Alternativa E. Errado. Não se relaciona com a teoria da espiral do conhecimento.
Gabarito: B