SóProvas


ID
2758699
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Através da compactação de um solo, obtém-se maior aproximação e entrosamento das partículas, ocasionando o aumento da resistência ao cisalhamento e, consequentemente, a obtenção de uma maior capacidade de suporte. Com a redução do volume de vazios, a capacidade de absorção de água e a possibilidade de haver percolação diminuem substancialmente, tornando o solo mais estável. Dois fatores são fundamentais na compactação: o teor de umidade do solo e a energia empregada na aproximação dos grãos, que se denomina energia de compactação. Apenas no teor de umidade ótimo se atinge o máximo peso específico seco, que corresponde a maior resistência do solo. Em relação aos processos de compactação dos solos e o uso de equipamentos, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentários:

     

    a) impacto de até 500 vezes por minuto = compactação por impacto. 

        impacto acima de 500 vezes por minuto = compactação por vibração;

     

    b) a compactação acontece de baixo para cima;

     

    c) em obras rodoviárias, a camada final deve possuir 60 cm e a compactação deve ser feita com espessuras de no máximo 20 cm;

     

    d) a passagem lenta do equipamento é mais proveitosa do que a passagem rápida;

     

    e) GABARITO.

     

    Fonte: meus resumos

     

    "Nossos feitos moldam o futuro!" - Garen

  • Rochas grandes?


  • Eu também não marquei a letra E por conta da opção Rochas Grandes...

    Alguém saberia explicar?

  • Compactar rochas grandes?

    Que pinga esse examinador bebeu?

  • Em algumas situações de projeto admite-se o uso de materiais de 3ª categoria em regiões que não possuem materiais de 1ª e 2ª categorias. Por serem materiais granulares, nesses casos, o uso de rolos lisos vibratórios são mais eficientes. Letra e está correta.

  • Complemento:

    NORMA DNIT 108/2009 - ES 5.1.e) Em regiões onde houver ocorrência de materiais rochosos e na falta de materiais de 1ª e/ou 2ª categoria admite-se, desde que devidamente especificado no projeto de engenharia, o emprego destes materiais de 3ª categoria (rochas), atendidas as condições prescritas no projeto de engenharia e o disposto na subseção 5.3 – Execução.