SóProvas


ID
2758732
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O item 7.2.2.2 da NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto, estabelece que o escoramento deve ser projetado de modo a não sofrer, sob a ação de seu próprio peso, do peso da estrutura e das cargas acidentais que possam atuar durante a execução da estrutura de concreto, deformações prejudiciais ao formato da estrutura ou que possam causar esforços não previstos no concreto. Sobre a execução e manejo correto de um sistema de escoramento, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais, porém, devem ser desprezadas as vibrações a que o escoramento estará sujeito.


    B)A análise estrutural e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos única exclusivamente pelo responsável pela obra.(Deve ser fornecido pelo Eng responsável e Projetista Estrutural)


    C)A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente e evitar deformações excessivas. (Correta!)


    D)Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta somente os materiais utilizados associados sem levar em conta o ritmo da construção, tendo em vista o carregamento decorrente e sem considerar a capacidade de suporte das lajes anteriores.


    E)Qualquer carga pode ser imposta e o escoramento removido de qualquer parte da estrutura, considerando que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar as ações a que estarão sujeitos após 24 horas do início da concretagem.

  • Gabarito: C

    NBR 14931

    A) No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais, porém, devem ser desprezadas as vibrações a que o escoramento estará sujeito.

    7.2.2.2 Escoramento 

    No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais e as vibrações a que o escoramento estará sujeito

    B) A análise estrutural e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos única exclusivamente pelo responsável pela obra.

    7.2.2.2 Escoramento 

    a análise estrutural e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos pelo responsável pelo projeto estrutural ou pelo responsável pela obra, conforme acordado entre as partes

    C) A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente e evitar deformações excessivas.

    7.2.2.2 Escoramento 

    A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subseqüente e evitar deformações excessivas. 

    D) Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta somente os materiais utilizados associados sem levar em conta o ritmo da construção, tendo em vista o carregamento decorrente e sem considerar a capacidade de suporte das lajes anteriores.

    7.2.2.2 Escoramento 

    Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os materiais utilizados associados ao ritmo de construção, tendo em vista o carregamento decorrente e a capacidade suporte das lajes anteriores, quando for o caso. 

    E) Qualquer carga pode ser imposta e o escoramento removido de qualquer parte da estrutura, considerando que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar as ações a que estarão sujeitos após 24 horas do início da concretagem.

    7.2.2.2 Escoramento 

    nenhuma carga deve ser imposta e nenhum escoramento removido de qualquer parte da estrutura enquanto não houver certeza de que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar com segurança as ações a que estarão sujeitos; 

    Fonte: https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-de-edificios/nbr-14931-2004-execucao-de-estruturas-de-concreto-procedimento

  • ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:

    ALTERNATIVA A

    No projeto do escoramento DEVEM ser consideradas a DEFORMAÇÃO e a FLAMBAGEM DOS MATERIAIS e as VIBRAÇÕES a que o escoramento estará sujeito.

    ALTERNATIVA B

    A ANÁLISE ESTRUTURAL e os dados de deformabilidade e resistência do concreto usados no planejamento para a reestruturação do escoramento devem ser fornecidos pelo RESPONSÁVEL PELO PROJETO ESTRUTURAL OU RESPONSÁVEL PELA OBRA, CONFORME ACORDADO ENTRE AS PARTES.

    ALTERNATIVA C e E

    COLOCAÇÃO DE NOVAS ESCORAS em posições preestabelecidas E a RETIRADA dos elementos de um primeiro plano de escoramento PODEM REDUZIR os EFEITOS DO CARREGAMENTO INICIAL efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente E EVITAR DEFORMAÇÕES EXCESSIVAS.

    Neste caso devem ser considerados os seguintes aspectos:

    - NENHUMA CARGA deve ser imposta e NENHUM ESCORAMENTO REMOVIDO de qualquer parte da estrutura enquanto não houver certeza de que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar com segurança as ações a que estarão sujeitos;

    ALTERNATIVA D

    Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os MATERIAIS materiais utilizados associados ao RITMO DE CONSTRUÇÃO, tendo em vista o carregamento decorrente e a CAPACIDADE DE SUPORTE DAS LAJES ANTERIORES, quando for o caso.

    @ocivilengenheiro