SóProvas


ID
2758735
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sendo uma das principais etapas na construção, a impermeabilização propicia conforto aos usuários finais das mesmas. Uma eficiente proteção deve ser oferecida aos diversos elementos de uma obra sujeita às ações das intempéries com o intuito de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com a infiltração de água, integradas ao oxigênio e outros elementos agressivos da atmosfera. A vida útil de uma edificação depende diretamente de uma eficiente realização da impermeabilização. Segundo a NBR 9575/2003, impermeabilização é o produto resultante de um conjunto de componentes e serviços que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade. Sobre os principais sistemas e produtos impermeabilizantes disponíveis, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • FLEXÍVEIS:


    Membranas Flexíveis Moldadas in Loco:

    Emulsões  asfálticas;

    Soluções asfálticas;

    Emulsões acrílicas;

    Asfaltos oxidados + Estrutura;

    Asfaltos modificados + Estrutura + Elastômeros em solução (Neoprene/Hypalon)

     


    - Mantas Flexíveis Pré-Fabricadas:

     

    Mantas asfálticas;

    Mantas elastoméricas (Butil / EPDM);

    Mantas poliméricas (PVC).

     

    RÍGIDOS:


    - Membranas Rígidas Moldadas in Loco:

     

    Cristalização;

    Argamassa rígida.

     

     

    2 – SISTEMAS RÍGIDOS


    O sistema rígido de impermeabilização, também denominado sistema contínuo de impermeabilização com emprego de argamassas, é aplicável a estruturas sujeitas a mínimas variações térmicas, pequenas vibrações e/ou exposição solar.


    São normalmente empregados em reservatórios inferiores, subsolos, piscinas enterradas etc. Costuma apresentar-se em sistemas monocapa (aplicação uma única vez).


    argamassa impermeável e o concreto impermeável também são sistemas rígidos.

     

    3 – SISTEMAS FLEXÍVEIS


    Os sistemas flexíveis caracterizam-se pela aplicação de produto de impermeabilização flexível e são aplicáveis a estruturas sujeitas a variações térmicas diferenciadas e/ou grandes vibrações, cargas dinâmicas, recalques e/ou forte exposição solar.

     

    São normalmente empregados em: terraços, lajes etc. Podem apresentar-se em camadas simples ou múltiplas, estruturadas ou não, aderentes ao substrato ou flutuantes.


    Dentre as diversas opções, destacam-se as mantas poliméricas de PVC e as mantas asfálticas, de simples aplicação e menor custo.

     

    As mantas asfálticas costumam ter estruturação intermediária de fibras de vidro, poliéster ou outras fibras, inclusive naturais.

     

    Os asfaltos utilizados na confecção das mantas são modificados com elastômeros (maior durabilidade e elasticidade) e protegidos nas faces externas por membranas plásticas (manuseio e estoque em rolos).

     

    4 – SISTEMA SEMI-RÍGIDO


    São sistemas que suportam micro-fissuras e, também, grandes deformações estruturais.

     

    São exemplos: argamassa polimérica e epóxi.

     

    (Comentário do Simpson Concurseiro)

  • a) Emulsão asfáltica é um produto resultante da dispersão de asfalto em solvente, através de agentes emulsificantes. São produtos caros e apropriados para áreas e superfícies onde haverá empoçamento ou retenção de água.


    Em água

    Baratos

    Onde NÃO haverá empoçamento... (FONTE: SABBATINI, 2006)


    b) Impermeabilização flexível compreende o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração e podem ser de dois tipos, moldadas no local e chamadas de membranas ou pré-fabricadas e chamadas de mantas.


    CORRETA


    c) Os aditivos hidrófugos proporcionam o aumento da permeabilidade e absorção capilar, através do preenchimento de vazios nos capilares na pasta de cimento hidratado, tornando os concretos e argamassas permeáveis à penetração de água e umidade. 


    Redução

    Impermeáveis (FONTE: SIKA, 2008)


    d) A impermeabilização rígida compreende o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à grande fissuração. Os impermeabilizantes rígidos trabalham junto com a estrutura, o que leva a exclusão de áreas expostas a grandes variações de temperatura.


    Não sujeitas à fissuração

    Não trabalham junto com a estrutura (FONTE: NBR 9575)


    e) Cimentos cristalizantes são impermeabilizantes flexíveis, à base de cimentos especiais e aditivos minerais, que possuem a propriedade de penetração osmótica nos capilares da estrutura, formando um gel que se cristaliza, incorporando ao concreto compostos de sódio estáveis e insolúveis.


    Impermeabilizante rígido ...cálcio (FONTE: DENVER, 2008)