SóProvas


ID
2759005
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.


[Cientistas e artistas]


    Por meio de seu processo criativo, o cientista viabiliza sua visão de mundo. Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade, da escolha do tema de pesquisa ao estilo e às técnicas usadas na solução de problemas. Claro, o veículo e as linguagens da expressão do cientista e do artista são completamente diferentes. Mas existe um momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão, seja por meio de uma equação ou de uma aquarela, que é essencialmente idêntico.
    Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais. Mesmo que o processo criativo científico seja tão subjetivo quanto o processo criativo artístico, o produto final do trabalho do cientista é acessível a qualquer outro cientista que domine o vocabulário técnico da ciência. E, espero, também ao público não especializado, pelo esforço da comunidade científica em transmitir suas ideias de modo acessível.
    Em princípio, não deve existir subjetividade na interpretação de uma obra científica; os modelos criados por cientistas são universais. É justamente nessa universalidade que reside a força da ciência. As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas. A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder. A ciência, em sua versão mais pura, é uma das formas mais humanas de conhecimento.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 24-25)

A comparação possível entre a obra de um cientista e a obra de um artista repousa no fato de que em ambas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade, da escolha do tema de pesquisa ao estilo e às técnicas usadas na solução de problemas [...]. Mas existe um momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão, seja por meio de uma equação ou de uma aquarela, que é essencialmente idêntico.

    Enquanto o artista materializa a ideia que quer passar ao público utilizando a aquarela (técnica usada), por exemplo, o cientista faz essa materialização por meio de uma equação. Ou seja, nos dois casos há um desejo de revelar uma ideia e de se expressar para as pessoas.

  • CORRETA B

    b) verifica-se uma mesma motivação do criador, qual seja, a de materializar uma ideia por meio de uma expressão que a revele para o público.

    Partes do texto que levam a essa assertiva:

    Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade

     

    Mesmo que o processo criativo científico seja tão subjetivo quanto o processo criativo artístico, o produto final do trabalho do cientista é acessível a qualquer outro cientista que domine o vocabulário técnico da ciência. E, espero, também ao público não especializado, pelo esforço da comunidade científica em transmitir suas ideias de modo acessível.

  • ´´E, espero, também ao público não especializado, pelo esforço da comunidade científica em transmitir suas ideias de modo acessível.´´

    ´´As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas.´´

    Essas duas frases comprovam que cientistas vivem em mundos paralelos.

  • Essa é a questão a qual você tem que escolher a menos errada.

    A) a forma de conhecimento não é a mesma e não leva a resultados identicos. ERRADA

    B) Mesma motivação? Não fala que é a mesma motivação a comparação. Materializar uma ideia por meio de uma expressão que a revele para o público? Mas é UM momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão que esse é essencialmente identico. A comparação reside nesse momento e não na motivação. Esse entendimento você extrai do conhecimento da expressão do trabalho do cientista e artista e não do texto, que tenta passar algo mais subliminar e não tão simplista a a assertiva. Parém a assertiva é correta, não pelo texto, mas pelo conhecimento de como ambos manifestam suas ideias.

    C), D) e E) relacionam o público com a expressão do artista e do cientista, o que o texto não diz e o que não é verdade.

  • Concordo que a pessoa teria que escolher a menos errada. Claramente, com respeito aos que tentaram justificar a resposta, em nenhum trecho o autor mostra que o MOTIVO da produção científica ou artística é " a de materializar uma ideia por meio de uma expressão que a revele para o público.", por mais que possa ser inferido isso ai. Se fosse uma questão em que a FCC pedisse inferência de pressupostos para a base argumentativa, como vem fazendo nas provas mais recentes, até poderia ser considerado correto. Mas ainda assim, as outras estão realmente muito mais erradas, em minha opinião.

     

     

  • Tentando entender alguma lógica da FCC pra levar pra prova. Mas tá complicado. Ao meu ver todas as questões vão além do que está escrito no texto. A alternativa considereda correta inclusive fala de uma motivaçãopara a crianção que não está no texto, e de  revelação  para o público. No texto, poderia-se inferir no máximo que o cientista revela sua obra a um público específico: os cientistas, não  necessariamene para o público em geral. "As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas.". 

  •  Por meio de seu processo criativo, o cientista viabiliza sua visão de mundo. Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade, da escolha do tema de pesquisa ao estilo e às técnicas usadas na solução de problemas. Claro, o veículo e as linguagens da expressão do cientista e do artista são completamente diferentes. Mas existe um momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão, seja por meio de uma equação ou de uma aquarela, que é essencialmente idêntico.

     

    Consegui chegar a resposta analisando esse período do texto.

  • " obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade"


    Personalidade está relacionada com nosso modo de ser, pensar e agir. Sendo assim, podemos deduzir que:


    "verifica-se uma mesma motivação do criador, qual seja, a de materializar uma ideia por meio de uma expressão que a revele para o público."


    Materializar a ideia é. nesse caso, revelar a personalidade do cientista.

  • Idéia e expressão

    último período do primeiro parágrafo.

    Gab. B