SóProvas


ID
2759011
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.


[Cientistas e artistas]


    Por meio de seu processo criativo, o cientista viabiliza sua visão de mundo. Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade, da escolha do tema de pesquisa ao estilo e às técnicas usadas na solução de problemas. Claro, o veículo e as linguagens da expressão do cientista e do artista são completamente diferentes. Mas existe um momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão, seja por meio de uma equação ou de uma aquarela, que é essencialmente idêntico.
    Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais. Mesmo que o processo criativo científico seja tão subjetivo quanto o processo criativo artístico, o produto final do trabalho do cientista é acessível a qualquer outro cientista que domine o vocabulário técnico da ciência. E, espero, também ao público não especializado, pelo esforço da comunidade científica em transmitir suas ideias de modo acessível.
    Em princípio, não deve existir subjetividade na interpretação de uma obra científica; os modelos criados por cientistas são universais. É justamente nessa universalidade que reside a força da ciência. As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas. A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder. A ciência, em sua versão mais pura, é uma das formas mais humanas de conhecimento.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 24-25)

No contexto do 3o parágrafo, a frase A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder leva em conta o fato de que

Alternativas
Comentários
  • os homens, com suas diferenças e ambições, deixam-se levar por valores subjetivos desprovidos de universalidade.

     

    "As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas (universais) , independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas. (aspectos subjetivos)"

  • [off]

    As questões não achei muito difícil de responder. Mas eu achei uma viagem completa este texto. Ae tem que "entrar" na cabeça do autor, mas ok.

  • GABARITO: D

    "A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder leva em conta o fato de que os homens, com suas diferenças e ambições, deixam-se levar por valores subjetivos desprovidos de universalidade."

    A Natureza leva em conta critérios universais e objetivos; ela é livre da subjetvidade e ambição humanas, na busca do poder e de quem seria "o dono da verdade."

     

  •  pq nao é a lera A ?

  • "As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas. A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder."

     

    Quais são os tolos jogos de poder? São aqueles relacionados às crenças religiosas, à raça e à política.

     

    Para dizer que a natureza não joga tais jogos de poder, subentende-se que o homem, sim, os joga. Ou seja, "os homens, com suas diferenças e ambições, deixam-se levar por valores subjetivos desprovidos de universalidade."

  • @wagner junior

    Erro na letra "a)": 

    1º: a natureza não arbitra suas leis, muito pelo contrário, a natureza é exata, precisa, tal qual uma equação matemática.
    2º: a natureza não torna irrelevante a universalidade, na verdade, é justamente a natureza que valoriza a universalidade de um conceito, uma ciência. É só imaginar que uma equação matemática no Brasil, possui o mesmo valor e execução na China.

    Natureza = equações exatas de uma ciência. Com isso tu matava a questão (ou ficava entre C e D, assim como eu rs).

  • Estou escrevendo com o pés porque com as mãos estou aplaudindo o comentário da Monica Geller, rsrssrs...

  • "Em princípio, não deve existir subjetividade na interpretação de uma obra científica; os modelos criados por cientistas são universais. É justamente nessa universalidade que reside a força da ciência. As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas [TEXTO SUGERINDO QUE A CIÊNCIA DESCREVE OS FENÔMENOS DA NATUREZA A PARTIR DE UMA LINGUAGEM OBJETIVA],

    independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas [ASPECTOS SUBJETIVOS].

    A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder [FRASE DE IMPACTO COM OBJETIVO DE CONCLUIR QUE A NATUREZA É REGIDA POR LEIS UNIVERSAIS, LIDAS OBJETIVAMENTE PELA CIÊNCIA. EX: MATEMÁTICA, FÍSICA]. A ciência, em sua versão mais pura, é uma das formas mais humanas de conhecimento."