SóProvas


ID
2759188
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              Sabedoria de Sêneca


      Entre as tantas reflexões sábias que o filósofo estoico Sêneca nos deixou encontra-se esta: “Deve-se misturar e alternar a solidão e a comunicação. Aquela nos incutirá o desejo do convívio social, esta, o desejo de nós mesmos; e uma será o remédio da outra: a solidão curará nossa aversão à multidão, a multidão, nosso tédio à solidão”. É uma proposta admirável de equilíbrio, válida tanto para o século I, na pujança do Império Romano em que Sêneca viveu, como para o nosso, em que precisamos viver. É próprio, aliás, dos grandes pensadores, formular verdades que não envelhecem.

      Nesse seu preciso aconselhamento, Sêneca encontra a possibilidade de harmonização entre duas necessidades opostas e aparentemente inconciliáveis. O decidido amor à solidão ou a necessidade ingente de convívio com os outros excluem-se, a princípio, e marcariam personalidades radicalmente distintas. Mas Sêneca sabe que ambas podem ser insatisfatórias em si mesmas: a natureza humana comporta impulsos contraditórios. Por isso está no sistema filosófico dos estoicos a noção de equilíbrio como princípio inescapável para o que consideram, como o melhor dos nossos destinos, a “tranquilidade da alma”.

      Esse equilíbrio supõe aceitarmos as tensões polarizadas de nossa natureza dividida e aproveitar de cada polaridade o que ela tenha de melhor: a solidão nos impulsiona para o reconhecimento de nós mesmos, para a nossa identidade íntima, para a diferença que nos identifica entre todos; a companhia nos faz reconhecer a identidade do outro, movida pela mesma força que constitui a nossa. Sêneca, ao reconhecer que somos unos em nós mesmos, lembra que essa mesma instância de unidade está em todos nós, e tem um nome: humanidade.

                                                                          (Altino Sampaio, inédito)  

Ao considerar uma relação entre a aversão à multidão e o tédio à solidão, Sêneca subentende que

Alternativas
Comentários
  • Direto ao ponto.

     

    Perceba o trecho: "...a solidão curará nossa aversão à multidão, a multidão, nosso tédio à solidão." Assim, a solidão (ponto negativo) faz reconhecer que ha a necessidade de vivermos em "multidão".. Ou seja, um complementa o outro.

     

    Gabarito E

  • Subentender:

    Não necessariamente deve estar escrito no texto, não precisa estar expresso claramente, e sim deixar entender algo sem dizê-lo.

     

    Sinônimos de Subentender: imaginar, pressupor, adivinhar, admitir, deduzir, inferir, supor.

  • (...) uma será o remédio da outra: a solidão curará nossa aversão à multidão, a multidão, nosso tédio à solidão (...)

  • Primeira vez que vejo que uma qualidade pode ser negativa. Mesmo assim, sabendo que a FCC é sacana, marquei essa e acertei.

  • @Milene C.

    Qualidade pode ser empregada no sentido de característica, propriedade, seja esta negativa ou positiva.

  • Deve-se misturar e alternar a solidão e a comunicação. Aquela nos incutirá o desejo do convívio social, esta, o desejo de nós mesmos; e uma será o remédio da outra: a solidão curará nossa aversão à multidão, a multidão, nosso tédio à solidão”. portanto, a qualidade negativa de cada um dos termos dessa relação é o que levará ao reconhecimento da necessidade que tem do outro.

     

    GABARITO - E

  • Reposta: E

     

    Entre as tantas reflexões sábias que o filósofo estoico Sêneca nos deixou encontra-se esta: “Deve-se misturar e alternar a solidão e a comunicação. Aquela nos incutirá o desejo do convívio social, esta, o desejo de nós mesmos; e uma será o remédio da outra: a solidão curará nossa aversão à multidão, a multidão, nosso tédio à solidão”. É uma proposta admirável de equilíbrio, válida tanto para o século I, na pujança do Império Romano em que Sêneca viveu, como para o nosso, em que precisamos viver. É próprio, aliás, dos grandes pensadores, formular verdades que não envelhecem.

     

    O ponto negativo da comunicação é o necessário contato com muitas pessoas. A cura para isso, portanto, é a solidão, que promove nosso isolamento, ainda que temporário.

     

    De outra forma, o ponto negativo da solidão é o tédio. E a cura para ela é a comunicação, que nos coloca em contato com outras pessoas.

  • a) ERRADO. No último parágrafo mostra a diferençaentre esses sentimentos e o que se pode tirar de proveito de cada um deles.

     

    b/c) ERRADO. Sêneca sabe que ambas podem ser insatisfatórias em si mesmas: a natureza humana comporta impulsos contraditórios. 

     

    d) ERRADO. Sêneca, ao reconhecer que somos unos em nós mesmos, lembra que essa mesma instância de unidade está em todos nós, e tem um nome: humanidade.

     

    e) CORRETO. A solidão nos impulsiona para o reconhecimento de nós mesmos e companhia nos faz reconhecer a identidade do outro.

  • A) ambos os sentimentos representam a mesma necessidade que têm as pessoas de afirmar sua autossuficiência diante da incompletude alheia.

    ERRADO. "A companhia nos faz reconhecer a identidade do outro, movida pela mesma força que constitui a nossa".

    .

    B) a qualidade salientada em cada um desses estados faz com que nenhum deles, em separado, seja visto com carga negativa.

    ERRADO. "Mas Sêneca sabe que ambas podem ser insatisfatórias em si mesmas."

    .

    C) multidão e solidão são, em si mesmas, condições humanas satisfatórias, sobretudo quando a cada uma delas se atribua um valor absoluto.

    ERRADO. "Mas Sêneca sabe que ambas podem ser insatisfatórias em si mesmas."

    .

    D) a comunicação e o isolamento são alternativas passageiras, já que sempre optamos por um deles como escolha definitiva.

    ERRADO. "(...) a solidão curará nossa aversão à multidão, a multidão, nosso tédio à solidão. É uma proposta admirável de equilíbrio".

    .

    E) a qualidade negativa de cada um dos termos dessa relação é o que levará ao reconhecimento da necessidade que tem do outro.

    CERTO. "Esse equilíbrio supõe aceitarmos as tensões polarizadas de nossa natureza dividida e aproveitar de cada polaridade o que ela tenha de melhor".

  • Resumindo: não dá p/ viver só na depressão nem só de zueira. É preciso um cadim de cada p/ a vida ter equilíbrio.

  • "...Mas Sêneca sabe que ambas podem ser insatisfatórias em si mesmas: a natureza humana comporta impulsos contraditórios. Por isso está no sistema filosófico dos estoicos a noção de equilíbrio como princípio inescapável ..."

    a qualidade negativa de cada um dos termos dessa relação é o que levará ao reconhecimento da necessidade que tem do outro.

    Gabarito: E

    Erros, avisem-me.

    bons estudos