SóProvas


ID
2759248
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre os diferentes tipos de decisões tomadas no âmbito de uma organização, existem aquelas classificadas pela literatura como “não programadas”, aplicáveis a situações

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido (MAXIMIANO, 2004).

     

    As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão (MAXIMIANO, 2004).

  • LETRA B

     

    TIPOS DE DECISÕES GERENCIAIS
     

     

    Os principais tipos de decisões são abordados por Simon, em que ele distingue dois tipos de decisões: 
     
    1. Decisões Programadas (estruturadas): são caracterizadas por serem repetitivas, ROTINEIRAS e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática).  Exemplos de decisões programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.


     

    Por exemplo: em um lote de produtos, determinada peça é defeituosa. A empresa que fabricou os produtos convoca os proprietários para fazer a troca da peça. A convocação é a decisão programada para esse problema."

    (Introdução à administração / Antonio Cezar Amaru Maximiano. - Ed. Compacta.-2. Ed. Revista e atualizada. São Paulo: Atlas, 2011; p. 64)


     
    2. Decisões não-programadas (não estruturadas) : são as decisões NOVAS (NÃO ROTINEIRAS) e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis. 

     

    Q795087 A teoria sustentada por Herbert Simon para explicar o processo decisório no âmbito das organizações, aponta, entre outros aspectos, dois tipos de decisões: d) as programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as não programadas, que não comportam soluções padronizadas. 

     

    Q66979 Nas organizações, as decisões rotineiras e as decisões causadas por variáveis diversas são denominadas, respectivamente : e) estruturadas e não-estruturadas.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!    https://www.instagram.com/qciano/

     

  • Decisões não programadas:

     Propõem soluções específicas para problemas não rotineiros, através de um processo não estruturado para resolução.

  • GAB:B

    Decisoes nao programadas: Quando aparece uma  situação única e singular, que representa uma novidade. Demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor.

     

    *SERÁ NECESSÁRIO ANALISAR A SITUAÇÃO E DECIDIR O QUE DEVE SER FEITO, POR ISSO NÃO É POSSIVEL USAR UMA DECISÃO JÁ PRÉ ESTABECIDA  DO ACERVO DE SOLUÇOES DISPONIVEIS DA ORGANIZAÇÃO!!

     

     Decisões Programadas: É um tipo de "procedimento padrão"/ uma solução já pré estabelecida pra um tipo de situação recorrente.


     

  • Gab. B

    As decisões podem ser classificadas em:

    PROGRAMADAS: Decisões já prontas, usadas para problemas já conhecidos, problemasm de rotina. Não exigem esforço do tomador de decisão.

    NÃO PROGRAMADAS: Decisões nuca tomadas antes, devido o ineditismo do problema. A organização não  tem decisões preparadas para o problema novo.

     

  • LETRA B

     

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS:

    - PARA RESOLVER PROBLEMAS NOVOS, CARACTERIZA-SE PELO RISCO E INCERTEZA.

    - EXIGE DAGNÓSTICO, ANÁLISE E GERAÇÃO DE UM CURSO DE AÇÃO ORIGINAL.

    - MAIS LENTA E CONSOME  MUTOS RECURSOS.

    - DEVE ATENDER AS ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO.

     

    QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO?

    1° IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA.

     

    2° DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA -----------------> AQUI UTILIZAMSO O DIAGRAMA DE ISHIKAWA, DIAGRAMA DE PARETO.

     

    3° GERAÇÃO DE ALTERNATIVA --------------------> NESTA, UTILIZAMOS A FERRAMENTA BRAINSTORMING.

     

    4° ESCOLHA DA ALTENATIVA -----------------------> NESTA, UTILIZAMOS A ÁRVORE DE DECISÃO, ANÁLISE DE CAMPO, ANÁLISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS.

     

    5° IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO.

  • Decisões Programadas - São repetitivas, rotineiras e estruturadas (tomadas automaticamente).

    São as decisões automatizadas, sequenciais, que não necessita da intervenção do decisor. 

     

    Decisões Não-Programadas - Não dispõem de soluções automáticas, uma vez que são desestruturadas.

    São as soluções não-automatizadas que dependem da decisão do decisor. 

  • Gab item b) de "bora estudar" xD

     

    Para ADM, quanto mais completo, melhor. Então deixo aq a minha contribuição com o resumo q vi pelo qc. Com ele, dá p resolver mts questões desse assunto:

     

    • DECISÕES PROGRAMADAS (estruturadas)

     

       → São aquelas nas quais: 

               - Os problemas são bem compreendidos

               - Altamente estruturados

               - Rotineiros e Repetitivos

               - Se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos

       → Quando decisões são apoiadas a fatos que já ocorreram anteriormente

       → Existem precedentes para embasar a decisão

       → São decisões mais fáceis 

     

    • DECISÕES NÃO PROGRAMADAS (não estruturadas)

     "costumam caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão por que demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor."

     

       → São aquelas nas quais:

               - Se destinam àqueles problemas que não são bem compreendidos

               - Carecem de estruturação

               - Tendem a ser singulares

               - Não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros

       → Exigem um sistema de apoio a decisões corporativas

       → Não existem precedentes

       → São decisões mais difíceis

       → Demandam uma análise mais completa dos gerentes ou gestores pelo fato do problema ser novo, inesperado ou imprevisível

  • GABARITO B

     

    a) vivenciadas no dia a dia da organização, mas que demandam, para sua solução, a adoção de um processo intuitivo. (iSSO SÃO AS PROGRAMADAS)

     

    b) não rotineiras, cuja resolução não é viável com a mera utilização do acervo de soluções disponíveis na organização.  oK GABARITO

     

    c) que não comportam uma solução individual, demandando um processo coletivo de construção de consenso. (NÃO NECESSARIAMENTE)

     

    d) de grande impacto, porém que comportam solução com base em procedimentos sistematizados e já utilizados no âmbito da organização. (A SOLUÇÃO NÃO FAZ PARTE DO ACREVO DA ORGANIZAÇÃO)

     

    e) exógenas à organização e que demandam, para sua solução, da intervenção de um agente externo.  (NÃO É EXÓGENA E NÃO PRECISA DA INTERVENÇÃO EXTERNA, GERALMENTE É TOMADA PELA CÚPULA ESTRATÉGICA DA ORGANIZAÇÃO)

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • GAB B

     

    [ DECISÕES NÃO PROGRAMADAS ]

     

    PROBLEMAS NOVOS OU POUCO FREQUENTES;

    INFORMAÇÕES NOVAS OU INCOMPLETAS. FAZ-SE SIMULAÇÕES, ANÁLISE DE CENÁRIOS...

    GERALMENTE SÃO DECISÕES ESTRATÉGICAS;

    DECISÕES APENAS RACIONAIS, QUE EXIGEM HABILIDADES [EX: CONCEITUAIS] DO GESTOR PRA ALGO INÉDITO.

     

     Habilidades conceituais de um administrador. A habilidade conceitual é a capacidade cognitiva de enxergar a organização como um todo e as inter-relações entre as suas partes, envolvendo a capacidade de pensamento, processamento de informações e planejamento do administrador.   Conceito pesquisado na internet.

     

    FONTE: MEUS RESUMOS

    GO!

  • Alternativa A. Errado. Decisões realizadas no dia a dia da organização são decisões programadas.

    Alternativa B. Correto. Decisões não programadas são aquelas que dependem de julgamento profissional por não existirem soluções prontas já disponíveis. São utilizadas para situações novas (não rotineiras).

    Alternativa C. Errado. Não existe essa vinculação. Decisões não-programadas comportam solução individual. Na verdade, o mais comum é que haja essa centralização, principalmente, quando a decisão tiver um grande impacto sobre a organização.

    Alternativa D. Errado. Decisões não-programadas são decisões que não comportam soluções com base em procedimentos já utilizados (decisões programadas). Além disso, uma decisão programada pode ou não ter grande impacto na organização.

    Alternativa E. Errado. A classificação entre decisão programada e decisão não-programada utiliza como critério de distinção a frequência. Decisões repetidas (dia a dia, cotidiano) são decisões programadas. Decisões não repetidas (inéditas, situações atípicas, novas) são decisões não-programadas. Não se relaciona, portanto, com o fato de o tomador de decisão ser um agente interno ou externo.

    Gabarito: B

  • A questão em análise aborda um assunto relacionado à Tomada de Decisão nas organizações. O processo de tomada de decisão é fundamental para proporcionar mais segurança ao tomador da decisão diante de possíveis problemas surgidos. Nesse contexto, Herbert Simon divide essas decisões em duas categorias principais: decisões programadas e decisões não programadas.

    As decisões programadas são realizadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza, pois os resultados são conhecidos (Ribas, 2015). Por outro lado, as decisões não programadas não possuem regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado, pois podem ser conhecidas ou inéditas.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B", pois situações não rotineiras são decididas por um processo decisório não programado. Ademais, podemos afirmar que: as alternativas “A" e “D" se referem às decisões programadas e a letra “C" se refere às decisões consensuais.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".

    FONTE:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • GABARITO: LETRA B

    De acordo com Hebert Simon:

    a) Decisões Programadas: São aquelas previsíveis, rotineiras e esperadas do dia- a dia- de uma organização e em geral o processo decisório já está pré-estabelecido, pois a organização já sabe qual decisão tomar quando aquele problema rotineiro ocorrer.

    b) Decisões não Programadas:  São aquelas  imprevisíveis, não rotineiras, geralmente, elas são desestruturadas e tomadas quando a organização tem que lidar com um novo e inesperado  problema.

    FONTE: QC