SóProvas


ID
2759656
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

      Centrais sindicais e entidades organizadoras realizam uma manifestação em comemoração ao “Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos” que marca a luta cotidiana em prol das negociações coletivas. As atividades ocorrem em frente ao TRT, na Av. das Areias Ensolaradas e contam com, aproximadamente, 5.000 pessoas, dentre elas, sindicalistas e trabalhadores. Após o ato inicial, está prevista caminhada, acompanhada por uma carreata, até a Esquina Democrática, no centro da cidade, onde às 18 horas ocorrerão os pronunciamentos. Os caminhões de som, bem como os veículos da carreata estão estacionados e parados na Av. das Areias Ensolaradas e adjacências. No local estão presentes, ao menos, 100 indivíduos de um grupo de manifestantes conhecido por Blue Blocks, vestindo roupas azuis e rostos cobertos. Antes do início da carreata, investiram contra os seguranças do TRT com socos-ingleses, pedras e paus, iniciando-se ações violentas que culminaram na quebra das vidraças do prédio do TRT, depredação do caminhão de som e dos carros dos manifestantes das centrais sindicais e veículos das entidades organizadoras que participariam da carreata. Em ato contínuo, os motoristas do caminhão de som e veículos que participariam da carreata se assustaram com a violência e depredações, e saíram apressadamente do local, porém, devido à grande aglomeração de manifestantes, ocorreram diversos atropelamentos. Minutos após o ocorrido, muitos curiosos encontravam-se pelo local em torno das vítimas − que ficaram gravemente lesionadas − dos veículos e instalações danificadas e depredadas.  

Após este trágico incidente ocorrido defronte ao TRT, o técnico em segurança Chesterson identificou uma das vítimas de atropelamento no meio da Av. das Areias Ensolaradas, e identificou uma fratura na perna esquerda e outra no braço direito, ambas não expostas. Diversos veículos ainda passavam pelo local e diversos curiosos paravam para observar o palco da tragédia. Diante dessa situação crítica, Chesterson deve inicialmente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Essa questão deveria ser anulada, pois não se pode afirmar que a primeira atitude seja a de isolar e afastar os curiosos diante de um acidente com vítima. O correto e mais eficaz para o salvamento da vítima seria o que está descrito na alternativa de letra "B", acionar o Corpo de Bombeiros/ SAMU. 

     

    Como a alternativa apresentou a conjunção "e" dá a entender que deveria acionar as duas instituições ao mesmo tempo. Ridícula a falta de criatividade dos examinadores que elaboram questões para um dos cargos mais top que têm, relacionado à segurança. Quase todas as remunerações desse cargo, a nível federal (TRF), ultrapassam, já inicilamente, a casa dos 10 mil reais. 

     

  • Está correta sim. De que adianta chamar o bombeiro primeiro se ocorrerem outros atropelamentos.

  • @Claudio Pasini, o que adianta isolar o local e deixar a vítima do primeiro atropelamento morrer com a demora dos bombeiros/samu? Em caso de acidente, a ajuda deve chegar o mais rápido possível. Lembrando que o transeunte, sozinho, demorará um tempão para isolar o local e afastar os curiosos.

  • Segundo a cartilha de Noções de primeiros socorros no trânsito (2005), a sequência de ações a serem realizadas em caso de acidentes é a seguinte:

    1) manter a calma;

    2) garantir a segurança;

    3) pedir socorro;

    4) controlar a situação;

    5) verificar a situação das vítimas;

    6) realizar algumas ações com as vítimas.

    O gabarito C está de acordo com a cartilha, uma vez que isolando o local garante-se a segurança.

    Acionar o resgate seria o passo seguinte.

  • maior desafio: afastar os curiosos. kkkkkk