SóProvas


ID
2760223
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A Controladoria-Geral do Município, considerando a relevância e materialidade da matriz de riscos de auditoria, planeja uma operação na seção encarregada pelo arbitramento da receita tributável dos serviços da construção civil. Na atividade preparatória, levantou-se que há uma normatização interna que prevê:

I. Claramente os casos que serão objeto de arbitramento.
II. Segregação de funções.
III. Emprego de sistema informatizado que registra dados de segurança e alterações realizadas.
IV. Revisão independente por sorteio aleatório de autos de infração.
V. Manutenção de registros por 20 anos.

Visitando o órgão, o auditor acompanhou o procedimento durante sua execução, atestando que, de fato, as normas vêm sendo seguidas, embora tenha deixado de calcular a exatidão de casos específicos.

O procedimento adotado refere-se a um teste

Alternativas
Comentários
  • 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

  •  

     

    GAB:D

    De acordo com a NBC TA 500, a observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.
     

  • "levantou-se que há uma normatização INTERNA que prevê"

    TESTES DE OBSERVÂNCIA

    "o auditor acompanhou o procedimento durante sua execução"

    PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO

  • Letra (d)

     

    Classificação antiga


    Observância (ou aderência): obtenção de razoável segurança de que controle interno em funcionamento.


    Substantivos: obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativo da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

     

    Classificação nova, válida desde 2010

     

    Teste de controle


    Procedimento de auditoria para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.


    Nível das afirmações = transações, lançamentos contábeis.


    Procedimento substantivo


    Procedimento de auditoria para detectar distorções relevantes no nível de afirmações.

     

    Dois tipos:


    -> testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações);
    -> procedimentos analíticos substantivos.

  • NBC TI 01 - da Auditoria Interna

    [...]

    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

    [...]

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    [...]

     

    Fonte: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_986.pdf

  • NBC TA 500 - Evidência de Auditoria

    A observação consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.

     

    bons estudos

  • questão que pede ao aluno um pouco mais de atenção, mas sem maiores dificuldades.

    Aprendemos que os testes de controle visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento. Ou seja, são os procedimentos de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos da entidade na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações. Os testes de controle são os procedimentos típicos para coleta de evidências sobre o controle interno da entidade. É preciso ter um pouco de atenção, pois as NBCs antigas denominavam os testes de controle como “testes de observância”, sendo a denominação adotada pela banca nesta questão. Pois bem, vejam que o auditor, segundo a questão, “levantou que há uma normatização interna”, ou seja, está na busca da obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão em efetivo funcionamento. Portanto, trata-se de Teste de Observância. Observe ainda que “o auditor acompanhou o procedimento durante sua execução”, ou seja, acompanhou os procedimentos executados por outros, atividade típica da Observação. Portanto, a única alternativa correta é a letra D.

    Gabarito: alternativa D.

  • A questão versa sobre conceitos relacionados à procedimentos da Auditoria Interna.

    Como referência para resolução desta questão, utilizar-se-á a norma NBC TI 01 (Auditoria Interna) [1] do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

    Antes de adentrar na resolução da questão, vamos dar uma breve contextualização sobre testes de observância e testes substantivos no âmbito da Auditoria Interna:

    Conforme referida norma NBC TI 01, os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo TESTES DE OBSERVÂNCIA e TESTES SUBSTANTIVOS, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade [1]:

    Testes de Observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na aplicação desse tipo de teste, devem ser considerados os seguintes procedimentos [1]:

    a) inspeção: verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
    b) observação: acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;
    c) investigação e confirmação: obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

    Testes Substantivos: visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    Conforme visto acima, os Testes de Observância almejam avaliar o efetivo funcionamento DOS CONTROLES INTERNOS, ao passo que os Testes Substantivos almejam avaliar à suficiência, exatidão e validade DOS DADOS produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    Dito isso, vamos à análise da questão.

    Conforme enunciado da questão, o auditor, por meio de acompanhamento da execução do processo de arbitramento da receita tributável dos serviços da construção civil, atestou que as normas eram seguidas pelos encarregados do processo. Em outras, palavras, o auditor, por meio de observação, atestou que os Controles Internos estabelecidos em normatização interna pela unidade auditada estavam em efetivo funcionamento.

    Logo, a alternativa que corresponde ao raciocínio acima é a letra D:

    D) Teste de observância que adotou procedimento de observação, restando conclusivo, tendo em vista o cumprimento da norma.


    Fonte: 

    [1]  Conselho Federal de Contabilidade. NBC TI 01 - Da Auditoria Interna. Disponível em: site do CFC. Acesso em: 17/06/2021.


    Gabarito do Professor: Letra D.