SóProvas


ID
2760256
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sob a perspectiva neoclássica das expectativas racionais, a curva de Phillips versão Lucas é uma curva

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta a letra C?

    Marquei letra B, com essa justificativa:

    "A curva de Phillips rege a interação entre desemprego e inflação no curto prazo. O seu nome é uma homenagem ao primeiro economista a descobrir sobre esta correlação. Até hoje a principal afirmação da curva de Phillips permanece válida: Existe uma correlação negativa entre desemprego e inflação.

    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/curva-de-phillips/"

  • Curva de oferta de Lucas:

    A curva de oferta no modelo novo-clássico considera que os agentes (firmas e trabalhadores) são racionais maximizadores e tomam suas decisões com base em preços relativos.

    Desconsiderando aumentos inesperados de demanda, como os agentes conhecem as regras de expansão da oferta de moeda, então as variações de preço efetivas e esperadas são iguais e, como resultado, a taxa de desemprego seria sempre igual à taxa natural.

    Conforme exemplo anterior, políticas monetárias expansionistas anunciadas com o objetivo de aquecer a economia geram apenas elevação de preços e salários por parte dos empresários e trabalhadores (isto é, elevação no nível geral de preços, sem alteração nos preços relativos), não há nenhum impacto sobre o nível de produto e emprego da economia.

    http://www.ie.ufrj.br/intranet/ie/userintranet/hpp/arquivos/171120172525_8.1.Expectativasracionais_curvadeofertadeLucaseacurvadePhillipsvertical.pdf

    página 10

  • Seja com expectativas racionais, seja com expectativas adaptativas, no longo prazo, a Curva de Phillips é sempre VERTICAL.

       Não importa qual seja o movimento da política econômica, no longo prazo, para os neoclássicos, a economia tende ao pleno emprego e, portanto, a taxa de desemprego tende à taxa natural.

    Resposta: B

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Curva de Phillips.

    A curva de Phillips é uma curva que relaciona de forma inversa a taxa de desemprego e a Inflação. Ou seja, maior taxa de desemprego, menor inflação. O contrário também é verdadeiro: menor taxa de desemprego, maior inflação. Repare na curva abaixo:


    Fonte: Imagem cedida pelo professor.

    Além disso, a convexidade da curva (as "costas" dela) é voltada para o encontro dos eixos do gráfico. Já a concavidade da curva (o "buraco", a "frente" da curva) é voltada para fora (para o lado oposto ao do encontro dos eixos).

    Vale mencionar que no longo prazo, a curva de Phillips é 100% vertical, já que, no longo prazo, a economia equilibra automaticamente demanda e oferta agregada (desemprego se iguala a taxa natural de desemprego), o que faz com que, no longo prazo, não exista trade off entre inflação e desemprego.

    Vamos às alternativas:

    A) Incorreta. De fato, a convexidade da curva está voltada para os eixos do gráfico, mas há uma correlação NEGATIVA entre inflação e desemprego: quanto maior inflação, menor desemprego e vice-versa.

    B) Incorreta. A concavidade da curva é voltada para fora (para o lado oposto ao do encontro dos eixos).

    C) Correta. De fato, no longo prazo, a curva de Phillips é 100% vertical, pois a economia se ajusta automaticamente.

    D) Incorreta. Na verdade, temos dois eixos: o das ordenadas (eixo vertical, eixo Y) e o eixo das coordenadas (eixo horizontal, eixo X). Portanto, não temos "eixos de coordenadas".

    E) Incorreta. No longo prazo, a Curva de Phillips é vertical (e não horizontal).


    Gabarito do Professor: Letra C.