SóProvas


ID
2760337
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em séries temporais, as oscilações aproximadamente regulares em torno da tendência

Alternativas
Comentários
  • A) traz o conceito de componente sistemático, o qual é aquele que agrega ou subtrai um valor da série de dados, mas de forma sistemática, isto, é ao longo de toda a série e geralmente de forma homogênea. Imaginem que um dado aparelho de medição de temperatura não esteja calibrado adequadamente e registre sempre 1° centígrado a menos. Assim, uma série com erro sistemático teria um padrão em seus erros.

    B) trata de séries curtas, estas são chamadas assim, pois possuem poucos dados, e geralmente podem dar uma noção errada da distribuição dos dados, apresentando uma certa tendência ou não, que não reflete a realidade quando se analisa uma série de dados temporais mais longas. 

    C) usa o termo direção global dos dados, esta direção é a própria tendência. 

    D)Certo

    E) esta coloca a ideia de uma série sem variável residual. Resíduos, de forma simples, são as diferenças registradas entre os valores estimados por uma dada previsão e os valores observados em uma amostra de dados observados. Dessa forma, se uma série não tem variável residual, é porque os dados estimados estão exatamente justapostos aos dados observados. 



    A existência de tendência com oscilações não nos dá a garantia de que a série é curta, descartamos a B). A C) se invalida, pois as oscilações não são responsáveis pela tendência. A E) é eliminada justamente pela presença das oscilações (resíduos). Já a A) é muito taxativa, a presença de oscilações não permite a afirmação da eliminação de algum componente sistemático.

    Agora vamos analisar a alternativa D), esta fala que fenômenos naturais (excesso de chuva ou falta dela, por exemplo) e socioeconômicos (inflação ou taxa de juros, por exemplo) podem gerar variações regulares em uma série de dados. Esses fenômenos podem acarretar uma variação, mas não afetam sobremaneira a tendência geral, salvo um grande fenômeno. Digamos que uma cidade brasileira tenha sua produção de alimentos aumentado bastante pela disposição de água e de sua terra ser boa para o plantio, apresentando uma tendência de crescimento. Se observarmos a produção de alimentos ao longo de alguns anos, podem ter anos/meses que se produza menos devido a alguma estiagem ou aumento do custo de algum fertilizante, mas como há várias situações que permitem o crescimento do plantio, a tendência registrará variações ao longo de sua tendência.  




    Fonte: Estratégia concurso

  • Gabarito: D

    Para a resolução dessa questão precisamos explicar algumas noções que fazem parte das alternativas.

    A alternativa a) traz o conceito de componente sistemático, o qual é aquele que agrega ou subtrai um valor da série de dados, mas de forma sistemática, isto, é ao longo de toda a série e geralmente de forma homogênea. Imaginem que um dado aparelho de medição de temperatura não esteja calibrado adequadamente e registre sempre 1° centígrado a menos. Assim, uma série com erro sistemático teria um padrão em seus erros.

    A alternativa b) trata de séries curtas, estas são chamadas assim, pois possuem poucos dados, e geralmente podem dar uma noção errada da distribuição dos dados, apresentando uma certa tendência ou não, que não reflete a realidade quando se analisa uma série de dados temporais mais longas.

    Já a alternativa c) usa o termo direção global dos dados, esta direção é a própria tendência.

    Com respeito a alternativa e), esta coloca a ideia de uma série sem variável residual. Resíduos, de forma simples, são as diferenças registradas entre os valores estimados por uma dada previsão e os valores observados em uma amostra de dados observados. Dessa forma, se uma série não tem variável residual, é porque os dados estimados estão exatamente justapostos aos dados observados.

    Agora voltemos ao enunciado, este fala em oscilações aproximadamente regulares em torno da tendência, isto é, há uma determinada tendência em uma série, mas é perceptível pequenas variações ao longo de sua série. Assim, olhando para as alternativas:

    A existência de tendência com oscilações não nos dá a garantia de que a série é curta, descartamos a b).

    A c) se invalida, pois as oscilações não são responsáveis pela tendência.

    A e) é eliminada justamente pela presença das oscilações (resíduos).

    Já a a) é muito taxativa, a presença de oscilações não permite a afirmação da eliminação de algum componente sistemático.

    Agora vamos analisar a alternativa d), esta fala que fenômenos naturais (excesso de chuva ou falta dela, por exemplo) e socioeconômicos (inflação ou taxa de juros, por exemplo) podem gerar variações regulares em uma série de dados. Esses fenômenos podem acarretar uma variação, mas não afetam sobremaneira a tendência geral, salvo um grande fenômeno. Digamos que uma cidade brasileira tenha sua produção de alimentos aumentado bastante pela disposição de água e de sua terra ser boa para o plantio, apresentando uma tendência de crescimento. Se observarmos a produção de alimentos ao longo de alguns anos, podem ter anos/meses que se produza menos devido a alguma estiagem ou aumento do custo de algum fertilizante, mas como há várias situações que permitem o crescimento do plantio, a tendência registrará variações ao longo de sua tendência.  

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais

    Mapas Mentais: portalp7.com/mapas

    Organize-se: portalp7.com/planilha

    Bizu: portalp7.com/bizu