Gabarito E:
Currículo Formal: é o determinado pelo governo. É através deste currículo que se baseia o que será ensinado na escola de forma real. É estruturado por diretrizes normativas prescritas institucionalmente, sua intenção é dar uma base nacional comum a educação, destacando uma abertura a influências regionais, como aponta a LDB 9394/96:
Currículo Real: é constituído pela prática do ensino do professor e o que está sendo aprendido pelos alunos, assim o currículo real é o segundo passo no ensino, ele é a contextualização do Currículo Formal. Uma característica deste tipo de currículo é que ele pode ser mudado. De acordo com a percepção de ensino dos professores pode se mudar de estratégia a fim de que os alunos possam aprender mais.
Currículo Oculto: é tudo que o aluno aprende no meio social escolar, tudo que interfere significativamente no aprendizado do aluno, como cultura, religião, poder aquisitivo. A final mesmo que se tenha o Currículo Forma para nortear a escola e os professores, cada aluno é único.
Currículo formal, oficial, explícito ou prescritivo: documento. Ex.: DCNs e PCNs
Currículo real, operacional ou em ação: o que realmente acontece
Currículo nulo, implícito ou oculto: não aparece nos programas
Currículo percebido: aquilo que o docente diz estar desenvolvendo (sentido mais estrito do que o currículo real)
Currículo experenciado: que é percebido pelos discentes