O valor de opções negociadas em mercado é dependente das seguintes variáveis: preço de exercício da opção, prazo de vencimento da opção, preço do ativo objeto, taxa de juros sem risco e da volatilidade do ativo objeto da negociação.
Estas variáveis são constantes da modelagem de Black & Scholes, principal modelo de precificação de opções e devidamente reconhecido dentro do mercado de capitais.
Em relação aos contratos futuros. Os preços no mercado futuro diferem daqueles praticados no mercado à vista – são geralmente superiores – pela presença de custos de carregar uma determinada posição física até a data de vencimento do contrato. Esse custo de carregamento (carrying charge) inclui o armazenamento do produto (commodity), aluguel de locais apropriados para a conservação, transportes, seguros e o custo financeiro do capital aplicado no estoque. Além dessas variáveis, deve ser incluído também na formação dos preços a futuro, o prêmio pela incerteza quanto ao comportamento dos preços no mercado, influenciado por diversos fatores (volatilidade).
Os preços no mercado à vista tendem a se igualar aos do mercado futuro, para que se evite a ação de arbitradores (aproveita diferenças de preços entre diferentes mercados para ganhar vantagens). Por isso, foi estabelecida uma relação, considerando o valor do dinheiro no tempo e os custos associados a isso. A fórmula abaixo expressa a relação entre preço presente e futuro, sendo que o segundo é capitalizado a taxa livre de risco, não abrindo margem para ação de arbitradores.