Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. Geralmente, essa molécula eliminada é a água (H2O), porém, outros exemplos são o cloreto de hidrogênio (HCl), a amônia (NH3), o cianeto de hidrogênio (HCN), entre outros.
são exemplos: Silicones, policarbonatos, poliester, nailon, kevlar e baquelite e polietileno.
Fonte :
Esta questão abrange o conceito de polímeros, especificamente de métodos de preparação dessas macromoléculas. Quanto aos métodos de preparação o polímero pode ser classificado como polímero de adição ou polímero de condensação. Dessa forma, analisemos as alternativas:
A) INCORRETA - Os polímeros de condensação são produzidos por reações de condensação, havendo a reação entre dois monômeros iguais ou diferentes, com eliminação de moléculas de baixo peso molecular.
B) CORRETA - Durante a polimerização por condensação há a eliminação de moléculas pequenas nas reações entre os monômeros, como HCl e H2O.
C) INCORRETA - A reação de esterificação é um tipo de reação de condensação, em que um ácido e um álcool formam um éster, eliminando uma molécula de água. Polímeros como os poliésteres são polímeros de condensação, entretanto, a hidrólise de macromoléculas é utilizada para a recuperação dos monômeros e não na reação de polimerização.
D) INCORRETA - Em reações de hidrólise ocorre "quebra" nas moléculas pela ação da água, o que não acontece na reação de condensação, em que duas moléculas se condensam eliminando moléculas de baixo peso molecular.
E) INCORRETA - A solubilidade de cadeias poliméricas depende do tipo de solvente, da temperatura e da massa molar. Dessa forma, essa alternativa não se aplica à definição das reações de produção de polímeros de condensação.
Gabarito do Professor: Letra B.