SóProvas


ID
2761447
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A bioquímica, por si só, representa uma área interdisciplinar, uma vez que possui como base as ciências químicas e biológicas. Atualmente, está em voga uma variedade de temas concernentes a essa área científica, como células-tronco, transgênicos, clonagem, biopirataria, entre outros, que exigem não apenas conhecimentos científicos, mas que envolvem aspectos sociais, políticos, econômicos e até religiosos. Em pesquisa realizada com professores de química, pesquisadores reportaram que a bioquímica aparece como um dos dez temas com os quais a química pode ser abordada socialmente. Logo, a bioquímica constitui-se em um nicho temático muito rico e promissor para abordagens interdisciplinares, contextualizadas social e experimentalmente. Tratando-se de uma interface da química, é fundamental que os professores dessa disciplina tenham uma formação acadêmica que garanta os conhecimentos necessários à condução de atividades didáticas abarcadas por temas bioquímicos.


W. Francisco e W. E. Francisco Junior. A bioquímica a partir de livros didáticos: um estudo dos livros de química aprovados pelo PNLEM 2007. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Brasília, 2010 (com adaptações).


Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca das principais características das proteínas.

Alternativas
Comentários
  • Proteína é um polímero de aminoácidos que pode atuar como enzimas, catalisando reações químicas, é um grande polipeptídeo, ou seja, resíduos de aminoácidos estão ligados entre si covalentemente, chamamos de ligação peptídica. É a união entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro aminoácido, liberando água. Esta sequência de aminoácidos é única para cada proteína específica e é determinada pelo gene.

    Gabarito E

    https://www.infoescola.com/bioquimica/proteinas/

  • As proteínas são polímeros naturais, que podem utilizar até 20 aminoácidos de ocorrência natural como monômeros. Com base nas principais características desses compostos, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - As moléculas de proteínas são polímeros naturais formados por aminoácidos, a partir de ligações peptídicas. Sua fórmula molecular não é definida como Cm(H2O)n, uma vez que muitos aminoácidos possuem o nitrogênio, que quando ligado ao carbono da extremidade de outro aminoácido formam a ligação peptídica (ex: -CO-NH-). A celulose e o amido são polissacarídeos definidos como carboidratos. 

    B) INCORRETA - As proteínas são um conjunto de moléculas de aminoácidos, ligados covalentemente entre si por ligação peptídica, formada por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido. As ligações glicosídicas ocorrem quando um carbono ligado a um OH do glicosídeo se liga ao carbono ligado a um OH de outro glicosídeo, eliminando uma molécula de água, que pode ocorrer nos carboidratos. 

    C) INCORRETA - As proteínas são moléculas orgânicas formadas por ligações peptídicas entre aminoácidos e cada aminoácido de um peptídeo é chamado de resíduos. Uma proteína, usualmente, apresenta uma cadeia polipetídica de mais de 100 resíduos em ordem característica. Portanto, não são compostas por unidades iguais de aminoácidos.

    D) INCORRETA - As moléculas de proteína são compostos orgânicos naturais constituídos essencialmente por aminoácidos, compostos pelos grupos funcionais amino e carboxila, ligados covalentemente um ao outro por uma ligação denominada de ligação peptídica.  As moléculas orgânicas formadas por subunidades de ácidos graxos e gliceróis são definidas como lipídios.

    E) CORRETA - As moléculas de proteínas são polímeros naturais, ligados covalentemente uns aos outros por ligações peptídicas, que são formadas por uma reação de condensação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido, eliminando uma molécula de água.

    Gabarito do Professor: Letra E.