SóProvas


ID
2762416
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A definição de um cronograma físico-financeiro é essencial para o planejamento e execução de uma obra. Com relação às modalidades de organização dos eventos na construção civil,

Alternativas
Comentários
  • Raquel Dias, a prova está comentando no link a seguir.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-banca-fcc-cargo-arquiteto-trt-15o-regiao/

     

     

     

  • PERT/CPM

     

    ->  na realidade são dois modelos de planejamento em rede, PERT e CPM, ambos desenvolvidos na década de 1950, respectivamente desenvolvidos para a Marinha americana (pela empresa Bozz-Allen and Hamilton) e pela empresa Dupont;

     

    -> O PERT – (Program Evaluation and Review Technique – Técnica de Avaliação e Revisão de Programas), foi elaborado por volta de 1958 por uma equipe de Projetos Especiais da Marinha dos EUA que necessitava desenvolver um projeto muito complexo...

     

    Prazos máximos (b)normal (m) e mínimo (a);

     

    Com estes dados determinou-se o tempo esperado

     

    (T): T= (a + 4 m + b)/6.

     

    O desvio padrão é σ = (b – a)/6 e a variância é σ².

     

    Por causa desse tratamento estatístico a técnica PERT é chamada de probabilística.

     

    CPM 

     

    -> A técnica CPM (Critical Path Method - Método do Caminho Crítico) foi desenvolvida em 1957, por uma empresa de produtos químicos (Dupont) que ao expandir seu parque fabril resolveu planejar suas obras por meio da técnica de redes, considerando para as atividades durações obtidas em projetos muito semelhantes, executados por ela anteriormente. Assim, para uma dada atividade a empresa possuía em seus arquivos o prazo e as condições em que foi executada, possibilitando a elaboração da rede com uma única determinação de prazo para cada atividade. Por causa disto o CPM é chamado de determinístico.

     

    caminho crítico é a sequência de atividades compreendidas entre o início e o fim da rede que apresentam folga zero.

     

    Vislumbra-se que em uma rede pode haver mais de uma sequência de atividades cujas folgas, caso ultrapassadas, farão com que o projeto não seja concluído no tempo planejado, fazendo com que possa existir mais de um caminho crítico. Quando há mais de um caminho crítico, ele é conhecido como caminho crítico alternativo.




                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • Raquela  Dias, creio que a banca, quando da assertativa "D", tenta usar de outras expressões para mostrar a essência da técnica PERT/CPM, técnica essa composta, na verdade, de 2 técnicas: PERT (probabilística) e CPM (determinística). Quando ela se refere a "tempos de duração prováveis", na verdade a banca está se referindo à essência da técnica PERT, isso porque a determinação do tempo de uma dada atividade será determinado probabilisticamente. Já quando ela se refere a "tempos de duração reais", creio eu que ela está se referindo ao conceito da técnica CPM, que determina a duração de uma dada atividade pela experiência pregressa, isto é, é uma estimativa real, extraída da experiência de empresas que já realizaram a mesma atividade e têm base para especificar tais tempos.

  • A questão exigiu conhecimento a respeito de ferramentas para o planejamento de obras.

    Julgando as alternativas, tem-se:

    A - ERRADO.

    O diagrama de blocos não é derivado diretamente do diagrama de Gantt. O primeiro é utilizado para elaborar o diagrama de rede, já o segundo para listar as atividades e suas durações.

    São conceitos distintos de ferramentas que podem ser usadas em conjunto, mas que não derivam uma da outra.

    B - ERRADO.

    O método de Gantt tem como desvantagem não mostrar a dependência entre as atividades.O diagrama de Gantt é uma listagem simples de atividades e as suas durações. É uma ferramenta visual útil para controle de cronograma.

    Neste sentido, são os diagramas de rede (PERT/CPM ou blocos) que mostram a dependência entra as atividades.

    C - ERRADO.

    No método dos blocos, há, no interior do próprio bloco, a indicação da atividade, duração, data de início e término. Nessa técnica, as setas apenas ligam as atividades representadas pelos blocos.

    D - CERTO.

    Há dois métodos distintos que explicam o método PERT-CPM, sendo eles:

    - Método CPM: método determinístico que define a duração exata da tarefa. Baseia-se na experiência do construtor.

    - Método PERT: método probabilístico que calcula a duração esperada da tarefa resultado de uma média ponderada entre: duração otimista, pessimista e a mais provável.

    Dessa forma, pode-se dizer que o PERT-CPM une as análises determinísticas e as probabilísticas que representam as durações prováveis e reais de cada atividade no planejamento.

    E - ERRADO.

    O método de Gantt e a técnica PERT-CPM não são exclusivos do ramo da construção civil e podem ser usados em outros contextos como ferramentas gerais de planejamento.

    Gabarito do Professor: Letra D.