-
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), sancionada por Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943, é uma cópia escrachada da Carta del Lavoro de 1927, o documento-mestre da legislação trabalhista da Itália sob o fascismo. No que diz respeito especificamente à organização sindical, a legislação varguista é, sim, uma cópia fiel da Carta. O por assim dizer plágio nem está na CLT, mas na própria Constituição Federal de 1937, cujo artigo 138 é uma tradução quase literal da declaração III da Carta del Lavoro ( Fonte: Jornal Folha de SP por Hélio Shwartsman - Fascismo foi modelo para os sindicatos ).
-
-
pela Carta del Lavoro, promulgada em 1927 pela Itália fascista.
-
A Constituição de 1937 era de INSPIRAÇÃO FASCISTA e o seu artigo 138, que estabelecia o reconhecimento e a regulação da atividade sindical pelo Estado, por exemplo, foi inspirado diretamente pela Carta del Lavoro, promulgada em 1927 pela Itália fascista.
Com este texto constitucional, Getúlio Vargas passou a legislar por meio de decretos-leis, o que demonstra o caráter centralizador e autoritário do documento.
Resposta: C
-
A CLT de 1 de maior de 1943 foi inspirada na Carta del Lavoro, promulgada em 1927 - Itália Fascista.