SóProvas


ID
2762719
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 61 anos de idade, sexo feminino, teve os dentes 36 e 37 extraídos por motivo protético, há cerca de 20 anos. Após a instalação da prótese total inferior, a paciente referiu severa dor em queimação na região posterior esquerda. Com a retirada da prótese, a dor cessava. Sucessivos desgastes na prótese total foram efetuados, porém, não resultaram em alívio da dor. O exame clínico mostra ausência de lesões ou ulcerações na cavidade bucal da paciente. O exame radiográfico não mostra qualquer proeminência óssea. A injeção de uma gota de anestésico local na região dolorida debelou imediatamente a dor à pressão. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  •  

    O termo neuroma traumático é usado para descrever a formação de uma massa que se desenvolve nas extremidades dos cotos nervosos, após corte parcial ou completo do nervo. A lesão representa uma resposta exagerada , por uma hiperplasia reativa como resultado de tentativas de regeneração, caracterizada por hiperplasia de células de Schwann.

  • O neuroma é uma lesão nodular, o exame clínico mostra não haver lesões.

  •   Os neuromas traumáticos são caracterizados por dor neuropática associada ao trauma prévio. É importante observar que cicatrizes mucogengivais após os procedimentos cirúrgicos orais, como exodontias e apicectomias podem levar a uma dor neuropática típica.Esse tipo de cicatriz mucogengival revela dor  quando a pressão digital é aplicada sobre a área ou quando a área é comprimida pela base de uma prótese. O que ocorre normalmente é a negligência por parte do clínico destes pontos diminutos de dor.

    Para facilitar o diagnóstico vou listar abaixo as principais características das cicatrizes mucogengivais com formação de neuromas:

     * história clínica de cirurgia ou lesão lacerante no local da dor

     * massa tecidual geralmente não visível ou palpável

     * ausência de queixa dolorosa, exceto quando o local é agravado por pressão ou estiramento

     * injeção de uma gota de anestésico no local da dor produz prontamente a eliminação da dor pelo período da anestesia.

              Deve-se lembrar que se trata de uma dor crônica, com duração acima de 3 meses após o procedimento odontológico.

  • Neuroma traumático não é um neoplasma verdadeiro, mas sim uma proliferação reacional do tecido neural após transecção ou dano de um feixe nervoso. Depois de um nervo ser danificado ou lesionado, a porção proximal tenta regenerar-se e estabelecer a inervação do segmento distal pelo crescimento de axônios através de túbulos de células proliferantes de Shawn. SE ESTES ELEMENTOS REGENERADORES ENCONTRAM UM TECIDO CICATRICIAL OU POR OUTRO LADO NÃO PODEM ESTABELECER A INERVAÇÃO, PODE SE DESENVOLVER UMA MASSA SEMELHANTE A UM TUMOR NO LOCAL DA INJÚRIA, PODEM ESTAR ASSOCIADOS A APÓS PAROTIDECTOMIAS, ESVAZIAMENTO CERVICAL E MENOS COMUMENTE, ASSOCIADOS A OSTEOTOMIAS MANDIBULARES E EXODONTIAS.

  • Para considerar como neuroma traumático faltou a questão salientar a presença de nódulos. "Tipicamente os neuromas traumáticos da mucosa oral se apresentam como nódulos não-ulcerados de superfície lisa." Considero errado esse gabarito.