SóProvas


ID
2762740
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 36 anos de idade, sexo feminino, é professora do Ensino Médio, leciona em três escolas e queixa-se de estresse decorrente das condições de trabalho e de dores de cabeça regulares, ao final da tarde. A abordagem médica não identificou problemas sistêmicos e a paciente busca no tratamento odontológico uma resposta às suas dores. Na anamnese, a paciente relata sensibilidade elevada ao pentear o cabelo e refere “torcicolos” frequentes. No exame clínico, a palpação dos músculos do pescoço e ombro detectou algumas áreas hipersensíveis ao toque.

Nesse caso, considere as assertivas abaixo.

I. O tratamento dos músculos mastigatórios, por meio do uso de plano de mordida posterior, é eficaz no alívio da dor da paciente

PORQUE

II. os pontos-gatilho presentes nos músculos cervicoespinhais são a origem do problema, ao provocar co-contração e consequente sensibilidade local nos músculos da mastigação.

Estabelecendo uma relação entre as asserções acima,

Alternativas
Comentários
  • O enunciado não fala nada de sintomatologia ou exame de músculos mastigatórios. Assim fica difícil...

  • A primeira assertiva fala de RETRODISCITE que a dor diminue em desoclusao de posteriores. 
    A segunda fala de dor miofascial regional com ponto de gatilho. Uma não tem nada a ver com a outra. São desordens articulares da ATM.

  • D

  • Eu particularmente acho que as duas são falsas, principalmente pelo diagnóstico ser compatível com dor miofascial. Quando se fala em dor nos ombros (coluna, pescoço) nos remete ao músculo trapézio que nele pode existir pontos de gatinho para dor no temporal. Ao dizer que doi o couro cabeludo, subentende-se que seja no temporal. Dessa forma, não poderia ser co-contração protetora, que é uma dtm mais relacionada a não adaptação dos músculos a uma mudança no plano oclusal como em restaurações bem altas.
  • Na minha opinião o texto se refere a uma dor miofascial, uma vez que observamos a presença de pontos de gatilho, dor referida ao pentear o cabelo para a região de pescoço - torcicolo. M. Temporal referindo para o M. trapézio. Como aparentemente a causa dessa disfunção está relacionada ao estresse emocional, uma terapia e exercício físico ajudaria no tratamento. Como também o uso de Aines para reduzir a inflamação muscular, como também o agulhamento dos pontos de gatilho.