SóProvas


ID
276331
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A importância da disciplina do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: site www.pontodosconcursos.com.br


    Fundamentação:

    Quando falamos sobre a importância da regulamentação do mercado de capitais, vários são os aspectos que devem ser considerados. É claro que um mercado com uma regulamentação eficiente trará muitos benefícios para a sociedade e, consequentemente, proporcionará um maior desenvolvimento econômico. Isso só é possível se os agentes que fazem parte do sistema acreditarem na regulamentação e na proteção que lhes é atribuída. Dessa forma, é notório que a regulamentação aumenta a transparência das informações prestadas e com isso atrai cada vez mais investidores que, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento econômico. Acredito que a questão tenha ficado muito ampla e não seria possível que o candidato descobrisse qual a linha de pensamento que o examinador estava buscando. Não há erro algum no parágrafo anterior que nos induz a responder a letra E. Dado o exposto acima, solicito que a questão seja anulada e os pontos concedidos a todos os candidatos.

  • Na verdade o erro da alternativa E, está em dizer que a "transparência aumenta"..e transparência não é algo VOLÁTIL, ainda mais no mercado de Capitais, ou seja, não é algo que pode aumentar ou diminuir, ela tem que existir sempre, por isso que existe fiscalização...
  • Eu marcaria Letra B porque a medida que aumenta o desenvolvimento do mercados de capitais, reduz a necessidade das empresas buscarem crédito junto às Instituições Financeiras, visto que podem se capitalizar emitindo ações ou debêntures.
  • Os mercados de capitais permitem a negociação de títulos no mercado secundário, sem intermediação bancária.
    Mercados primários -  visam a captação de recursos pelas empresas 
    Mercados secundários - seu objetivo é circular os títulos e valores mobiliários emitidos no mercado primário, gerando liquidez para os mesmos. Quem faz isso são as bolsas de valores.
  • "O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização." Assim sendo, permite que as companhias tenham acesso a capital sem necessariamente recorrer aos bancos. Por isso, reduz a intermediação bancária.

     

    a) facilita criar oportunidades de captação de recursos pelas instituições bancárias.

    O mercado de capitais facilita criar oportunidades de captação pelas companhias, e não pelas instituições bancárias.

     

    b) reduz a intermediação bancária.

    GABARITO. 

    Sim, reduz a intermediação bancária pois se apresenta como mais uma opção de captação de recursos, concorrendo então com os bancos.

    Mas qual a importância do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico? Uma vez que ele canaliza recursos para as companhias, permite que essas empresas invistam  o dinheiro obtido na compra de máquinas, ampliando sua capacidade de produção, contratando mais pessoas, inovando em várias áreas e contribuindo para a geração de riqueza da região em que estiver.

     

    c) por sua complexidade, dificulta a captação da poupança popular pelos agentes econômicos.

    Não faz sentido.

     

    d) modela mecanismos de governança para as empresas.

    Sim, o mercado de capitais modela mecanismos de governança para as empresas e por isso são importantes para estas, e não para o desenvolvimento econômico.

     

    e) aumenta a transparência das informações prestadas aos investidores.

    Realmente as empresas que negociam suas ações em bolsa, em geral, possuem uma maior preocupação com a questão da governança corporativa, e um dos pilares desta é o disclosure, que trata de uma maior transparência nas informações geradas aos stakeholders (partes interessadas no negócio). Mas veja bem, este não pode ser apontado como um fator que contribua para o desenvolvimento econômico, conforme pede o comando da questão. Por isso, não pode ser citada como a opção correta.