- ID
- 27835
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- BNDES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Economia
- Assuntos
Na Teoria do Crescimento Endógeno de Lucas e outros, ao contrário de outros modelos (clássico, neoclássico, etc.),
Na Teoria do Crescimento Endógeno de Lucas e outros, ao contrário de outros modelos (clássico, neoclássico, etc.),
A análise da história econômica do Brasil é importante para se entender a situação da economia brasileira. Com relação a esse tema,
julgue (C ou E) os itens subseqüentes.
De 1956 a 1963, as elevadas taxas de crescimento econômico coexistiram com reduções substanciais do deficit público e da inflação.
Os indicadores sociais fornecem informações que dizem respeito diretamente à qualidade de vida da população de um país. Com relação a esses indicadores, não se pode dizer que:
O avanço da industrialização trouxe para os economistas situações relacionadas à economia ambiental. Quanto a um fabricante de aço que polui a atmosfera, afirma-se que
Considere o Modelo de Solow dado pelas seguintes equações e informações:
y = k0,5
? = 0,05
onde:
y = produto por trabalhador;
k = estoque de capital por trabalhador;
? = taxa de depreciação.
Supondo a taxa de crescimento populacional igual a zero, a taxa ótima de poupança dada pela "regra de ouro" gera um nível ótimo de investimento por trabalhador igual a:
.A teoria do crescimento endógeno, associada aos trabalhos de Paul Romer e Robert Lucas, diferente de outras construções com base no Modelo de Crescimento de Solow, considera que
Sobre a estratégia de desenvolvimento equilibrado, elaborada por Rosenstein-Rodan, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à teoria do desenvolvimento endógeno.
Tratando-se da análise de Shumpeter sobre o processo de Desenvolvimento Econômico, é INCORRETO afirmar que:
O desenvolvimento econômico define-se pela existência de crescimento econômico contínuo, em ritmo superior ao crescimento demográfico, envolvendo mudanças de estruturas e melhoria dos indicadores sociais. Com o desenvolvimento, NÃO se pode afirmar que:
A "Agenda 21 local" é uma importante estratégia de desenvolvimento. Sobre este assunto, pode-se afirmar que:
Marque a alternativa que contempla a principal força e contribuição do desenvolvimento local para a redução das desigualdades regionais.
Para efeito de análise comparada, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu três principais categorias de medidas, uma para o nível "Baixo Desenvolvimento Humano", outra para o nível "Médio Desenvolvimento Humano" e uma terceira medida para "Alto Desenvolvimento Humano". Pergunta-se: Qual foi o intervalo considerado pelo PNUD para classificar a região no nível médio de desenvolvimento humano?
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu, durante o ano de 2004, R$ 5,6 milhões em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), beneficiando 1,57 milhão de famílias. É CORRETO afirmar:
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento "o agronegócio foi responsável em 2003 por 33% do Produto Interno Bruto (PIB), 42% das exportações e 37% dos empregos no Brasil". O desenvolvimento do agronegócio NÃO está atrelado:
Segundo Marcio Pochmann, a decisão de elevação contínua do salário mínimo requer muito mais do que o simples debate acerca do índice de reajuste monetário. Inegavelmente, a decisão de elevação real do salário mínimo requer o estabelecimento de um conjunto de diretrizes de políticas públicas que apontam para a redefi nição de uma nova estratégia de desenvolvimento socioeconômico para o país.
(Pochman, Mario & Fagnani, Eduardo (organizadores). Debates contemporâneos: economia social e do trabalho, n.1. Mercado de trabalho, relações sindicais, pobreza e ajuste fi scal, São Paulo: LTr, 2007, p. 41).
Baseado nesse pressuposto assinale a opção incorreta.
Acerca do conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a opção correta.
Acerca da perspectiva econômica da sustentabilidade, assinale a opção correta.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos instrumentos econômicos utilizados para promover a sustentabilidade.
I Entre os instrumentos econômicos utilizados no combate à poluição se destacam os impostos pigouvianos - imposto que, quando acrescido ao preço de um produto, gera uma externalidade negativa tal que o valor cobrado iguala o custo marginal externo dos danos ambientais.
II O sistema de comércio de cotas de poluição é um mecanismo de promoção da eficiência alocativa, pois estabelece um mercado para os direitos de poluir, emitindo créditos ou permissões negociáveis para a poluição. No entanto, tal sistema existe apenas em teoria e muitos acreditam que jamais poderá ser implantado dadas as suas dificuldades operacionais.
III As políticas de promoção da sustentabilidade fazem uso de uma série de instrumentos de comando e controle, especialmente a fixação de padrões que determinam a qualidade do meio ambiente a ser atingida, padrões que especificam o tipo de equipamento e normas e recomendações acerca do método a ser utilizado na produção.
IV As soluções com base em mecanismos de mercado, como impostos e subsídios, são sempre mais eficientes e efetivas que os mecanismos fundamentados em estratégias de comando e controle.
Estão certos apenas os itens
No modelo de crescimento neoclássico de Solow, supondo-se nulo o crescimento da força de trabalho e inexistência de melhorias tecnológicas, a economia tende para um estado estacionário cujo valor é medido
Segundo o modelo de crescimento econômico de Solow, um choque tecnológico positivo gera efeitos importantes em variáveis econômicas.
A esse respeito analise as afirmativas a seguir:
I. No longo prazo, os níveis de capital por trabalhador e o PIB real por trabalhador não se alteram.
II. No curto prazo, há aumento das taxas de crescimento do PIB real por trabalhador e do capital por trabalhador.
III. No longo prazo, não há alterações na taxa de crescimento do capital por trabalhador.
Assinale:
O estudo das desigualdades de rendas no Brasil aponta de forma sistemática um elevado grau de desigualdade regional. O indicador usado para auferir o grau de concentração de renda, que consiste em um número entre zero (0) e um (1), em que 1 corresponde à completa desigualdade, é:
Os modelos de crescimento endógeno da economia
Analise:
I. Em uma economia aberta com perfeita mobilidade de capitais e taxas de câmbio flexíveis, a política monetária expansiva é um instrumento eficiente no curto prazo para diminuição da taxa de desemprego.
II. Em um sistema de taxas de câmbio fixas, a desvalorização da moeda nacional tenderá a aumentar as importações e diminuir as exportações de bens e serviços.
III. O resgate de títulos públicos em operações de mercado aberto é um dos instrumentos que podem ser utilizados pela autoridade monetária para reduzir os meios de pagamento da economia.
IV. O saldo da balança comercial de um país é função decrescente da renda nacional e função crescente da renda do resto do mundo.
É correto o que consta APENAS em
A Curva de Phillips expressa o conflito existente no curto prazo entre dois objetivos de política econômica. São eles:
Os modernos modelos de crescimento econômico endógeno
Os indicadores sociais e de renda fornecem informações que dizem respeito diretamente à qualidade de vida da população brasileira e de outros países. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O modelo de crescimento neoclássico simples de Solow difere do modelo de crescimento de Harrod-Domar porque
No modelo de crescimento de Solow, o formulador da Política Econômica do Governo deve ter como objetivo, no estado estacionário,
Sobre crescimento econômico e progresso tecnológico, é verdadeiro afirmar:
O sucesso da utilização do índice de desenvolvimento humano (IDH) como indicador de desenvolvimento está no fato de ele não considerar variáveis de renda em seu cálculo mas somente indicadores sociais.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
O modelo de economia socialista baseado na concepção de um ministério da produção, proposto por Oskar Lange, foi aperfeiçoado mais tarde pela teoria econômica do socialismo de mercado, defendida por Friedrich Hayek.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
O desenvolvimento econômico tem correlação direta com o aumento das taxas de crescimento econômico.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
O aumento da regressividade tributária em relação à renda do contribuinte, se forem mantidas constantes as demais variáveis do sistema econômico, gera um aumento da demanda no mercado interno e do potencial de crescimento econômico.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
No Brasil, a desigualdade espacial de renda e de crescimento econômico tem acompanhado a evolução histórica do país desde os tempos coloniais.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
A renda obtida pelo setor financeiro da economia não decorre do valor agregado aos serviços que o setor presta aos demais agentes econômicos.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
O IDH é composto por três aspectos principais: a renda, calculada a partir do PIB corrigido pela paridade do poder de compra per capita; a longevidade, calculada pela expectativa de vida ao nascer; e a educação, calculada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
O índice de Gini de uma população varia em razão inversa à desigualdade da distribuição de renda dessa população.
Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens de 47 a 54.
No Brasil, as agências públicas de fomento atuam no segmento financeiro de empréstimos de longo prazo destinados a projetos de investimento, mas também desempenham importante papel no mercado de crédito bancário comum.
No modelo de crescimento neoclássico de Solow
Os economistas da vertente ou escola neoliberal acreditam que certas características de um país podem travar seu desenvolvimento econômico. Dentre as características que mencionam, NÃO se encontra a(o)
O Modelo Básico de Crescimento de Solow considera o papel da taxa de poupança na formação de capital físico e o aumento da mão de obra efetiva, dado exogenamente, para explicar o crescimento da economia. Os modelos de crescimento endógeno consideram o(a)
O crescimento econômico de um país, no sentido do aumento do PIB real per capita, normalmente reduz a pobreza (aumentando a renda média dos pobres). Mas, muitas vezes, piora a distribuição de renda, pois a renda média dos pobres aumenta menos que a renda média total. No entanto, segundo estudiosos do assunto, em alguns países asiáticos de alto crescimento não aconteceu esta piora na distribuição de renda porque
Os gastos sociais do governo brasileiro, como percentual do PIB, têm sido elevados, embora muitos considerem os resultados, em termos de melhora da distribuição de renda, insatisfatórios. Várias causas podem ser citadas para explicar tal fato, dentre as quais NÃO se encontra a(o)
Com relação aos modelos de crescimento econômico, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo de Solow-Swan requer retornos constantes de escala para capital e trabalho em separado e retornos decrescentes para a função de produção conjunta.
II. No modelo de Romer, os produtos marginais do capital e do trabalho são constantes.
III. O modelo de Romer é um modelo de crescimento exógeno baseado no crescimento do fator de produção tecnologia.
Assinale:
Com relação aos modelos de crescimento endógeno, analise as afirmativas a seguir.
I. No modelo AK de crescimento endógeno os produtos médio e marginal do capital são constantes em relação a A e, assim, f(k)/k = A.
II. No modelo de crescimento endógeno de Romer (1990), a taxa de crescimento e a taxa de lucro são determinadas simultaneamente.
III. No modelo AK, a poupança constante e exógena e o nível de tecnologia fixo, são duas hipóteses.
Assinale:
De acordo com a curva de Kuznets, em qual dos países seria esperada a maior desigualdade de renda?
A importância da disciplina do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico:
A importância da disciplina do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico:
No que concerne a desenvolvimento econômico e social, julgue o item subsecutivo.
O desenvolvimento sustentável pode ser definido como aquele que atende às necessidades do presente sem sacrificar a possibilidade de atendimento das necessidades futuras.
Para avaliar o nível de bem-estar de determinada população, cientistas sociais costumam utilizar uma série de indicadores econômicos e sociais. Com relação a esses indicadores, julgue o próximo item.
O índice de desenvolvimento humano (
IDH) é uma medida de bem-estar mais ampla que a renda per capita. O IDH não possui informações sobre a renda por indivíduo, mas considera outras variáveis, tais como distribuição da renda, escolaridade e mortalidade infantil.
Acerca dos modelos de crescimento econômico, assinale a opção correta.
A respeito das estratégias de crescimento econômico, julgue os
itens a seguir.
As economias de alto desempenho da Ásia, além de utilizarem estratégias de desenvolvimento voltadas para a exportação, também se caracterizavam por taxas de poupança elevadas e avanços significativos na educação pública.
A respeito das estratégias de crescimento econômico, julgue os
itens a seguir.
O fato de que a elasticidade renda dos produtos importados pelos países em desenvolvimento tende a ser elevada contradiz os modelos que enfatizam a deterioração dos termos de troca desses países e a substituição de importações.
A respeito das estratégias de crescimento econômico, julgue os
itens a seguir.
Na visão de Presbisch, a taxa de crescimento econômico dos países periféricos é limitada pelas altas elasticidades renda, que caracterizam a demanda de exportações de produtos primários, os quais constituem a base das vendas externas desses países.
A respeito das estratégias de crescimento econômico, julgue os
itens a seguir.
Estratégias de desenvolvimento mediante a substituição de importação, por se basearem nas vantagens comparativas, garantiram, aos países que as adotaram, fortes taxas de crescimento da renda per capita.
Com relação à política brasileira de desenvolvimento, julgue os
próximos itens.
O crescimento econômico no período de 1973 a 1980 deu-se, em parte, pelo fato de o país ter adiado o ajuste macroeconômico exigido pela primeira crise internacional do petróleo.
No que se refere ao crescimento econômico e à dívida pública, julgue
os itens que se seguem.
No modelo de crescimento de Solow, a oferta de bens fundamenta-se na função de produção, com retornos constantes de escala e taxa de poupança constante.
Com relação às atuais mudanças sociais e econômicas no Brasil, associadas a tendências demográficas observadas nos últimos anos, e às perspectivas de médio e de longo prazos que se delineiam, julgue os itens seguintes.
Os fluxos migratórios associados às oportunidades econômicas no setor agroindustrial têm contribuído decisivamente para o aumento populacional nas regiões Norte e Centro-Oeste, o que implica aumento da participação relativa dessas regiões na população total do país.
Com relação às atuais mudanças sociais e econômicas no Brasil, associadas a tendências demográficas observadas nos últimos anos, e às perspectivas de médio e de longo prazos que se delineiam, julgue os itens seguintes.
O aumento da taxa de natalidade e da esperança de vida ao nascer contribui para o aumento da população de idosos no Brasil, o que, nos próximos vinte anos, implicará pressão sobre o sistema previdenciário.
Com relação às atuais mudanças sociais e econômicas no Brasil, associadas a tendências demográficas observadas nos últimos anos, e às perspectivas de médio e de longo prazos que se delineiam, julgue os itens seguintes.
A despeito dos problemas presentes nos grandes centros urbanos brasileiros e do surgimento de novas oportunidades econômicas no meio rural, verifica-se crescimento da população urbana no Brasil.
Com relação às atuais mudanças sociais e econômicas no Brasil, associadas a tendências demográficas observadas nos últimos anos, e às perspectivas de médio e de longo prazos que se delineiam, julgue os itens seguintes.
A desaceleração do crescimento demográfico e da taxa de crescimento vegetativo da população ocorre simultaneamente com o aumento da renda per capita e, consequentemente, com a melhora da qualidade de vida da população.
Com relação às atuais mudanças sociais e econômicas no Brasil, associadas a tendências demográficas observadas nos últimos anos, e às perspectivas de médio e de longo prazos que se delineiam, julgue os itens seguintes.
A estrutura etária brasileira tem-se mantido inalterada nas duas últimas décadas, sendo a população do país majoritariamente constituída por jovens de até vinte e quatro anos de idade, o que representará forte pressão para o mercado de trabalho nas próximas décadas.
Considerando o desempenho da economia brasileira nos últimos anos, julgue os itens subsequentes.
Acompanhando o forte ritmo de crescimento da economia brasileira em 2010 e a elevação dos preços das commodities, particularmente dos alimentos, no mercado internacional, a inflação medida pelo índice de preços ao consumidor amplo ultrapassou, naquele ano, o centro da meta prevista pela autoridade monetária.
O Brasil, pela magnitude e diversidade de seu patrimônio natural e pela dimensão de sua economia, ocupa lugar de destaque nas discussões a respeito da promoção do desenvolvimento sustentável e construção de um regime global relacionado aos efeitos das mudanças climáticas. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
No que diz respeito à sustentabilidade nas cidades brasileiras, há um desafio prioritário: a redução das emissões de gases poluentes associadas à atividade industrial e ao crescimento da frota automotiva.
No tocante à análise da economia brasileira contemporânea,
incluindo-se os aspectos relativos ao seu desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens a seguir.
O fato de a diminuição da pobreza no Brasil ter sido mais acentuada durante o Plano Cruzado e o Plano Real vai ao encontro da idéia de que o crescimento econômico é um importante redutor da pobreza.
No tocante à análise da economia brasileira contemporânea,
incluindo-se os aspectos relativos ao seu desenvolvimento
econômico e social, julgue os itens a seguir.
Ao longo do período 1981-2002, a redução da pobreza se fez acompanhar de uma melhoria significativa da distribuição de renda, sumariada pela redução expressiva do coeficiente de Gini para a economia brasileira.
No modelo de crescimento econômico de Solow, sem progresso tecnológico, a taxa de crescimento do produto real da economia, no estado estacionário, é igual a(à)
É INCORRETO afirmar que o desenvolvimento econômico de um país depende de instituições, criadas pelo Estado, que
Assinale a afirmação INCORRETA sobre os conceitos de desenvolvimento, subdesenvolvimento e crescimento econômico.
A emergência de novos centros dinâmicos de crescimento no interior do Brasil associada à persistência das desigualdades regionais e à preservação do meio ambiente tem aumentado o interesse pela análise econômica regional. No estudo desta área a teoria dos polos de crescimento elaborada pelo economista francês François Perroux afirma que:
I. o crescimento acaba difundindo-se a partir desses pólos de crescimento para outras regiões, através de diversos canais de integração (meios de transporte e comunicações, comércio de bens finais, matérias-primas e insumos industriais).
II. o polo de crescimento caracteriza-se pela indústria motriz, que promove o crescimento, ao exercer efeitos de encadeamentos entre setores e regiões. Os efeitos de encadeamento gerados pela indústria motriz no interior do polo geram economias externas (infraestruturas, proximidade dos consumidores, mão-de-obra e serviços especializados) que atraem as atividades econômicas.
III. a teoria dos polos apresenta pontos comuns com a teoria da localização, uma vez que o crescimento ocorre de forma localizada. A relação básica entre as duas teorias encontra-se nas economias de aglomeração geradas nos polos urbanos-industriais. Elas resultam das interdependências entre as atividades e das economias externas. Isso explica a concentração industrial e os complexos industriais localizados no Brasil e no mundo.
Analisando as afirmativas, pode-se dizer que:
Entre as diversas teorias que buscam investigar as causas das desigualdades regionais, bem como sua ampliação entre regiões e países encontram-se a teorias de Gunnar Myrdal e Jonh Williamson. Assinale a afirmação INCORRETA sobre estas diferentes visões sobre o assunto.
Julgue os itens que se seguem com base na relação entre
comportamento do mercado de trabalho e nível de atividade.
Em períodos de crescimento econômico acelerado, consideram-se o número de admissões para o cálculo da taxa de rotatividade e o número de demissões para o período de recessão econômica.
Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de
fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores
sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).
O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para classificar os países pelo grau de desenvolvimento humano. O IDH, atualmente, contempla três dimensões: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente.
O coeficiente de Gini de determinado país é uma medida da situação de
Amartya Sen e outros colaboradores criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de avaliar o grau de desenvolvimento e as condições de vida de um país. Tal índice combina a renda média com indicadores de
Nos modelos de crescimento econômico endógeno, o(a)
Associe os tipos de fontes de energia apresentados na coluna da esquerda com os exemplos desses tipos de fontes de energia indicados na coluna da direita.
Tipo de fonte Exemplo
P – Primária ( ) gás liquefeito de petróleo
S – Secundária ( ) bagaço de cana
( ) óleo diesel
( ) eletricidade
( ) lenha
A sequência correta, de cima para baixo, é
O Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) é utilizado para valorar a compra e a venda no Mercado de Energia Brasileiro. O seu valor, para que seja utilizado no Sistema de Contabilização e Liquidação, é informado à(ao)
No modelo de crescimento neoclássico desenvolvido por Solow, na década de 1960, a taxa de crescimento de equilíbrio de longo prazo
É correto afirmar que:
Suponha uma economia emergente comtaxa interna de poupança de 10%, com uma relação produto capital de 0,5 e comuma poupança externa de 5%do produto nacional. Em função disso, essa economia terá uma taxa potencial de crescimento no valor de:
Na implantação do Plano Real, a política cambial
Para responder às questões de números 27 e 28,
sobre a aplicação do modelo de Solow a uma
economia, considere as informações a seguir:
Função de produção: y = k1/2
Taxa de poupança: s = 30%
onde:
y = produto por trabalhador
k = estoque de capital por trabalhador
s = proporção da poupança por trabalhador em relação
ao produto por trabalhador = taxa de poupança
Se, no estado estacionário, o estoque de capital por trabalhador for igual a 36, a taxa de depreciação dessa economia será igual a
Para responder às questões de números 27 e 28,
sobre a aplicação do modelo de Solow a uma
economia, considere as informações a seguir:
Função de produção: y = k1/2
Taxa de poupança: s = 30%
onde:
y = produto por trabalhador
k = estoque de capital por trabalhador
s = proporção da poupança por trabalhador em relação
ao produto por trabalhador = taxa de poupança
A taxa de poupança que maximiza o consumo por trabalhador (regra de ouro) nessa economia é igual a
Em referência à Teoria do Crescimento Econômico,é correto afirmar que:
No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.
Entre os mais conhecidos obstáculos ao desenvolvimento do Brasil, incluem-se o estado precário de rodovias, a incapacidade dos portos em dar vazão à demanda, a fragilidade da malha ferroviária e os problemas comuns em aeroportos.
No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.
O sistema educacional, malgrado suas conhecidas deficiências, deixou de ser obstáculo ao desenvolvimento do país na medida em que vem conseguindo formar mão de obra qualificada em áreas estratégicas, particularmente engenheiros, tecnólogos e técnicos de nível médio.
No que concerne a desenvolvimento nacional, especialmente com ralação à infraestrutura e a fatores críticos para o crescimento sustentável do país a taxas mais elevadas, julgue os próximos itens.
O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil desde a Era Vargas e os anos JK, consolidado pelo regime militar e praticamente inalterado desde então, determina que as ações voltadas para a ampliação da infraestrutura sejam assumidas pelo poder público, ficando inviabilizada a participação da iniciativa privada no setor.
No modelo de crescimento de Solow, a economia alcança o denominado estado estacionário (steady state) quando
Analise as afirmações abaixo, relativas ao modelo de Solow.
I. Tudo o mais mantido constante, se a taxa de depreciação da economia aumentar, o nível de renda correspondente ao estado estacionário diminui.
II. Aumentos da taxa de poupança nem sempre correspondem a aumentos do nível de renda no estado estacionário.
III. O crescimento do produto por trabalhador no longo prazo é explicado pelo aumento da população em idade de trabalhar e economicamente ativa.
IV. O máximo de consumo por trabalhador no estado estacionário é alcançado, segundo a denominada “regra de ouro”, quando a produtividade marginal do capital por trabalhador é igual à taxa de depreciação da economia.
Está correto o que se afirma APENAS em
Tendo em vista que a evolução do PIB de um país, em determinado
período, constitui bom indicador do desenvolvimento econômico
desse país ao longo do período considerado, julgue os próximos
itens, relativos à mensuração do PIB.
Em uma economia, quanto mais igualitária for a distribuição de renda, tanto mais próximo de zero será o seu coeficiente de Gini.
O crescimento econômico pode afetar a distribuição de renda, aumentando ou diminuindo a sua concentração. Em dois países, X e Y, essa distribuição é muito desigual. Nos últimos cinco anos, a taxa média de crescimento do PIB per capita foi praticamente a mesma nos dois países. Entretanto, o coeficiente de Gini diminuiu substancialmente em X e manteve-se estável em Y.
Diante do comportamento do coeficiente de Gini nos dois países, conclui-se que, nesses cinco anos, X teve