SóProvas


ID
2763391
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Diretas Já" foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de Presidente da República no Brasil. O movimento começou em maio de 1983 e foi até 1984, tendo mobilizado milhões de pessoas em comícios e passeatas. Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada e em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas, sendo eleito o primeiro presidente civil após o regime de Ditadura Militar (1964-1985), que foi:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • letra A) Tancredo Neves 

  • tancredo foi eleito,porém não assumiu pois morreu antes.

  • Gabarito:

    a) Tancredo Neves

    15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral por uma larga diferença. No entanto, adoeceu gravemente em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse.

    Adoeceu com fortes e repetidas dores abdominais , na véspera da posse em 14 de março de 1985. Foi, às pressas, internado no Hospital de Base do Distrito Federal. Tancredo disse a seu primo Francisco Dornelles, indicado à época para assumir o Ministério da Fazenda, que não se submeteria à operação caso não tivesse a garantia de que Figueiredo empossaria Sarney. Dornelles garantiu ao primo que Sarney seria empossado. Em 21 de abril Tancredo faleceu vítima de infecção generalizada, aos 75 anos.

    Na cerimônia de transmissão do cargo, no Palácio do Planalto, o presidente João Figueiredo, por sugestão de Leitão de Abreu, então chefe da Casa Civil, não compareceu, não passando a faixa presidencial a José Sarney, porque Sarney entraria no exercício do cargo como substituto e não como sucessor, sendo Gervázio Batista, então fotógrafo oficial do Palácio do Planalto, o responsável pela entrega da faixa ao novo presidente.

  • Na véspera de tomar posse, em 14 de março daquele ano, Tancredo, o líder da Aliança Democrática, foi internado em estado grave, no Hospital de Base de Brasília. Dessa forma, José Sarney tomou posse como Presidente da República em 15 de março de 1985.

     

    Em 21 de Março de 1985 Tancredo Neves morre! Sarney assumiu definitivamente a Presidência da República. Ironicamente, atestando o caráter conciliatório e continuísta da transição, um líder da ditadura (ex-ARENA), embora já dissidente e adaptado à nova realidade política, foi encarregado de presidir o Brasil na última fase da transição democrática. 

  • Se colocasse Sarney iria derrubar geral. kk

  • TANCREDO NEVES= ELEITO INDIRETAMENTE

    SARNEY = VICE

  • Apenas um adendo aos comentários dos colegas:

    Primeiro presidente civil pós República da Espada: Prudente de Morais.

    Primeiro presidente civil pós Ditadura Militar: Tancredo Neves (que não assumiu pois morreu, ficando o cargo de presida para José Sarney - seu vice).

  • Alternativa correta letra "A".

    -Diretas Já: Em 1983 durante o Governo do quinto e último Presidente do Regime Militar, João Figueiredo, a oposição promoveu a campanha “Diretas já” que mobilizou milhões de pessoas nas ruas pedindo o fim do regime militar e novas eleições diretas para presidente da republica.

    Diversos grupos políticos, artistas e milhões de brasileiros se mobilizaram em favor da aprovação da emenda “Dante de Oliveira”. Essa emenda estabelecia a realização de uma nova eleição presidencial direta para o ano de 1985. Mas a emenda acabou não sendo aprovada. Então em 1985 as eleições continuaram indiretas e decididas por um colégio eleitoral. Tancredo Neves venceu o pleito dando fim ao Regime Militar e início à Nova República. Antes de assumir a presidência, Tancredo morre e quem assume é seu vice, José Sarney.