SóProvas


ID
2763901
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei no 12.830/2013 (Investigação Criminal Conduzida pelo Delegado), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Lei 12.830/2013

    A) Art. 2º,  § 2º  Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.

    B) Art. 3º  O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.
    Não há exigência de inscrição na OAB.

    C)Art. 2º  As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. 

    D e E) Art. 2º, § 5º A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.

  • Tomar cuidado: há hipóteses de investigação privada, na forma da Lei

    Abraços

  • Resposta: letra de lei.

    LEI 12.830/13

    Art. 2o  As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. 

    GAB. C

     

  • Gabarito: (literalidade da lei)

     

     

     

    Contudo, conforme ressaltado pelo colega Lúcio Weber:

     

    "A investigação de crimes no Brasil é uma atividade exclusiva dos órgãos públicos (polícia, Ministério Público, Tribunais de Contas etc.)?

    NÃO. Não existe uma determinação de que somente o Poder Público possa apurar crimes. 

    A imprensa, os órgãos sindicais, a OAB, as organizações não governamentais e até mesmo a defesa do investigado também podem investigar infrações penais. 

    Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode investigar delitos, até mesmo porque a segurança pública é “responsabilidade de todos” (art. 144, caput, da CF/88).

    Obviamente que a investigação realizada por particulares não goza dos atributos inerentes aos atos estatais, como a imperatividade, nem da mesma força probante, devendo ser analisada com extremo critério, não sendo suficiente, por si só, para a edição de um decreto condenatório (art. 155 do CPP). Contudo, isso não permite concluir que tais elementos colhidos em uma investigação particular sejam ilícitos ou ilegítimos, salvo se violarem a lei ou a Constituição.

     

    Lei nº 13.432/2017

    A Lei nº 13.432/2017 dispõe sobre o exercício da profissão de detetive particular.

    Considera-se detetive particular "o profissional que, habitualmente, por conta própria ou na forma de sociedade civil ou empresarial, planeje e execute coleta de dados e informações de natureza não criminal, com conhecimento técnico e utilizando recursos e meios tecnológicos permitidos, visando ao esclarecimento de assuntos de interesse privado do contratante." (art. 2º).

     

    O detetive particular pode colaborar formalmente com a investigação conduzida pelo Delegado no inquérito policial? 

    SIM. Essa possibilidade foi expressamente prevista no art. 5º da Lei nº 13.432/2017"

     

     

     

     

    Fonte: Dizer o Direito

  • Gabarito C

    Art. 2 o   As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Art 2º As funções de policia judiciaria e a apuracão de infrações penais exercidas pelo delegado de policia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas do estado.

  • alguem saberia me dizer pq a B esta errada?

  • Não precisa de OAB.!!!

  • Veja o poder de uma preposição e analise a sua diferença no contexto: as funções de polícia judiciária essenciais e exclusiva DE Estado e não DO Estado. perdi a questão fácil por besteira. Putz. ...
  • A) § 2º Durante a investigação criminal, cabe ao DELEGADO DE POLÍCIA a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.

    B) Art. 3º O cargo de DELEGADO DE POLÍCIA é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

    C) GABARITO

    D) e E) § 5º A REMOÇÃO do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.

  • artigo 2° da lei 12830 de 2013

  • L12830

    Art. 2º  As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

  • A). ERRADA – Durante a investigação criminal, cabe ao DELEGADO DE POLÍCIA a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos

    B). ERRADA – O cargo de Delegado de Polícia é privativo de Bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados

    C). CORRETA – Redação exata do artigo 2º da Lei

    D). ERRADA – Ato fundamentado do Superior hierárquico que é o Delegado Geral

    E). ERRADA – Ato fundamento do Superior Hierárquico que é o Delegado Geral

  • Art. 2º As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

  • a) Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.

    b) O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

    c) As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

    d) A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.

  • a) INCORRETA. É o delegado de polícia que tem o poder de, no âmbito da investigação criminal, requisitar perícias, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos:

    Art. 2º (...) § 2º Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.

    b) INCORRETA. De fato, o cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, mas sem a exigência de inscrição na OAB!

    Art. 3º O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

    c) CORRETA. Perfeito! Afirmativa totalmente de acordo com o caput do art. 2º:

    Art. 2º As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. 

    d) e e) INCORRETAS. O ato de remoção do delegado precisa ser fundamentado, mas a Lei nº 12.830/13 não indica a autoridade competente para realizá-lo!

    Art. 2º (...) § 5º A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.

    Resposta: C

  • O cargo de Delta é privativo de bacharel em direito.

    Mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, membros do MP, advogados e defensores públicos.

  • lei 12.830/2013

    Art. 2º As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

  • Gabarito C

    Art. 2º As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

  • Dispositivo recorrente:

    Art. 3º  O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

  • A) Durante a investigação criminal, cabe ao Escrivão de polícia a requisição de documentos e dados que interessem à apuração dos fatos. ITEM ERRADO! ✘✘

    B)O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em direito com inscrição da OAB. ITEM ERRADO! ✘✘

    C)As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo Delegado de Polícia são consideradas de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. ITEM CORRETO! ✔✔

    D)A remoção do Delegado de Polícia dar-se-á somente por ato fundamentado do Governador do Estado.

    ITEM ERRADO! ✘✘

    E)A remoção do Delegado de Polícia dar-se-á somente por ato fundamentado do Secretário de Segurança Pública.

    ITEM ERRADO! ✘✘

  • FUNDAMENTOS:

    A) Cabe ao DELEGADO DE POLÍCIA!

    Art. 2º,  § 2.º

    B) Não exige inscrição na OAB.

    Para acrescentar: há estados que exigem prática jurídica (mínimo 3 anos), nem todo estado exige, depende da lei orgânica de cada estado.

    Art. 3º. 

    C)Art.2º

    D e E) REMOÇÃO do delegado de polícia:

    Deslocamento (pode ser de ofício ou a pedido);

    COM ou SEM mudança de SEDE;

    Deve ser FUNDAMENTADO pelo delegado geral (superior hierárquico) geralmente, acontece por interesse público ou pela segurança mesmo) mas não esqueça: NÃO PODE SER DE FORMA GENÉRICA, tem que ser FUNDAMENTADO!!!!!!!!!!!

    Art. 2º, § 5º.

  • Gab c! Lei 12.830 - investigação conduzida pelo delegado.

    Art. 2º As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

    Natureza jurídica: as apurações são realizadas de acordo com o ordenamento jurídico (leis)

    Essenciais e exclusivas de ESTADO (são indelegáveis aos particulares.)

  • Letra C

  • Reforçando o assunto quando a "EXCLUSIVIDADE" de investigações criminais:

    Quando o art. 2º utiliza a palavra “EXCLUSIVAS”, ele não está afirmando que a apuração de infrações penais, por qualquer meio, é uma atribuição apenas do Estado. O que se preconiza é que a função de apuração de infrações penais exercida por meio do aparato estatal e conduzida por Delegado de Polícia não pode ser transferida à iniciativa privada. Em suma, VEDA-SE A “TERCEIRIZAÇÃO” OU “PRIVATIZAÇÃO” DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ESTATAL.

    Não se pode concluir, ao extremo, que somente o Poder Público possa apurar crimes. A imprensa, os órgãos sindicais, a OAB, as organizações não governamentais e até mesmo a defesa do investigado também podem investigar infrações penais. Qualquer pessoa [física ou jurídica] pode investigar delitos, até mesmo porque a segurança pública é “responsabilidade de todos” [art. 144, caput, da CF/88]

  • Gabarito: C

    Com base na Lei 12.8230/13

    A) Art. 2,§ 2º Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.

    B) Art. 3º O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados. " Não existe necessidade de inscrição no OAB"

    C) Art. 2º As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. CORRETA

    D) Art 2, § 5º A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado. Ato fundamentado do Superior hierárquico que é o Delegado Geral

    E) Ato fundamentado do Superior hierárquico que é o Delegado Geral

    Abraços e bons estudos

  • A- Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos.

    B- Não há necessidade de inscrição na OAB.

    C- As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado.

    D- A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.

    E- A remoção do delegado de polícia dar-se-á somente por ato fundamentado.