-
GABARITO CORRETO LETRA B
.
.
Entre os mais influentes fatores que interferem na decomposição cadavérica destacam-se a temperatura, a aeração, a higroscopia do ar, o peso do corpo, as condições físicas, a idade do morto e a causa da morte. Além disso, devem ser consideradas a ação bacteriana e a atividade dos insetos necrófagos. A temperatura muito alta ou muito baixa retarda ou interrompe a marcha da putrefação. Assim, abaixo de 0°C, não se inicia esse fenômeno. Em certas regiões geladas, como a Sibéria e a Groenlândia, os cadáveres se conservam naturalmente.
.
.
REFERÊNCIA: FRANÇA, G. V. Medicina Legal, 10ª Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Gen, 2015.
.
.
BONS ESTUDOS!!!
-
b) Putrefação - Consiste na decomposição fermentativa dos tecidos pela ação de diversos seres microscópicos, em seguida da autólise. O abdômen é onde se inicia este processo, com uma mancha verde característica, fato que só não ocorre nos recém nascidos;
Abraços
-
Entende Genival Veloso de França que: "A temperatura muito alta ou muito baixa retarda ou para a marcha da putrefação. Assim, abaixo de 0ºC, não se inicia esse fenômeno. Em certas regiões , como a Sibéria e a Groelândia, os cadáveres se conservam naturalmente."
A título de conhecimento, prossegue o autor: "Em locais onde o ar é seco, o cadáver pode ser conservado pela mumificação e, nos lugares mais úmidos, marcham para a saponificação ou maceração. Os ambientes de forte ventilação podem também mumificar, por processo natural, o cadáver. As condições do solo têm importância na prgressão deste fenômeno. Uns são destruídos celeremente, outros se conservam por fenômenos transformativos como a mumificação e a saponificação."
___________________________
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso de França - 11ª Edição (pg. 474)
-
"A temperatura muito alta ou muito baixa retarda ou para a marcha da putrefação. Assim, abaixo de 0ºC, não se inicia esse fenômeno. Em certas regiões , como a Sibéria e a Groelândia, os cadáveres se conservam naturalmente."
Interessante, não sabia que temperaturas muito altas retardavam a marcha da putrefação. Imaginei que fosse somente em temperaturas muito baixas.
-
“A temperatura muito alta ou muito baixa retarda ou para a marcha da putrefação. Assim, abaixo de 0°C, não se inicia esse fenômeno. Em certas regiões geladas, como a Sibéria e a Groenlândia, os cadáveres se conservam naturalmente. Em locais onde o ar é seco, o cadáver pode ser conservado pela mumificação e, nos lugares úmidos, marcham para a saponificação ou maceração. Os ambientes de fortes ventilações podem também mumificar, por processo natural, o cadáver. As condições do solo têm importância na progressão deste fenômeno. Uns são destruídos celeremente, outros se conservam por fenômenos transformativos como a mumificação e a saponificação.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1033
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
-
Daniel pereira pensa no caso de mumificação:
Altas temperaturas (Ex: deserto);
Ambiente seco;
Bem ventilado;
Solo arenoso.
-
A putrefação é a decomposição do corpo pela ação das bactérias, gerando grande quantidade de gases. No nosso clima, inicia-se ao redor de 24h da morte. Depende de dois fatores:
a) Temperatura do ambiente: o calor antecipa e o frio retarda a ação das bactérias.
b) Condições individuais que causam o aumento das bactérias antes da morte, como as infecções ou que dificultam o esfriamento do corpo, como nos obesos, precipitam a putrefação.
Fonte: Neusa Bittar
-
Questão de física !!!!
-
eu so lembrei de uma carne no congelador
-
A alternativa "B" é a menos errada. Existe diferença entre não iniciar a putrefação e preservar indefinidamente o corpo:
"A temperatura muito alta ou muito baixa retarda ou para a marcha da putrefação. Assim, abaixo de 0ºC, não se inicia esse fenômeno. Em certas regiões geladas, como a Sibéria e a Groenlândia, os cadáveres se conservam naturalmente." (FRANÇA, 2017, 11 ed., p. 474)
"Certos autores consideram que em temperaturas de -40º pode-se obter "uma preservação indefinida", inclusive permitindo a conservação em condições vitais de alguns materiais orgânicos como ossos, tecidos e espermatozoides (Gisbert Calabuig, in op. cit.)." (FRANÇA, 2017, 11 ed., p. 481)
-
É só se lembrar que o corpo entra em processo de congelação abaixo de 0° C, sendo esse um fenômeno transformativo conservador.
-
GABARITO - B
Os fatores ambientais interferem na putrefação!
Via de regra o cadáver tende a equilibrar-se com a temperatura do AMBIENTE, assim se o ambiente está mais frio que o corpo, o cadáver irá ESFRIAR. Se o ambiente está mais quente que o corpo, tende este a esquentar.
Quanto mais QUENTE o corpo (cadáver) mais rápido se dá o processo de putrefação, quanto mais FRIO mais lento tal processo. Entretanto, quando o corpo está ABAIXO DE ZERO GRAUS, este não irá putrefar, haja vista ter caráter de corpo congelado.
Outros fatores que interferem na putrefação é a condição da VÍTIMA, sendo esta mais gorda ou obesa, tende a putrefar com maior velocidade;
Outro fator que acelera o processo de putrefação é a CAUSA DA MORTE, sendo por infecção generalizada, terá o processo mais rápido em razão da grande quantidade de bactérias.
Abs
-
É só lembrar do capitão Steve Rogers, que, após o congelamento, não entrou em putrefação e ainda liderou os Vingadores contra Thanos.
-
nossa Marcos paulo, que comentario... so Jesus...
-
Lembrei da "Tragédia (ou Milagre) dos Andes", em que os sobreviventes da queda da aeronave se alimentaram dos corpos daqueles que morreram. Os corpos não entraram no estado de putrefação devido às baixas temperaturas. Esperaram 72 dias para serem resgatados.
Você teria coragem?
-
A) ERRADA. Abaixo de 5° C a putrefação por ação bacteriana ocorreria, porém mais lentamente. Em tempos de inverno de 36 a 48 horas. ou seja, Retarda a Putrefação.
B) CORRETA. abaixo de zero grau celsius tendem a conservar indefinidamente o corpo.
C) ERRADA. entre 5 e 10 graus Celsius teremos Putrefação.
D) ERRADA. Acima de 25 graus aceleraria a putrefação. Entre 18 a 24 horas depois da morte (Imaginemos um Verão), colaborando com a ação bacteriana e surgindo a Mancha Verde abdominal na fossa ilíaca direita. ( Marco Inicial da putrefação). E se for aquele calor tipo RIO 40°, mais rápida será a putrefação.
E) ERRADA. Explicação nas anteriores.
Fonte. Malthus.
-
Só lembrar da carne no congelador, que dura muitos meses.
-
GABARITO: B
A temperatura muito alta ou muito baixa retarda ou para a marcha da putrefação. Assim, abaixo de 0°C, não se inicia esse fenômeno. Em certas regiões geladas, como a Sibéria e a Groenlândia, os cadáveres se conservam naturalmente.
-
"Autores consideram que em temperaturas de - 40ºC pode-se obter "uma preservação quase indefinida [do corpo]" (...)"
FRANÇA, Genival (2011, p. 441)
-
PUTREFAÇÃO:
fase 1 - COLORAÇÃO/CROMÁTICA
início: 20-24hrs pós morte; (desaparecimento da rigidez)
se estende em todo corpo: em torno de 3-5 dias;
Em baixas temperaturas: a mancha aparece em torno de 36hrs;
Obs: Autores como Genival França entende que, temperaturas abaixo de -40º, tendem a preservar indefinidamente o corpo.
Fonte: @manualcaseiro
-
E só imaginar um pedaço de carne, se ele estiver no congelador vai ficar conservado por muito tempo. Se estiver cru, em temperatura ambiente vai estragar em torno 24H, já se estiver cozido vai demorar mais tempo para estragar(atrasando a putrefação).
Pensei dessa forma e deu certo!
-
Essa questão deveria ser anulada, há autores que afirmam que o cadáver só ficará preservado indefinidamente abaixo dos -40ºC.
a 0ºC as bactérias atuam sim, e o corpo vai apodrecer uma hora ou outra
Faz o teste: Um freezer tem uma temperatura de -17ºC, em média. Deixa um pedaço de frango cru 3 anos dentro do seu freezer e come pra ver se ficou preservado indefinidamente.
-
só faltou colocar em Fahrenheit kkkkkk
-
green boots!
-
Fenômenos transformativos conservadores (terminação "ão")
- Corificação: decorre da conservação do cadáver em urna metálica. cadáveres ficam com aspecto semelhante a couro, consistência dos órgãos internos mais amolecida e flexível
- Mumificação: rápido fenômeno de dessecação, ou seja, uma desidratação rápida do cadáver: 1) temperatura elevada, 2) lugares secos, 3) abundante ventilação -> Deserto (múmia)
- Saponificação ou Adipocera: 1) Lugar úmido, 2) quente, 3) pouco arejado, i) cadáver assume aspecto de sabão, cera (mole e quebradiço). à tênis (lava com sabão)
- Congelação: baixíssimas temperaturas e por tempo prolongado
- Calcificação – calcificação do corpo, ocorre mais nos fetos retidos na cavidade uterina (litopédios) – pedra
- Fossilização é um fenômeno transformativo conservador extremamente raro e se caracteriza pelo fato de o corpo apenas manter sua forma, mas não conservar qualquer componente de sua estrutura orgânica. Este processo exige períodos muito longos para sua ocorrência.
-
Teoria do Frozen dead.