SóProvas


ID
2764255
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um fluido refrigerante, gás refrigerante ou simplesmente um refrigerante são produtos químicos usados em um ciclo térmico em sistemas de refrigeração e climatização que reversivelmente passam por uma mudança de fase de líquido a gás, absorvendo calor e resfriando ambientes. Tradicionalmente, fluorocarbonos, especialmente clorofluorocarbonetos, foram usados como refrigerantes, devido a suas características ideais, como flamabilidade e toxicidade zero. Há ainda os hidroclorofluorcarbonos e os hidrofluorcarbonos. Outros refrigerantes são amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos não halogenados, tais como o metano. Sobre os fluidos refrigerantes de uso comercial, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O que está errado na alternativa D? Pelo que eu saiba o R-22 é um refrigerante HCFC, sendo assim, é prejudicial a camada de ozônio.

  • a) R717 - amônia - tóxico

    b) R11 - CFC

    c) R134A - HFC

    d) R22 - HCFC - tem ODP=0,05 e, provavelmente, a banca assumiu esse valor como insignificante

    e) R123 - CORRETO

     

  • O R-22 basicamente não ataca a camada de ozonio, seu problema é o efeito estufa, por isso hoje em dia não é mais muito utilizado (protocolo de kyoto)

  • Acredito que a questão cabe recurso, pois as alternativas D e E estão corretas. O R-22 e o R-123 são HCFC, sendo menos prejudiciais que o CFC, porém ainda atacam a camada de ozônio.

  • a) O gás R-717 é bastante utilizado em cervejarias, porém, não é um HFC, e sim é a AMÔNIA, e, tem toxicidade bastante elevada e possui grande possibilidade de se tornar explosivo.

    b) O fluído R-11 FC era amplamente utilizado em sistemas de ar condicionado, porém, é um refrigerante com grande potencial de destruição da camada de ozônio, e, está sendo substituído pelo R-123.

    c) O R-134a é um HFC (hidrofluorocarboneto), é o substituto do R-12 em muitas das suas aplicações, pois tem potencial nulo de destruição do ozônio e é não inflamável e não explosivo.

    d) É um HCFC, porém, basicamente não ataca a camada de ozonio, seu problema é o efeito estufa, por isso hoje em dia não é mais muito utilizado (protocolo de kyoto).

  • Justificativas

    a) Errada. O R 717 é a amônia, a qual não é um HFC, visto que é composta apenas por nitrogênio e hidrogênio. É muito usada em sistemas de grande porte industriais mas não em sistemas residenciais, por ser tóxica. Não ataca a camada de ozônio tampouco contribui para o aquecimento global

    b) Errada, é justamente o oposto. O gás R 11 ataca fortemente a camada de ozônio e vem sendo substituído pelo R 123

    c) Errada! O R134a não tem CFC em sua composição mas é do tipo HFC. Não ataca a camada de ozônio e tem potencial de prejuízo ao aquecimento global pequeno quando comparado a outros gases

    d) Errada! O R22 é não tóxico, é composto por HCFC mas tem baixo potencial de ataque à camada de ozônio e pouco contribui para o efeito estufa

    e) Correta. O R123 vem sendo usado como substituto do R11 e tem pouco impacto sobre a camada de ozônio e o efeito estufa.