SóProvas


ID
2764771
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da conquista da América e de sua colonização empreendida pelos espanhóis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Errado. Havia um alto índice populacional nessas regiões.

    B - Errado. Plantation foi um sistema predominante da colonização portuguesa. Na Espanhola temos o sistema de mita e encomienda.

    C- Correto. A Espanha dividiu seu império ultramarino americano em 4 vice-reinados.

    D e E são características da colonização inglesa (sobretudo na colônias do norte)

  • A ocupação e exploração espanhola no território americano fez-se de forma diferente daquela dos portugueses. Houve uma etapa de conquista, marcada por conflitos e massacres das populações nativas e, posteriormente, a ocupação dos territórios. No entanto, a lógica da colonização era semelhante: obtenção de mercado exclusivo, fornecedor e consumidor, de forma a manter a balança comercial da metrópole espanhola, favorável. É o que se entende normalmente como colonização a partir da lógica mercantilista europeia , dos séculos XVI, XVII e XVIII

    A questão apresenta cinco afirmativas acerca desta conquista , dominação e exploração espanhola, sendo que apenas uma é correta
    A) INCORRETO – Ao contrário de outras áreas da América, de baixa densidade demográfica, as áreas dos atuais México, Bolívia e Peru abrigavam os Impérios Maia, Asteca e Inca que, por sua vez , eram, cada um deles, um rico amálgama de povos, línguas e culturas. Os núcleos urbanos com referências europeias que foram estabelecidos assim o foram ou em áreas menos habitadas ou sobre os restos da destruição efetivada pelos espanhóis. 
    B) INCORRETO - A ocupação baseada em plantations escravistas é mais característica dos territórios do sul dos atuais EUA, de colônias britânicas nas ilhas do Caribe e das áreas de dominação portuguesa. Por terem encontrado farta riqueza em minério, os espanhóis baseiam sua exploração da América em extração de prata e ouro, utilizando o trabalho servil dos nativos. Aliás, utilizam-se da estrutura de trabalho pré- existente, principalmente aquela construída pelos dominadores quéchuas (incas) . Normalmente é classificada como uma forma de servidão coletiva
    C) CORRETO- A alternativa C descreve, corretamente, a base do sistema administrativo adotado pelos espanhóis na chamada América Espanhola, que compreendia o território do atual México, toda a América Central peninsular, ilhas do Caribe e a costa oeste da América do Sul. Um gigantesco território que foi aos poucos dominado e, dividido em Vice-reinados (áreas mais ricas) , sendo os Cabildos as câmaras municipais onde o poder era efetivamente exercido por comerciantes, mineradores e grandes proprietários, nem sempre em nome da coroa espanhola. 
    D) INCORRETO- Os fluxos migratórios para as áreas coloniais não eram muito estimulados na medida em que isso afetaria a mão de obra da Espanha. Além disso, a proposta mercantilista supunha não uma efetiva ocupação mas um mínimo de ocupação e investimento para a drenagem da riqueza para a metrópole.
    E) INCORRETA – A ocupação ibérica não é marcada pela tolerância religiosa. Ao contrário. Há uma profunda influência da Igreja Católica que tem associação de longa data com as coroas espanhola e portuguesa. É preciso lembrar que aqueles que habitam as áreas coloniais são entendidos como súditos sendo, portanto, submetidos às leis e projetos políticos da Coroa. Havia, no entanto, cristãos novos, marranos e perseguidos políticos que vinham fugidos das garras das autoridades civis e da Inquisição .

    RESPOSTA : ALTERNATIVA C