SóProvas



Questões de Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano


ID
516388
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A sociedade colonial, na América espanhola, era organizada com base na exploração estabelecida pelo mercantilismo metropolitano” (VICENTINO, 2007).

Nessa sociedade, os “chapetones” eram

Alternativas
Comentários
  • A

  • Sociedade Colonial Espanhola:

    I - Chapetones e Clero: Espanhóis, altos cargos.

    II - Criollos: Descendentes de espanhóis nascidos na América. Elite colonial, grandes proprietários e comerciantes. Integrantes dos Cabildos (câmaras Municipais).

    III - Mestiços: Capatazes e artesãos que serviam aos criollos.

    IV - Índios e Negros: Explorados como escravos ou "simi-escravos" (Mita ou Repartimiento - Trabalho forçado nas minas / Encomienda - trabalho servil nos latifúndios agroexportadores, também chamados de haciendas ou plantations.

  • Chapetones são os espanhóis recém-chegados, esses vieram da própria Espanha, ou seja, nasceram lá e se mudaram, com isso, possuem maiores privilégios que todos nesta sociedade pelo fato de ser a 1ª geração.

    GABARITO: A

    APMBB


ID
560386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas
e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como  concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).”


PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa “América mulher”. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)

Alternativas
Comentários
  • d) respeito aos valores culturais dos povos locais, facilitando, assim, as relações com os conquistadores e a aceitação das novas relações de produção e trabalho.

    Em 1498, dois mundos diferentes colidiram sem que um reconhecesse a real existência do outro. Os recém- chegados (europeus) não lograram decifrar a humanidade e a existência de uma cultura nativa, vendo os indígenas como seres sem alma ou, no melhor dos casos, material bruto que deveria ser moldado pela imposição da cultura européia cristã. E os ameríndios, pelo menos a principio, aparentemente não se deram conta de que os europeus eram seres de carne e osso, que vinham para saquear e destruir.  

  • Letra D - degraça ks

     

    "O cão não ladra por valentia e sim por medo."


ID
712333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA D
    1- O Tratado de Madrid foi firmado na capital espanhola entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI de Espanha, a 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.1 O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática. Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na Ásia e na América e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores.2 As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.
  • B - ERRADA
    Com as instituições das capitanias hereditárias houve a descentralização administrativa da América portuguesa. As capitanias hereditarias continuaram existindo até o final do século XVIII, quando o marquês de Pombal transformou as então existentes em Capitanias Reais. Na prática, o poder politico continuou descentralizado em todo o periodo colonial pois permaneceu concentrado nas mãos da elite latifundiária, classe dominante da qual faziam parte os proprios donatarios.
  • C - ERRADA -

    A Revolta de Beckman foi mais um movimento nativista que mostra os conflitos de interesses entre os colonos e a metrópole. Foi uma revolta que mostrou os problemas de mão-de-obra e abastecimento na região do Maranhão. As ações da coroa portuguesa, que claramente favoreciam Portugal e prejudicava os interesses dos brasileiros, foram, muitas vezes, motivos de reações violentas dos colonos. Geralmente eram reprimidas com violência, pois a coroa não abria mão da ordem e obediência em sua principal colônia.

  • E - ERRADA
    - A CONVENÇÃO DE SINTRA foi um acordo assinado há mais de duzentos anos, entre os comandantes dos exércitos francês e inglês para que as tropas francesas saíssem de Portugal.
  • O tratado de Madrid está  citado na questão "a", e não na "d". E o período pombalino não alcança o ano de 1750, pois está delimitado entre 1760 e 1808... ou não?

  • Não entendi: a correta é a letra A (que menciona o Tratado de Tordesilhas) ou a letra D (que menciona o RS)?

  • A) o Tratado de Madri foi assinado durante o reinado de Dom João V

    B) As políticas Pombalinas foram centralizadoras

    C) A revolta aconteceu antes

    D) Correto!

    E)Foi assinada por Ingleses e Franceses em 1808

  • O Tratado de Madri foi assinado durante o reinado de D. João V, em janeiro de 1750. Esse tratado foi praticamente uma das últimas coisas feitas pelo monarca, que morreu em julho do mesmo ano. D. João V foi sucedido por D. José I, que teve como secretário de Estado o Marquês de Pombal. A alternativa (A) está incorreta. 
    A alternativa (B) está incorreta. A era pombalina foi marcada por grande centralização administrativa, com reformas que tornaram bem mais eficientes a arrecadação e fiscalização na colônia. Não houve, portanto, descentralização administrativas na América portuguesa no período em questão.
    A alternativa (C) está incorreta. A Revolta de Baeckman é bem anterior ao período pombalino. A revolta data de 1684 e envolveu proprietários rurais do Maranhão, que se revoltaram contra abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão. O período pombalino ocorreu a partir de 1750.
    A alternativa (D) está correta. A ocupação ocorreu de 1763 a 1776.
    A alternativa (E) está incorreta. A Convenção de Sintra é de 1808, data muito posterior ao fim do período em que Pombal esteve no poder. Além disso, essa Convenção envolveu também a França, no contexto da Guerra Peninsular (1807 - 1814).

    Resposta: D
  • a) Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas. 

    ERRADA. O Tratado de Madrid foi um tratado firmado na capital espanhola entre os reis João V de Portugal e Fernando VI de Espanha, em 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.

    D. José I - Reinado: 31 de julho de 1750 a 24 de fevereiro de 1777

     b) A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil. 

    ERRADA

    Ao tomar posse no cargo de primeiro-ministro, Pombal assumiu não apenas a administração do Estado português, mas também das suas colônias, incluindo o Brasil. Sob o ponto de vista administrativo, as mudanças começaram com a extinção do antigo sistema de capitanias hereditárias. Para aumentar a exploração de riquezas, foram criadas duas companhias de comércio, na tentativa de incrementar a produção naquelas regiões: a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba. Ao mesmo tempo, Pombal intensificou a fiscalização sobre a exploração do ouro em Minas Gerais, numa conjuntura de crise no setor aurífero.

     c) No período referido acima, Portugal reafirmou a sua soberania sobre a província do Maranhão ao reprimir a tentativa do aventureiro inglês Beckman de se apossar dessa província. 

    ERRADA

    Era Pombalina (1750-1777)

    Revolta de Beckman, também Revolta dos Irmãos Beckman, aconteceu no então Estado do Maranhão, em 1684.

    Objetivo principal: Finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio.

     d) O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década. 

    CERTA

    Capitania do Rio Grande de São Pedro foi uma divisão administrativa do Brasil colonial. Foi criada pela coroa portuguesa em 1760 sob a dependência do Rio de Janeiro, na terra recuperada do domínio espanhol e já ocupada de fato por colonizadores portugueses.

    Teve a então vila de Rio Grande como sua primeira capital. Com a invasão da vila em 1763 pelos espanhóis, a capital foi transferida para a recém criada vila de Viamão. Dez anos depois sua capital foi transferida para Porto Alegre. Originalmente era subordinada à Capitania do Rio de Janeiro, mas em 1807 foi elevada à condição de Capitania-geral com o nome de Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, ganhando sua independência administrativa

     e) A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.

    ERRADA

    A Convenção de Sintra foi assinada no Palácio de Queluz em 1808.

    Era Pombalina (1750-1777)

  • A: Incorreto. O Tratado de Madri foi assinado durante o reinado de Dom João V. Dom José I assume após a morte de Dom João V e inicia, junto com o Marquês de Pombal, processo de rejeição do Tratado de Madri, que culmina no Tratado de El Pardo, de 1761.

    B: Incorreto. As políticas pombalinas foram centralizadoras. A título de exemplo, o Marquês é responsável por extinguir o Governo-Geral do Brasil e o Governo-Geral do Estado do Maranhão. Criou, no lugar, o Vice-Reino do Brasil. Pombal representava, em Portugal, a imagem do déspota esclarecido, que faz uso de algumas ideias iluministas com o intuito de promover a reforma, ou a um incremento do absolutismo. Nesse aspecto, Pombal contribui para centralizar o poder em Portugal.

    C: Incorreto. A Revolta dos Beckman ocorreu em 1684, quase um século antes do período pombalino. A revolta foi liderada pelos irmãos Beckman, que não eram aventureiros ingleses.

    D: Certo. Uma das razões da entrega de Colônia do Sacramento pelo Tratado de Santo Ildefonso, assinado em 1777, foi a ocupação da região de Desterro e parte do Rio Grande de São Pedro pela Coroa espanhola, justamente, durante o período pombalino, que se estende de 1750 a 1777. Os espanhóis estavam em vantagem no Rio Grande do Sul e haviam subido até a Ilha de Santa Catarina.

    E: Incorreto. A Convenção de Sintra, assinada em 30 de agosto de 1808, foi um acordo entre os comandantes dos Exércitos britânico e francês para regulamentar a evacuação de Portugal decorrente das invasões napoleônicas. A Inglaterra somente consolidaria sua presença na Guiana no início do século XIX.

    Fonte: Como Passar em Concursos CESPE - 7.000 questões comentadas. Editora Foco, 2016.

  • Cara, eu acho que o único jeito de saber isso é por eliminação. A correta é a D

  • GABARITO D

    A) Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas. JOÃO V

    B) A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil. DENTRE OUTRAS MEDIDAS POLITICAS ADOTADAS NO PERÍODO POMBALINO FOI A CENTRALIZAÇÃO DO PODER, INCLUSIVE AMPLIANDO O MARANHÃO COM O GRÃO PARÁ

    C ) No período referido acima, Portugal reafirmou a sua soberania sobre a província do Maranhão ao reprimir a tentativa do aventureiro inglês Beckman de se apossar dessa província. Essa revolta ocorreu antes do período pombalino, ocorreu em 1682. Devido a insatisfação de comerciantes, proprietários rurais e publico em geral, insatisfeitos com a companhia de comércio do maranhão

    D) O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década

    E) A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.

    Esse foi um acordo entre tropas inglesas e francesas para evacuação das tropas de Portugal. Após o Rei de Portugal abandonar o reino e o povo e fugir para o Brasil. .

  • a invasão espanhola a Rio Grande em 1763 e que se prolongou numa ocupação que durou até 1777.


ID
737419
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a colonização na América Espanhola, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A Casa de Contratação era um órgão de gestão dos negócios coloniais que, além de fiscalizar a cobrança de impostos, regulamentava a administração colonial e nomeava funcionários.

II. As Audiências, instituições de competências exclusivamente judiciária, eram subordinadas ao Conselho das Índias.

III. Os Cabildos assemelhavam-se às Câmaras Municipais e os seus membros pertenciam aos Chapetones.

IV. O primeiro Vice-Reinado formado na América Espanhola foi o de Nova Granada.

Alternativas
Comentários
  • I. A Casa de Contratação era um órgão de gestão dos negócios coloniais que, além de fiscalizar a cobrança de impostos, regulamentava a administração colonial e nomeava funcionários. (CERTO)
    II. As Audiências, instituições de competências exclusivamente judiciária, eram subordinadas ao Conselho das Índias. (ERRADO). As Audiências eram formadas pelos ouvidores e possuíam a função judiciária na América, apenas considerando O PRINCÍPIO da colonização. Com o tempo, passaram a ter funções administrativas. Este ponto invalida a assertiva.
    III. Os Cabildos assemelhavam-se às Câmaras Municipais e os seus membros pertenciam aos Chapetones. (ERRADO)  Com as diversas intromissões de autoridades das colônias, como corregedores e vice-reis, os cabildos começaram a perder seu poder. A partir do século XVIII, medidas coloniais começaram a centralizar o poder, agravando ainda mais a situação. Ao final daquele século, os cabildos eram quase insignificantes nas colônias, pois suas funções haviam sido tomadas por audiencias, intendentes e corregedores. Apesar disso, perduraram como representações das oligarquias dos crioulos, que eram os brancos descendentes dos espanhóis e nascidos nas Américas e não dos chapetones (Brancos nascidos na Espanha).
    IV. O primeiro Vice-Reinado formado na América Espanhola foi o de Nova Granada. (ERRADO) Na América, foi fundado o primeiro vice-reino em 1535 chamado de Vice-Reino da Nova Espanha e não Nova Granada.

  • Complementando[...]

    Os descendentes dos Chapetones, a despeito de não ter a mesma igualdade jurídica com os mesmos, podiam ser membros dos Cabildos

    As audiências tinham jurisdição sobre assuntos judiciais; militares; religiosos; financeiros e comerciais


ID
951133
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Tratado de Tordesilhas, celebrado em 1494 entre as Coroas de Portugal e dois países, estabelecia que Espanha, pretendeu resolver as disputas por colônias ultramarinas entre esses

Alternativas
Comentários
  • b) os domínios espanhóis e portugueses seriam separados por um meridiano estabelecido a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. 

    De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a leste de Cabo Verde pertenciam a Coroa Portuguesa, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Coroa  Espanhola.

  • Gab: B
    #RumoEsSA2019

  • LETRA B

     

  • O Tratado de Tordesilhas estabelecia que as terras situadas até 370 léguas a leste de Cabo Verde pertenciam a Coroa Portuguesa, as terras a oeste pertenciam a Coroa Espanhola.

    RUMO À ESA 2019!

  • os domínios espanhóis e portugueses seriam separados por um meridiano estabelecido a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.

  • Tratados entre Portugal e Espanha

    -Tratado de Toledo - (1480) Assegurava aos espanhóis a posse de todas as terras descobertas, ou a descobrir, ao norte das canárias, e aos portuguesas as terras ao Sul. Com isso, as Ilhas Canárias passavam para o domínio espanhol e, na prática, concedia aos portugueses o monopólio da única rota possível, até então, para as Índias;

    -Bula Inter Coetera - (1493) Os reis espanhóis conseguiram, junto ao Papa Alexandre VI, a edição desta Bula, que determinava a divisão do mundo ultramarino, tomando-se por base um limite a 100 léguas a oeste de Cabo Verde. As terras situadas a oeste desta linha imaginária caberiam à Espanha, ficando Portugal com as terras a leste desta linha. A oposição portuguesa, que não aceitou o limite proposto, levou à revogação da Bula.

    -Tratado de Tordesilhas - (1494) Após as descobertas de Cristóvão Colombo, as terras do novo mundo foram disputadas pelos países ibéricos, levando a uma ampliação dos domínios portugueses a oeste de Cabo Verde, 370 léguas.

    ALTERNATIVA "B"

  • O ENUNCIADO ESTÁ ERRADO - O tratado de Tordesilhas, celebrado em 1494 entre as Coroas de Portugal e Espanha, pretendeu resolver as disputas por colônias ultramarinas entre esses dois países, estabelecia que

ID
975388
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas,

Alternativas
Comentários
  • São conhecidas pelo nome de Reformas bourbônicas a série de medidas administrativas e econômicas que tinham por objetivo reformar o sistema colonial espanhol. Após a clara debilidade espanhola revelada na Guerra dos Sete Anos, a dinastia Bourbon, que acabava de subir ao trono, busca recuperar o poderio perdido pelo reino em políticas equivocadas de insistência no velho sistema mercantilista, além da pouca importância dada à classe burguesa e o seu potencial em fortalecer economicamente a economia do país, privilegiando a nobreza e sua ascendência sobre os negócios estatais.(INFOESCOLA)

  • No início do século 18, a Espanha era um país atrasado na Europa, ainda operando no Antigo Regime, enquanto países como França e Inglaterra aderiam ideiais iluministas e se industrializavam. Com a chegada de Carlos 3º, foram implantadas essas reformas bourbônicas para modernizar o país, empregando, por exemplo, o despotismo esclarecido. Elas também tinham como meta a modernização da agricultura, o aumento da receita da metrópole via maior controle sobre suas colônias (com os chapetones) e a redução da influência das elites locais de tais colônias (criollos). Além disso, a expulsão dos jesuítas também ocorreu, gerando conflitos internos com a Igreja Católica. No entanto, as reformas foram um fiasco e apenas aumentaram a insatisfação das colônias espanholas.

    Letra A

    Fuvest 2023


ID
1025488
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o trabalho compulsório (seja servil, seja escravo) em toda a América, no período colonial, pode- se afirmar que

Alternativas

ID
1153438
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”.

Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2006, p. 15-16. Adaptado.

O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber,

Alternativas
Comentários
  • Os Espanhóis, até então; achavam que a Europa era o centro cultural do mundo, no entanto; quando se deparam com a cultura asteca, ficam maravilhados de como eles tiveram a capacidade de criar aquele império.

    LETRA C

    APMBB


ID
1613392
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma observação comparada dos regimes de trabalho adotados nas Américas de colonização ibérica permite afirmar corretamente que, entre os séculos XVI e XVIII,

Alternativas
Comentários
  •    O regime de trabalho adotado na América portuguesa foi a escravidão, devido ao volume de cultivo na plantações de cana de açucar. A escolha pelos negros africanos atendia às pressões do tráfico negreiro, que era um comércio lucrativo para Portugal desde 1450.

       Já na América espanhola, apesar de haver algumas regiões que se utilizaram de escravidão de origem africana, na maioria dos casos, os espanhóis se aproveitaram da alta densidade populacional nos territórios incas e astecas e impuseram duas formas de exploração do trabalho indígena: a mita e a encomienda.

  • MITA: Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Por sua vez, os trabalhadores recebiam uma baixa compensação salarial pelo trabalho desenvolvido nas minas. Após o fim da jornada, ainda recebiam uma quantidade de minério conhecida como partido

    ENCOMIENDA: Outro sistema de trabalho bastante utilizado pelos espanhóis foi a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” algo para alguém. Criado em 1512, esse regime deixava comunidades indígenas inteiras sob os cuidados de uma encomendero que poderia utilizar a mão de obra dos índios para o desenvolvimento de atividades agrícolas ou a extração de metais preciosos. Em troca, o encomedero deveria assegurar o oferecimento da educação religiosa cristã para “seus” índios.

    In: http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/mita-encomienda.htm

     

  • Tanto nas colônias espanholas como na portuguesa, na América, houve a utilização da mão de obra escrava africana. No entanto, nas terras da Espanha, alguns tipos de mão de obra foram herdados dos antigos impérios asteca, maia e inca, como a mita e a encomienda, que eram baseadas no trabalho compulsório dos nativos. A mita, herdada pelos espanhóis dos antigos incas, consistia na obrigação de a própria tribo ceder cerca de 5% de seus homens para o trabalho nas minas ou na agricultura. O tempo de serviço variava de 4 a 12 meses e, em grande parte dos casos, os nativos não retornavam. Dessa forma, a mita foi determinante para o extermínio das populações nativas da América Espanhola. Já os encomienderos eram os espanhóis que receberam da Coroa terras na América e um determinado número de nativos para explorar na produção econômica. Esses nativos pagavam impostos na forma de trabalho, em troca de catequização. Os nativos não eram considerados propriedades dos espanhóis, ao contrário dos escravos africanos.
    Resposta: C

    Fonte: GE

  • O regime de trabalho predominante na América espanhola foi o trabalho forçado – mita e encomenda. Mas, também houve escravidão em pontos específicos, como na América Central.

    Já na colonização portuguesa o regime de trabalho generalizado era a escravidão negra africana, mas também a indígena, apesar de ser proibido.

    LETRA C


ID
1627216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre fins do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, a maior parte das colônias americanas conquistou sua independência. Em geral, malgrado a singularidade de cada colônia, essas emancipações enquadraram-se no contexto mais amplo de crise do Antigo Regime europeu e, sobretudo em relação às colônias ibéricas, também refletem o quadro histórico suscitado pela Era Napoleônica. Com relação ao processo de independência nas Américas, julgue (C ou E) o item a seguir.

Os colonos na América Inglesa sublevaram-se contra o monopólio comercial, a interdição da produção local de manufaturas e a proibição do cultivo do chá.

Alternativas
Comentários
  • Não houve a proibição do cultivo do chá. Houve somente a tentativa de monopólização de seu comércio pela Companhia das Índias Orientais, por meio da elaboração da Lei do Chá em 1773 pelo parlamento inglês. Tal imposição precipitou o episódio conhecido como Boston Tea Party, revolta na qual colonos invadiram o porto de Boston e despejaram mercadorias de chá no mar.

    "Em 1773, foi elaborada a Lei do Chá, que garantia o monopólio de comércio desse produto à Companhia das Índias Orientais, empresa na qual muitos parlamentares tinham investimentos. A partir dessa nova lei, os colonos norte-americanos começaram a questionar se o governo faria isso com outros produtos. Dessa forma, não foi mais possível controlar a crise entre colônia e metrópole. A guerra de independência estava começando. Na noite de 16 de setembro de 1773 ocorreu o episódio conhecido como Boston Tea Party, quando um grupo de colonos, disfarçados de índios, invadiu o porto de Boston e destruiu trezentas caixas de chá, jogando-as ao mar." (Paulo Fagundes Visentini, Manual do Candidato: História Mundial, p. 30)

     

     

  • O chato é só interpretar a questão.

  • Não houve a proibição do cultivo do chá.


ID
1809373
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os EUA construíram ao longo dos séculos XIX e XX várias justificativas e doutrinas para as suas intervenções em várias regiões do mundo.

Sobre as mesmas e suas implicações, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas
Comentários
  • R: (C)

  • Alguém poderia explicar por que a D está correta?

     

  • A Doutrina Monroe marcou uma fase imperialista estadunidense no próprio continente americano e não na Asia , e muito menos na África . Essa letra D , está errada tambem.

  • https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-monroe.htm


ID
1819378
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[...] a guerra injusta, cruel, tirânica e sangrenta [...] na guerra não deixam viver senão as crianças e mulheres: e depois oprimem-nos com a mais horrível e áspera servidão a que jamais se tenham submetido homens ou animais.

(LAS CASAS, B. O paraíso destruído. Porto Alegre: LP&M, 2001.)

O intenso debate acerca da escravidão indígena nos primórdios da colonização espanhola na América levou à proibição daquela e à necessidade do estabelecimento de formas de trabalho compulsório, tais como a encomienda que pode ser definida da seguinte maneira: 

Alternativas
Comentários
  • R: (B)

  • encomienda, originalmente aplicada na região das Antilhas em 1503, com posterior projeção em outras porções da América espanhola, constando nos registros legislativos coloniais até o século XVIII, foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com vistas a regular o recolhimento de tributos e circunscrever a exploração do trabalho indígena. Estabelecida a partir de um arranjo contratual, caracteriza-se pela submissão de um número variável de indígenas “pagadores de impostos” a um encomiendero, – inicialmente os mais notáveis soldados espanhóis nas guerras de conquista – responsável por viabilizar sua incorporação aos moldes culturais, econômicos e sociais europeus. No âmbito da circunscrição territorial, a encomienda não é uma concessão de terras, mas uma concessão de recolhimento de tributos. Diferentemente do que ocorre com a , não é perpétua nem transmitida hereditariamente, já que os nativos, ao menos juridicamente, foram tomados não por propriedade, mas por homens livres, embora seja possível uma aproximação entre ambas, dado que são expressões da forma de .


ID
1911094
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas a respeito da historiografia sobre as sociedades andinas no momento da chegada dos espanhóis em 1532 e, em seguida, marque a opção correta.

I. Quase a totalidade do conhecimento atual sobre essas sociedades é devida ao trabalho de pesquisa dos arqueólogos.

II. As principais fontes históricas para o seu conhecimento são os relatos escritos dos contemporâneos.

III. As fontes e pesquisas arqueológicas têm contribuído mais para o estudo de sociedades mais remotas do que daquelas existentes à época da conquista.

Alternativas

ID
1911121
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a organização dos povos mexicas, que habitaram o planalto central mexicano às vésperas das descobertas marítimas e, em seguida, marque a opção correta.

I. Entre esses povos não existia a propriedade privada, sendo a terra de uso comum.

II. Os cargos administrativos mais importantes eram reservados para os pipiltin, que, além dos títulos, recebiam a posse e o usufruto da terra.

III. Os membros do grupo dominante gozavam de uma série de privilégios e só se submetiam à jurisdição de tribunais especiais.

Alternativas
Comentários
  • PROXY pode exigir autenticação, sim!!

  • PROXY pode exigir autenticação, sim!!

  • I- Lembre se bem antes dos espanhóis chegar tinha muito conflitos e continuou tendo entre os indígenas

    II- Piplitin era a   no . Eles estavam abaixo dos nobres dominantes na estrutura social da civilização e acima dos  que alcançaram um status nobre devido a um feito extraordinário em guerras. Essas pessoas eram membros da nobreza hereditária e ocupavam posições no governo como embaixadores, ministros, militares e sacerdotes.

    III- Não sei muito a respeito porém matei a questão pelo motivo de quem era sempre da alta classe que era o caso dos Piplitin tinham sempre privilégios e a questão II fala disso

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipiltin#:~:text=Eles%20eram%20enviados%20para%20o,O%20pipiltzin%2C%20no%20entanto%2C%20ajudou

  • Claro que pode exigir. Trabalhei em uma empresa que sempre que eu ia acessar a internet por meio de um navegador precisava digitar usuário e senha.

  • Conjugação está certa. O resto não procede


ID
1918894
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a conquista espanhola da América nos séculos XV e XVI, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas

ID
1968715
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Sem colonização não há uma boa conquista, e se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas”. Era assim que Francisco Lopes Gómara, autor da História geral das Índias, ou da América espanhola, referia-se ao processo de ocupação hispânica na América. Sobre essa direta ligação entre colonização e conversão, é correto afirmar que, na América Espanhola,

Alternativas
Comentários
  • A catequese era um processo de aculturação do índio, ou seja, agora o índio irá perder sua identidade, pois, para os espanhóis, é necessário uma destribalização do indígena, pois eles acreditavam que precisavam ''salvar esta gente''. Então um índio inserido na cultura espanhola era um índio não canibal, não agressivo, não selvagem, logo é mais fácil o processo colonizatório

    LETRA B

    APMBB


ID
2121988
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CBM-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nos primeiros tempos de seu império na América, a Coroa espanhola desenvolveu um sistema de exploração da mão de obra local chamado encomienda. Relativamente à definição desse sistema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

     

    encomienda, originalmente aplicada na região das Antilhas em 1503, com posterior projeção em outras porções da América espanhola, constando nos registros legislativos coloniais até o século XVIII, foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com vistas a regular o recolhimento de tributos e circunscrever a exploração do trabalho indígena


ID
2158351
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A concepção de diversidade populacional como propulsora das características coloniais lusitana e hispânica permitirá o estudo deste processo histórico, conduzindo o educador e o educando à compreensão desse processo continuo que suscita inúmeros debates ainda nos dias atuais. Sobre o ensino da expansão econômica europeia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para quem marcou a letra D que nem eu, o erro esta na parte de acharmos que a nobreza ainda tinha algum benefício e tals, mas na realidade ela apenas "poderia" ganhar cargos na burocracia do Estado, caso ajudasse o rei.

    Porém, quem está de fato no poderio é apenas a burguesia e o rei.

  • obg meu querido, marquei esta também, e não entendi o pq de ter errado, mas agora seu comentário me auxiliou muito, vlw


ID
2297131
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra-se nas áreas periféricas do sistema atlântico – pois é essa a posição da América portuguesa –, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social.

István Jancsó, “A Sedução da Liberdade”. In: Fernando Novais,

História da Vida Privada no Brasil, v.1.

São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Adaptado.

A respeito das rebeliões contra o poder colonial português na América, no período mencionado no texto, é correto afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • Gente! o Bizu aqui é lembrar que Sedição = Revolta

    As sedições/ revoltas anteriores não tinham caráter emancipacionista, já as que ocorreram no período de 1789-1798 tiveram, levando futuramente ao rompimento da condição de Colônia.

    LETRA E

    APMBB


ID
2481127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Ao longo da Idade Moderna, deu-se a crescente afirmação da economia mercantil, à qual se subordinou a colonização da América. A Idade Contemporânea inicia-se sob o signo da transformação revolucionária: no plano material, a Revolução Industrial, que consolidou e expandiu o capitalismo, e, na política, as revoluções liberais burguesas, que atacaram o Antigo Regime, tendo na Revolução Francesa seu maior símbolo.

A partir das informações acima, julgue o item seguinte, relativo à História Moderna e Contemporânea.

O Brasil e as colônias espanholas na América tornaram-se independentes no contexto de crise do Antigo Regime europeu.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

  • CERTO

    Revolução de 1820 (Revolução do Porto) à Exigiu o retorno de D. João VI para Portugal, que se encontrava numa situação de crise econômica, política e social.

    Força e honra!

  • GABARITO CERTO.

    As colônias espanholas e o Brasil no século XIX, iniciou seu processo de independência a partir do momento em surgiu as ideias "igualdade, liberdade e fraternidade" que surgiu da Revolução Francesa e espalhou-se pelo mundo causando um grande reboliço em todo mundo, inclusive foi responsável por grande partes das revoltas internos ocorridas no Brasil e no mundo inteiro. 

    E também nesse período estava instalando-se uma grande crise do antigo regime europeu, e crescendo potencialmente um novo regime que se deu através da Revolução Industrial originado na Inglaterra.

    A crise do Antigo Regime gerado pela Revolução Francesa, no longo prazo, foi causa direta da perda de influência Europeia sobre suas colônias.

    A Rev. Francesa abalou toda a Europa, principalmente quando gestou Napoleão. Sabendo que poder é uma substância limitada, o próprio gasto de energia em conter a França Napoleônica, permitiu que as Colônias ganhassem autonomia.

    No caso brasileiro, o Brasil virou a própria metrópole. O que foi muito importante para nossa independência, pois depois de ascender a esse status, não mais permitiriam voltar para posição de colônia.


ID
2501344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere a fatores que contribuíram para a configuração do território da América portuguesa colonial, julgue (C ou E) o item a seguir.


Sertanistas de São Paulo penetraram no interior da América do Sul nos séculos XVI e XVII, viabilizando a ocupação da região pelos portugueses.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Bandeirantes é a denominação dada aos sertanistas do período colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões da América do Sul em busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e a prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos. Contribuíram, em grande parte, para a expansão territorial do Brasil além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, ocupando o Centro Oeste e o Sul do Brasil. E foram os descobridores do ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Os mais famosos bandeirantes nasceram no que é hoje o estado de São Paulo.

  • Sertanista era uma pessoa que se embrenhava nos sertões à caça de riquezas, como os bandeirantes. Em seu sentido atual, a palavra designa alguém que é grande conhecedor do sertão e dos hábitos sertanejos, como os irmãos Villas-Bôas.

  • No enunciado,a banca colocou 'América do Sul',os sertanistas de São Paulo desbravaram o Brasil,no que hoje conhecemos como entradas e bandeiras,de onde vem o termo bandeirante.

  • Tal se deve à União ibérica de Felipe II e à consequente relativização do tratado de Tordesilhas.
  • Sandro Costa,

    não existia o "Brasil" que conhecemos hoje e as terras que os bandeirantes desbravaram não seriam de Portugal, considerando o tratado de Tordesilhas. Se o enunciado fosse "...penetraram no interior do Brasil...", ele seria anacrônico.

    Bons estudos!

  • Patrocinados por fazendeiros ou comerciantes, os bandeirantes partiam para descobrir novas terras, arranjar escravos e descobrir depósitos minerais. Eram viagens arriscadas, e muitas vezes sangrentas, organizadas para explorar o território brasileiro à procura de riquezas minerais, novas terras e escravos.

    Insta: @missaopmal

  • Movimento de entradas e bandeiras(bandeirantes) que tinha como objetivo adentrar o interior brasileiro, em busca de novos produtos, escravos/índios fugidos, novas terras, etc. Movimento de deu inicio ao ciclo do ouro, o ouro de aluvião, este encontrado à margem do rio com facilidade.

  • América do Sul é um termo que generaliza a questão: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela etc. O correto seria o Brasil!


ID
2608771
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelúdio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.

      A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.

(Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520: as origens da globalização, 1999. Adaptado.)

A afirmação de que os primeiros traços da presença europeia na América foram “o prelúdio da ocidentalização” e “uma das primeiras etapas da globalização” é correta porque a conquista do continente americano representou

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    A expansão ultramarina europeia e a consequente presença na América trouxeram inúmeras consequências, dentre elas, o encontro e o embate cultural, como a imposição da fé cristã - o que evidencia a ocidentalização mencionada no texto. Além disso, ocorreu a mudança no eixo comercial do Mediterrâneo para o Atlântico, com uma nova estrutura organizacional e novos produtos.

    Fonte: Anglo Resolve


ID
2608774
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelúdio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.

      A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.

(Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520: as origens da globalização, 1999. Adaptado.)

Os problemas ocorridos na colonização das ilhas do Caribe podem ser considerados “exemplares para toda a América”, pois geraram

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    • A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos;
    • Obs.: Nesse momento, os autóctones não aceitaram a hegemonia dos conquistadores, mas apenas ficaram pasmos e com temor deles, tanto que depois houveram conflitos entre nativos e colonizadores;

ID
2608777
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelúdio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.

      A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.

(Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520: as origens da globalização, 1999. Adaptado.)

As epidemias provocadas pelos contatos entre europeus e povos autóctones da América

Alternativas
Comentários

ID
2608780
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelúdio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.

      A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.

(Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520: as origens da globalização, 1999. Adaptado.)

“A instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones” contribuiu para a dominação espanhola e portuguesa da América, uma vez que os religiosos

Alternativas
Comentários
  • Por que a A esta errada?

  • A- ERRADA,não houve relações amistosas! D - CORRETA
  • O principal intuito da Igreja era conquistar novos fiéis, uma vez que na Europa a mesma já havia perdido seu poder e fiéis, então ela veio juntamente com os colonizadores com o intuito de disseminar a fé cristã e a igreja católica defendia muito a não escravização dos indígenas. Deixarei ao lado um pequeno trecho retirado do site Núcleo do conhecimento, cujo título é A Igreja Católica e a Escravidão negra no Brasil a Partir do século XVI :

    Assim, segundo Hornaert et al. (2008, p.41), “eram poucos os defensores da liberdade dos africanos e muitos os que apoiavam a escravidão”, dentre eles “os jesuítas, intransigentes propugnadores do índio livre, porém, condescendentes com a escravidão negra institucionalizada, utilizando-a nos serviços de suas fazendas”. Seria mais lógico, segundo Hornaert et al. (2008, p.258), “defender os africanos tanto quanto se defendiam os indígenas”.

    Lembrando que não estou aqui para julgar a religião de ninguém, apenas estou passando um conteúdo que conheci.

  • O principal intuito da Igreja era conquistar novos fiéis, uma vez que na Europa a mesma já havia perdido seu poder e fiéis, então ela veio juntamente com os colonizadores com o intuito de disseminar a fé cristã e a igreja católica defendia muito a não escravização dos indígenas. Deixarei ao lado um pequeno trecho retirado do site Núcleo do conhecimento, cujo título é A Igreja Católica e a Escravidão negra no Brasil a Partir do século XVI :

    Assim, segundo Hornaert et al. (2008, p.41), “eram poucos os defensores da liberdade dos africanos e muitos os que apoiavam a escravidão”, dentre eles “os jesuítas, intransigentes propugnadores do índio livre, porém, condescendentes com a escravidão negra institucionalizada, utilizando-a nos serviços de suas fazendas”. Seria mais lógico, segundo Hornaert et al. (2008, p.258), “defender os africanos tanto quanto se defendiam os indígenas”.

    Lembrando que não estou aqui para julgar a religião de ninguém, apenas estou passando um conteúdo que conheci.


ID
2764771
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da conquista da América e de sua colonização empreendida pelos espanhóis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Errado. Havia um alto índice populacional nessas regiões.

    B - Errado. Plantation foi um sistema predominante da colonização portuguesa. Na Espanhola temos o sistema de mita e encomienda.

    C- Correto. A Espanha dividiu seu império ultramarino americano em 4 vice-reinados.

    D e E são características da colonização inglesa (sobretudo na colônias do norte)

  • A ocupação e exploração espanhola no território americano fez-se de forma diferente daquela dos portugueses. Houve uma etapa de conquista, marcada por conflitos e massacres das populações nativas e, posteriormente, a ocupação dos territórios. No entanto, a lógica da colonização era semelhante: obtenção de mercado exclusivo, fornecedor e consumidor, de forma a manter a balança comercial da metrópole espanhola, favorável. É o que se entende normalmente como colonização a partir da lógica mercantilista europeia , dos séculos XVI, XVII e XVIII

    A questão apresenta cinco afirmativas acerca desta conquista , dominação e exploração espanhola, sendo que apenas uma é correta
    A) INCORRETO – Ao contrário de outras áreas da América, de baixa densidade demográfica, as áreas dos atuais México, Bolívia e Peru abrigavam os Impérios Maia, Asteca e Inca que, por sua vez , eram, cada um deles, um rico amálgama de povos, línguas e culturas. Os núcleos urbanos com referências europeias que foram estabelecidos assim o foram ou em áreas menos habitadas ou sobre os restos da destruição efetivada pelos espanhóis. 
    B) INCORRETO - A ocupação baseada em plantations escravistas é mais característica dos territórios do sul dos atuais EUA, de colônias britânicas nas ilhas do Caribe e das áreas de dominação portuguesa. Por terem encontrado farta riqueza em minério, os espanhóis baseiam sua exploração da América em extração de prata e ouro, utilizando o trabalho servil dos nativos. Aliás, utilizam-se da estrutura de trabalho pré- existente, principalmente aquela construída pelos dominadores quéchuas (incas) . Normalmente é classificada como uma forma de servidão coletiva
    C) CORRETO- A alternativa C descreve, corretamente, a base do sistema administrativo adotado pelos espanhóis na chamada América Espanhola, que compreendia o território do atual México, toda a América Central peninsular, ilhas do Caribe e a costa oeste da América do Sul. Um gigantesco território que foi aos poucos dominado e, dividido em Vice-reinados (áreas mais ricas) , sendo os Cabildos as câmaras municipais onde o poder era efetivamente exercido por comerciantes, mineradores e grandes proprietários, nem sempre em nome da coroa espanhola. 
    D) INCORRETO- Os fluxos migratórios para as áreas coloniais não eram muito estimulados na medida em que isso afetaria a mão de obra da Espanha. Além disso, a proposta mercantilista supunha não uma efetiva ocupação mas um mínimo de ocupação e investimento para a drenagem da riqueza para a metrópole.
    E) INCORRETA – A ocupação ibérica não é marcada pela tolerância religiosa. Ao contrário. Há uma profunda influência da Igreja Católica que tem associação de longa data com as coroas espanhola e portuguesa. É preciso lembrar que aqueles que habitam as áreas coloniais são entendidos como súditos sendo, portanto, submetidos às leis e projetos políticos da Coroa. Havia, no entanto, cristãos novos, marranos e perseguidos políticos que vinham fugidos das garras das autoridades civis e da Inquisição .

    RESPOSTA : ALTERNATIVA C

ID
2817493
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após a Conquista da América, o governo espanhol implementou a “encomienda”, um sistema de exploração do trabalho indígena em benefício da emergente elite conquistadora.


Assinale a alternativa que indica características da "encomienda".

Alternativas
Comentários
  • foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com vistas a regular o recolhimento de tributos e circunscrever a exploração do trabalho indígena. Estabelecida a partir de um arranjo contratual, caracteriza-se pela submissão de um número variável de indígenas “pagadores de impostos” a um encomiendero, 


ID
2818414
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • D. a monocultura da cana-de-açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola. 



ID
2846665
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A seguir, leia um trecho da petição ao rei de Espanha escrita por Juan Garrido, conquistador residente na cidade do México, em 27 de Setembro de 1538.

Eu, Juan Garrido, de cor negra, membro desta comunidade [vecino], e residente nesta cidade, trago um relato de como servi à Vossa Majestade na conquista e pacificação desta Nova Espanha. Desde quando Cortés entrou nela, estive presente em todas as invasões, conquistas e pacificações realizadas no sul do Pacífico, nas ilhas de Porto Rico e de Cuba. Fiz tudo às minhas custas, sem receber nem salário nem repartimiento de índios ou qualquer outra coisa. De todas estas formas, durante trinta anos, servi e continuo a servir à Vossa Majestade.

(Traduzido e adaptado de Matthew Restall, Probanza of Juan Garrido. Black Conquistadors: Armed Africans in Early Spanish America. The Americas, Cambridge, v. 57, n. 2, out. 2000, p. 171.)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A partir do texto, depreende-se que a presença de afrodescendentes na América Espanhola não se limitou à atuação como mão de obra, pois eram participantes da conquista, como presente no trecho: “Eu, Juan Garrido, de cor negra, membro desta comunidade [vecino], e residente nesta cidade, trago um relato de como servi à Vossa Majestade na conquista e pacificação desta Nova Espanha”

    fonte: https://www.etapa.com.br/etaparesolve/etaparesolve/2019/Unicamp/1Fase_326/correcao/conhecimentosgerais/74.pdf


ID
2872264
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram concedidos, sobretudo, aos vice-reis e capitães-gerais nascidos na Espanha. Com menor incidência, esta mercê régia também podia ser remuneração de serviços militares, de feitos na conquista, colonização e fundação de cidades.

RAMINELLI, R. Nobreza e riqueza no Antigo Regime ibérico setecentista. Revista de História, n. 169, jul.-dez. 2013.


Segundo o texto, as concessões da Coroa espanhola visavam o fortalecimento do seu poder na América ao

Alternativas
Comentários
  • Letra E pois a intenção da Coroa Espanhola ao conceder privilégios para os nobres era conseguir apoio no seu domínio sobre suas colônias

  • este processo de lealdade fica bem claro em game of trhone.

  • Letra E

    Era tipo: Vou dar títulos de nobreza a eles para que eles não me encham o saco e de bônus consigo garantir a lealdade deles.


ID
2988103
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Diário de Classe de uma turma do 7º ano, encontram-se as seguintes anotações feitas pelo professor, relativas à primeira quinzena do quarto bimestre:


02/10 – América Espanhola: a conquista e as experiências colonizadoras; o trabalho compulsório. Aula expositiva com utilização de recurso multimídia (PPS).

04/10 – América Espanhola Colonial: sociedade e poder – pesquisa, elaboração e dramatização, em grupo, de pequenas cenas acerca do tema abordado na aula.

09/10 – América Inglesa: apresentação de vídeo e discussão em torno das diferentes formas e características da colonização inglesa na América do Norte.

11/10 – América Inglesa Colonial: sociedade e poder – aula expositiva comparando as colonizações: espanhola e inglesa. Correção de exercícios do livro adotado e revisão da matéria para prova.

16/10 – Prova de História: as Américas: espanhola e inglesa no período colonial.

Nas aulas dos dias 02, 09 e 11, respectivamente, serão discutidos conhecimentos específicos entre os quais:

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa foi a questão de História mais mal elaborada que já vi.

  • mita – colônias de exploração – puritanos atenção com palavra puritanos

  • COMO ASSIM COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO? N ERA DE POVOAMENTO?????


ID
2988106
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Diário de Classe de uma turma do 7º ano, encontram-se as seguintes anotações feitas pelo professor, relativas à primeira quinzena do quarto bimestre:


02/10 – América Espanhola: a conquista e as experiências colonizadoras; o trabalho compulsório. Aula expositiva com utilização de recurso multimídia (PPS).

04/10 – América Espanhola Colonial: sociedade e poder – pesquisa, elaboração e dramatização, em grupo, de pequenas cenas acerca do tema abordado na aula.

09/10 – América Inglesa: apresentação de vídeo e discussão em torno das diferentes formas e características da colonização inglesa na América do Norte.

11/10 – América Inglesa Colonial: sociedade e poder – aula expositiva comparando as colonizações: espanhola e inglesa. Correção de exercícios do livro adotado e revisão da matéria para prova.

16/10 – Prova de História: as Américas: espanhola e inglesa no período colonial.

Ao coletarem dados para pesquisa, elaboração e dramatização da temática registrada no Diário de Classe no dia 04/10, foi possível aos alunos identificar, para aquele contexto, as seguintes características socioadministrativas dominantes:

Alternativas
Comentários
  • Cabildo era uma corporação municipal instituída na América Espanhola durante o período colonial que se encarregava da administração geral das cidades coloniais. ... Os cabildos permaneceram, porém, como os representantes máximos da oligarquia dos criollos, os descendentes dos colonizadores espanhóis.


ID
2988109
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Diário de Classe de uma turma do 7º ano, encontram-se as seguintes anotações feitas pelo professor, relativas à primeira quinzena do quarto bimestre:


02/10 – América Espanhola: a conquista e as experiências colonizadoras; o trabalho compulsório. Aula expositiva com utilização de recurso multimídia (PPS).

04/10 – América Espanhola Colonial: sociedade e poder – pesquisa, elaboração e dramatização, em grupo, de pequenas cenas acerca do tema abordado na aula.

09/10 – América Inglesa: apresentação de vídeo e discussão em torno das diferentes formas e características da colonização inglesa na América do Norte.

11/10 – América Inglesa Colonial: sociedade e poder – aula expositiva comparando as colonizações: espanhola e inglesa. Correção de exercícios do livro adotado e revisão da matéria para prova.

16/10 – Prova de História: as Américas: espanhola e inglesa no período colonial.

Ao solicitar, na prova do dia 16/10, que o aluno apresente, respectivamente, uma semelhança e uma diferença entre as colonizações espanhola e inglesa na América, o professor deve considerar correta a resposta:

Alternativas
Comentários
  • Posso dizer que a miscigenação é uma diferença da colonização inglesa? Pq pelo que eu sei eles exterminaram os indígenas e ñ houve uma miscigenação como a do Brasil.

  • Nos EUA não há muita miscigenação como ocorre no Brasil

  • Ridícula


ID
3019954
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dentre as opções que seguem, assinale aquela que explica, mesmo que parcialmente, o processo que levou à derrota dos astecas em 1519 e abriu o caminho para a consolidação da conquista do território que viria a constituir-se no vice-reinado da Nova Espanha.

Alternativas
Comentários
  • Cortés conseguiu fazer uma aliança com o povo totonaque, que estava submetido aos astecas e era obrigado a pagar altíssimos impostos para o imperador Montezuma. Os  tlaxcaltecas também foram anexados.

    Ou seja, Cortez procurou fazer alianças com povos locais que eram subordinados antes aos Astecas.

    Letra D

  • GABARITO: LETRA D

    Pra entender essa relação é só lembrar daquela frase: " O inimigo do meu inimigo é meu amigo"

    Os espanhóis, assim como os portugueses fizeram aqui no Brasil, usavam as relações de inimizade entre os nativos para tirar proveito e formar alianças.


ID
3041533
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre os processos de colonização e as estruturas sociais das Américas nos séculos XVII e XVIII.


I - Nas colônias inglesas e francesas do Caribe, a unidade de produção predominante foi a pequena propriedade agrícola, em que trabalhavam camponeses livres, de origem majoritariamente europeia.

II - Nas colônias da Nova Inglaterra, predominaram as plantations monocultoras e exportadoras, em que a forma de trabalho principal era a mão de obra escravizada.

III- Na Nova França, atual Quebec, os colonizadores estabeleceram um sistema senhorial baseado no feudalismo francês, o que gerou uma grande concentração de terras e uma baixa atração de imigrantes para esses territórios.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3307345
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Aquela sociedade potosina, enferma de ostentação e desperdício, só deixou na Bolívia a vaga memória de seus esplendores, as ruínas de seus templos e palácios, e oito milhões de cadáveres de índios. [...] Em nossos dias, Potosí é uma pobre cidade da pobre Bolívia: a cidade que mais deu ao mundo e a que menos tem, como me disse uma velha senhora potosina, envolta num quilométrico xale de lã de alpaca, quando conversamos à frente do pátio andaluz de sua casa de dois séculos. Esta cidade condenada à nostalgia, atormentada pela miséria e pelo frio, é ainda uma ferida aberta do sistema colonial na América: uma acusação ainda viva.” (GALEANO, Eduardo. 1979. p. 44.)

O trecho contundente de Eduardo Galeano, do seu livro “As veias abertas da América Latina”, traz como crítica principal: 

Alternativas
Comentários
  • >Alternativa A<

    A área da Bolívia, território colonizado pelo europeu, sobretudo o espanhol. De fato o texto referencia uma consequência comum da colonização promovida pelos países ibéricos, na América.

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3328249
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para compreender o processo de colonização da América, é necessário entender a montagem dos sistemas produtivos coloniais na América Latina como uma organização de estruturas econômicas complementares às metrópoles, destinadas aos seus interesses. Diversos núcleos voltados para a exportação foram criados e articulados em zonas produtivas subsidiárias, secundárias e ou marginais. Mas essas áreas pertencentes aos países ibéricos apresentavam características particulares.

A esse respeito, assinale a alternativa que não apresenta uma dessas características.

Alternativas
Comentários
  • >Alternativa D<

    As expedições eram classificadas como particulares, visto que os espanhóis utilizavam dos seus recursos para a ocupação do território - detinham apenas autorização da coroa portuguesa para tal. Os chefes das expedições, normalmente, eram da baixa nobreza espanhola, e os demais componentes da tropa, camponeses pobre; formando assim a classe colonial local.

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3431761
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao contrário da América portuguesa, que mantém a unidade territorial após a independência, a América espanhola divide- -se em várias nações, apesar de tentativas de promover a unidade, como a Grã-Colômbia, reunindo Venezuela e Colômbia, de 1821 a 1830, a República Unida da América Central e a Confederação Peru-Boliviana, entre 1835 e 1838. A fragmentação política da América hispânica pode ser explicada pelo próprio sistema colonial, uma vez que as diversas regiões do império espanhol eram isoladas entre si. Essa situação favorece também o surgimento de lideranças locais fortes, os caudilhos, dificultando a realização de um projeto de unidade colonial. Para os historiadores há muitas razões que levaram à fragmentação da América espanhola e à unidade da portuguesa formando, o Brasil. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma das causas da fragmentação da América espanhola tem a ver com a distância geográfica entre as cidades das antigas colônias e a forma como as duas possessões eram administradas por suas respectivas metrópoles. Ainda que a colônia portuguesa tivesse dimensões continentais, a maior parte da população se concentrava em cidades costeiras, enquanto o interior permanecia praticamente inexplorado. Na época da Independência, as principais cidades brasileiras se concentravam no litoral. As distâncias entre as cidades eram, assim, menores do que na América espanhola.

II. No Brasil, a elite era muito mais homogênea ideologicamente do que a espanhola.

III. Em 1808, a invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte levou o Príncipe Regente, João, a fugir para o Rio de Janeiro, transferindo não somente a Corte, mas toda a burocracia do governo: arquivos, biblioteca real, tesouro público e cerca de 15 mil pessoas. O Rio de Janeiro virou, então, a sede político-administrativa do Império. A presença do Rei em território brasileiro serviu como fonte de legitimidade para que a colônia se mantivesse unida.

IV. Na independência da América Portuguesa, as elites aprenderam que poderiam lidar muito bem com uma população irrequieta. Todas as províncias tomaram medidas que objetivavam terminar com a escravidão, possivelmente para diminuir o perigo da revolta escrava. Mestiços tinham o comando de forças militares e eram frequentemente recompensados com posse de terras tomadas dos monarquistas.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    I. Uma das causas da fragmentação da América espanhola tem a ver com a distância geográfica entre as cidades das antigas colônias e a forma como as duas possessões eram administradas por suas respectivas metrópoles. Ainda que a colônia portuguesa tivesse dimensões continentais, a maior parte da população se concentrava em cidades costeiras, enquanto o interior permanecia praticamente inexplorado. Na época da Independência, as principais cidades brasileiras se concentravam no litoral. As distâncias entre as cidades eram, assim, menores do que na América espanhola. ➡correta, autoexplicativa.

    II. No Brasil, a elite era muito mais homogênea ideologicamente do que a espanhola. ➡correto, tratava-se de grandes proprietários de terras e a elite portuguesa, as quais visavam a exploração da colonia de tudo que tivesse valor no mercado esterno, nessa época, tudo dançava conforme a música, qualquer coisa que desagradasse a elite era reprimida violentamente

    III. Em 1808, a invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte levou o Príncipe Regente, João, a fugir para o Rio de Janeiro, transferindo não somente a Corte, mas toda a burocracia do governo: arquivos, biblioteca real, tesouro público e cerca de 15 mil pessoas. O Rio de Janeiro virou, então, a sede político-administrativa do Império. A presença do Rei em território brasileiro serviu como fonte de legitimidade para que a colônia se mantivesse unida.➡correto, se ficassem lá Portugal teria que aderir ao Bloqueio Continental, fechar os seus portos à navegação britânica, declarar guerra aos britânicos, sequestrar os seus bens em Portugal e deter todos os cidadãos ingleses residentes no país, contudo, mais tarde culminariam na revolução pernambucana e revolução do porto.

    IV. Na independência da América Portuguesa, as elites aprenderam que poderiam lidar muito bem com uma população irrequieta. Todas as províncias tomaram medidas que objetivavam terminar com a escravidão, possivelmente para diminuir o perigo da revolta escrava. Mestiços tinham o comando de forças militares e eram frequentemente recompensados com posse de terras tomadas dos monarquistas. ➡ errada, a escravidão só foi extinta em 1888, tendo em vista que a independência ocorreu em 1822, isso nos dá 66 anos de escravidão pós-independência, e, terras tomadas de monarquistas? acho que não né.

    bons estudos .✔

  • Napoleão invadiu Portugal em novembro de 1807. Os portugueses fugiram ainda em 1807. Fonte: FAORO, R. Os Donos do Poder.


ID
3497233
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Por exemplo, Cortés torna-se um personagem mais interessante e crível quando seu mito é explorado e desconstruído (...) As revelações de que a maioria dos conquistadores não eram soldados e de que os americanos nativos não acreditavam que os invasores espanhóis fossem deuses levantam a necessidade de investigar o emaranhado de fontes que produziram tais equívocos, ao mesmo tempo que possibilitam leituras alternativas”

(RESTALL, M. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, pp. 17-18).


Considerando um dos maiores eventos da história recente da humanidade, o encontro entre europeus e nativos americanos fascina e desperta paixões até hoje.

Como elementos levantados pela nova historiografia da Conquista Espanhola, podemos considerar como verdadeira as seguintes afirmações EXCETO:

Alternativas

ID
3588640
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Floresta - PE
Ano
2015
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:


Hugo Chávez e a figura de Bolívar

“O uso estratégico dos símbolos da nacionalidade, com destaque para o uso do discurso e do legado bolivariano, adquire no projeto de Hugo Chávez certa singularidade. A figura de Bolívar permite que tal símbolo da nacionalidade venezuelana se transforme em uma espécie de fonte de legitimidade e de autoridade do ator político individual. [...] Chávez tem feito do discurso bolivariano um instrumento concreto de ação política.”

VILLA, Rafael Duarte. Venezuela: mudanças políticas na era Chávez. In: Estudos Avançados, 19 (55) 2005. p. 153-172. Disponível em www.scielo.br. Acesso em 10 mar. 2010.

Simón Bolívar destacou-se como símbolo nacional da Venezuela até a nossa contemporaneidade. Ao analisar o contexto da trajetória política desse “herói venezuelano” percebemos algumas peculiaridades. Fez parte desse contexto:

Alternativas

ID
3611548
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início da colonização, Portugal e Espanha incentivaram na América duas atividades econômicas. Essas atividades foram:

Alternativas
Comentários
  • A monocultura de cana-de-açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola portuga não tiveram tanta sorte em relação ao ouro quanto os espanhois


ID
3654232
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Mesquita - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao elaborar um texto didático a respeito dos encontros entre o mundo ibérico e os povos originários do Novo Mundo entre os séculos XVI e XVII, o professor de História deverá chamar a atenção dos alunos para:

Alternativas

ID
3742927
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à ocupação espanhola da América, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C.

    Dizimou uma grande parte da população indígena.

  • contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena.

    Só se foi no céu , aff.

  • (a) desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.

    Muito pelo contrário, a exploração gerava lucro aos europeus.

    (b) a escravidão foi abolida.

    Não! A coroa portuguesa, enfim, deu permissão para a utilização da mão de obra indígena.

    (c) dizimou uma grande parte da população indígena.

    Muitos aspectos contribuíram para a redução da população nativa, entre eles as doenças trazidas pelos europeus, confrontos e a escravização.

    (d) perseguiu a Igreja Católica.

    Uma oportunidade para a igreja católica conquistar novos fiéis, visto as perdas em decorrência da Reforma Católica.

    (e) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena.

    "Contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena" no céu, como um usuário comentou rsrs.

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3751159
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A mineração ocupou um importante papel econômico na América espanhola. Do início da colonização, século XVI até o século XVII a mão de obra utilizada predominantemente nesta atividade foi:

Alternativas
Comentários
  • >Alternativa C<

    "Desde a chegada de Cristóvão Colombo na América, a coroa espanhola deu permissão para a escravização dos nativos (indígenas), a fim de começarem a exploração colonia". (site educamaisbrasil)

    Bons estudos!

    Klismann Botelho


ID
3759448
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

América Espanhola ou América Hispânica são as denominações dadas aos países que foram colônias do império espanhol. Sobre o período da colonização da América Espanhola, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na fase de conquista da América espanhola, os espanhóis criaram o adelantados, que se referem às grandes extensões territoriais que eram dadas às pessoas que as conquistassem.

    Os homens que recebiam as terras, tinham autonomia para administrá-las da forma que mais fosse viável para eles.

  • Adelantados:  Os responsáveis pela colonização, impondo o domínio espanhol nas terras exploradas. (Considerado um título de nobreza e, posteriomente título militar.) Esses homens ganhavam autonomia para administrar as extensões territoriais oferecidas através das capitulações, ou seja, contratos oferecidos pela coroa para exploração territórial, com direitos e deveres.

  • As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos. Surgiram assim os adelantados, responsáveis pela colonização e que acabaram representando o poder de fato nas terras colonias, como Cortez e Pizarro que, apesar de incorporarem ao domínio espanhol grandes quantidades de terra, não conseguiram implementar um sistema eficiente de exploração, normalmente pela existência de disputas entre aqueles que participavam do empreendimento. Por isso, à medida que se revelavam as riquezas do Novo Mundo, a Coroa foi centralizando o processo de colonização, anulando as concessões feitas aos particulares.


ID
3782347
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo sobre os exploradores espanhóis.


Nas Ilhas e na faixa continental, que começa a ser explorada a partir de 1498, as iniciativas mais desordenadas são comuns. Não se encontra, evidentemente, naquelas terras virgens de europeus, nem esquadrinhamento eclesiástico, nem organização senhorial, nem costumes ancestrais, ou seja, nenhum ponto de referência, nenhuma estrutura à qual um cristão pudesse estar ligado. Multiplicando as situações-limite, essa mudança radical de ambiente precipita decisões, reações, escolhas, que mesclam inextricavelmente um passado que acaba de ser deixado para trás e o presente das Ilhas, o acúmulo de experiências anteriores e o imprevisível, material com o qual é feita a realidade das novas Índias.


BERNAND, C. & GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,



Segundo a perspectiva do texto, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3782539
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o poema abaixo: 


Amor América


Antes do chinó e do fraque

foram os rios, rios arteriais:

foram as cordilheiras em cuja vaga puída

o condor ou a neve pareciam imóveis;

foi a umidade e a mata, o trovão,

sem nome ainda, as pampas planetárias.


O homem terra foi, vasilha, pálpebra

do barro trêmulo, forma de argila,

foi cântaro caraíba, pedra chibcha,

taça imperial ou sílica araucana.

Terno e sangrento foi, porém no punho

de sua arma de cristal umedecido

as iniciais da terra estavam escritas.


Ninguém pôde

recordá-las depois: o vento

as esqueceu, o idioma da água

foi enterrado, as chaves se perderam

ou se inundaram de silêncio ou sangue.


Não se perdeu a vida, irmãos pastorais.

Mas como uma rosa selvagem

caiu uma gota vermelha na floresta

e apagou-se uma lâmpada da terra.


Estou aqui para contar a história.

Da paz do búfalo

até as fustigadas areias

da terra final, nas espumas

acumuladas de luz antártica,

e pelas Lapas despenhadas

da sombria paz venezuelana,

te busquei, pai meu,

jovem guerreiro de treva e cobre,

ou tu, planta nupcial, cabeleira indomável,

mãe jacaré, pomba metálica.


Eu, incaico do lodo,

toquei a pedra e disse:

Quem me espera? E apertei a mão

sobre um punhado de cristal vazio.

Porém, andei entre flores zapotecas

e doce era a luz como um veado

e era a sombra como uma pálpebra verde.


Terra minha sem nome, sem América,

estame equinocial, lança de púrpura,

teu aroma me subiu pelas raízes

até a taça que bebia, até a mais delgada

palavra não nascida de minha boca. 


NERUDA, Pablo. Canto Geral. São Paulo: Círculo do Livro.1994, p. 17-18.



A partir da visão expressa no poema, é CORRETO afirmar sobre o contato entre os povos na América que 

Alternativas

ID
3786043
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando as características comuns das colonizações portuguesa e espanhola nas Américas nos sécs. XVI e XVII assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3786871
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Tenha-se como certo e firme, pois afirmam-no autores sapientíssimos, que é justo e natural que homens prudentes, íntegros e humanos dominem sobre os que não o são. [...] Sendo assim, [...] com perfeito direito os espanhóis dominam sobre os bárbaros do Novo Mundo [...], os quais em prudência, engenho, toda virtude e humanidade são superados pelos espanhóis como [...] macacos por homens.

(SEPÚLVEDA, J. G. As justas causas de guerra contra os índios. In: SUESS, P. (Coord.). A conquista espiritual da América Espanhola. Petrópolis: Vozes, 1992. p. 531.)


Com base no texto, que foi escrito em 1547, e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3786877
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Quando Cortés apodera-se do México e Pizarro, do Peru, os dois conquistadores realizaram um empreendimento militar de conquista. Mas a colonização espanhola não se limitou a esse episódio [...] foi também uma gigantesca tentativa de apropriação dos seres e das coisas da América [...]. Trata-se daquilo que chamei a ocidentalização do Novo Mundo. [...] Mas esse imenso empreendimento [...] só podia se realizar com o concurso ativo dos indígenas. [...] Nessa política de ocidentalização [...] as elites indígenas tinham um papel essencial a desempenhar. Situadas entre os milhões de índios e os poucos milhares de invasores espanhóis, elas serviram em toda parte de intermediários obrigatórios entre o novo poder e as massas vencidas.
(GRUZINSKI, S. O renascimento ameríndio. In NOVAES, A. ( Org.). A outra margem do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 283-285.)



De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a conquista e a colonização da América, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3786889
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a crise colonial e os movimentos pelas independências dos territórios americanos colonizados pelos espanhóis e portugueses, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3791728
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto a seguir:

Deus criou essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança.
AS CASAS. Frei Bartolomé de. O Paraíso Destruído. A sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1996. p. 24.)

Frei Bartolomé de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras recém-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, e sobre o texto é correto afirmar que na América espanhola,

Alternativas

ID
3795604
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A exploração econômica dos espanhóis em suas possessões coloniais na América, sobretudo nas áreas mineradoras, caracterizou-se pela exploração da mão de obra nativa.
Diferentemente, na América portuguesa, houve o predomínio da exploração da mão de obra negra trazida compulsoriamente da África para o trabalho escravo.
Assinale o item que explica corretamente a opção espanhola pela exploração do trabalho nativo nas áreas mineradoras da América colonial.

Alternativas

ID
3798967
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Muitos povos indígenas resistiram à dominação espanhola nas Américas. Uma das lutas de resistência mais conhecidas foi a do líder inca Tupac Amaru que, em 1780, comandou cerca de 40 mil homens em um movimento a favor de reformas para melhorar a vida e o trabalho dos indígenas peruanos.
A colonização espanhola da América se caracterizou pela

Alternativas

ID
3808441
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“As temperaturas glaciais do campo aberto alternavam-se com os calores infernais do fundo da montanha. Os índios entravam nas profundidades, e ordinariamente eram retirados mortos ou com cabeças e pernas quebradas, e nos engenhos todo o dia se machucam. Os mitayos retiravam o minério com a ponta de uma barra e o carregavam nas costas, por escadas, à luz de uma vela [...]. A mita era uma máquina de triturar índios. O emprego do mercúrio para a extração de prata por amálgama envenenava tanto ou mais do que os gases tóxicos do ventre da terra. Fazia cair o cabelo, os dentes e provocava tremores incontroláveis.” Fonte: GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. RJ: Paz e Terra, 1989, p. 52.

Sobre o trabalho compulsório na América Espanhola, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
3817450
Banca
IFN-MG
Órgão
IFN-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Tratado de Madri de 1750, celebrado entre Portugal e Espanha, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  (1494) definiu as áreas de domínio do mundo extra europeu.

    O Tratado de Lisboa (1681) tratou da devolução da Colônia do Sacramento, ocupada pelos espanhóis no ano de sua fundação. O apoio da Inglaterra foi decisivo para Portugal conseguir essa vitória diplomática. A saída das forças espanholas só se dá efetivamente em 1683.

    O primeiro Tratado de Utrecht entre Portugal e França (1713) estabeleceu as fronteiras portuguesas do norte do Brasil: o rio Oiapoque foi reconhecido como limite natural entre a Guiana e a Capitania do Cabo do Norte.

    O segundo Tratado de Utrecht entre Portugal e Espanha (1715) tratou da segunda devolução da Colônia de Sacramento a Portugal.

    O Tratado de Madri (1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata. Nesse Tratado, o princípio do usucapião (uti possidetis), que quer dizer a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez.

    O Tratado de Santo Ildefonso (1777) confirmou o Tratado de Madri e devolveu a Portugal a ilha de Santa Catarina, ficando com a Espanha a Colônia de Sacramento e a região dos Sete Povos.

    O Tratado de Badajós entre Portugal e Espanha (1801) incorporou definitivamente os Sete Povos das Missões ao Brasil.

    O Tratado de Petrópolis (1903), negociado pelo Barão do Rio Branco com a Bolívia, incorporou ao Brasil, como território, a região do Acre.

    FONTE: IBGE


ID
3819571
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de colonização da América Espanhola foi intenso e violento. Os espanhóis utilizaram largamente de agressividade, superioridade técnica militar, assim como de diferentes formas de exploração do trabalho indígena, sendo a encomienda a mais comum. Sobre a encomienda assinale o correto.

Alternativas

ID
3820264
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os ibéricos trouxeram para a América sua própria concepção de mundo. (...) Os hábitos e costumes dos indígenas foram vistos e julgados a partir da visão de mundo do europeu, por isso foram considerados como inferiores e expressão da infrahumanidade, e assim, destinados por natureza a servir os seus novos senhores”.

Adaptação de (ZEA, Leopoldo. 12 de Octubre de 1492¿Descubrimiento o Encubrimiento? In: ZEA, Leopoldo. El Desubrimiento de América y su sentido Actual. México: Tierra Firme, 1989. Adaptado)

Com base nas afirmações de Leopoldo Zea, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3821008
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os ibéricos trouxeram para a América sua própria concepção de mundo. (...) Os hábitos e costumes dos indígenas foram vistos e julgados a partir da visão de mundo do europeu, por isso foram considerados como inferiores e expressão da infra-humanidade, e assim, destinados por natureza a servir os seus novos senhores”.
Adaptação de (ZEA, Leopoldo. 12 de Octubre de 1492 ¿Descubrimiento o Encubrimiento? In: ZEA, Leopoldo. El Desubrimiento de América y su sentido Actual. México: Tierra Firme, 1989. Adaptado)

Com base nas afirmações de Leopoldo Zea, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3842593
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No contexto da conquista e da colonização da América, as colônias se configuraram em “extensões” territoriais de suas metrópoles.
Chamada de Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, a relação entre as metrópoles europeias e suas colônias americanas determinava que

Alternativas

ID
3867016
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na época da conquista espanhola, no final do século XV, a cidade do México englobava Tenochtitlán e Tlatelolco. A última fora incorporada à primeira e submetida a um governador, além de ter perdido sua individualidade. A respeito da estrutura social mexicana durante sua migração e na época da sua chegada ao vale central, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A estrutura social da tribo mexicana, durante sua migração e chegada ao vale central permaneceu bastante simples e essencialmente igualitária. Camponeses-soldados, os mexica, às vezes se fixavam durante vários anos nas regiões férteis, guerreavam para conquistar uma passagem ou apossar-se de terras cultiváveis e prosseguiam sua marcha carregando poucos bens.
( ) Antes do século XVI, cada chefe de família era guerreiro e agricultor ao mesmo tempo, além de participar das conferências que definiam questões importantes. O nível de vida era o de igualdade na pobreza e apenas os sacerdotes de Uitzilopochtli acumulavam suas funções sacerdotais com uma espécie de comando militar e de autoridade geral, que constituíam o embrião de uma classe dirigente.
( ) A partir do início do século XVI, a democracia tribal asteca foi substituída por uma monarquia aristocrática e imperialista em virtude de um processo de hierarquização e complexificação desta sociedade. Funções distintas passaram a ser exercidas por diferentes categorias da população.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3876319
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto abaixo:


A emancipação fora conseguida num contexto de violência generalizada, que causara a morte de centenas de milhares de pessoas, em especial na Colômbia, na Venezuela, no México e no Haiti. Os países que sofreram menos baixas foram Brasil, Equador, Paraguai e os da América Central. Os sofrimentos da população foram agravados pelos deslocamentos, como o “êxodo oriental” no Uruguai em 1811 e a fuga em massa dos partidários da independência do Chile, que tiveram de emigrar de Concepción para Santiago em 1817.


(DEL POZO, José. História da América Latina e do Caribe: dos processos de independência aos dias atuais. Trad. Ricardo Rosenbusch. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2009, p. 41.)


Considerando as informações do trecho acima, os conhecimentos sobre o contexto histórico e os aspectos sociais e políticos da independência dos países latino-americanos e do Caribe, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  •  

    • A alternativa A está incorreta, afinal a experiência liberal da América Latina independente foi marcada pela expropriação de terras indígenas, seja pelas elites locais, seja por meio da guerra travada contra os Estados Unidos.

    • A alternativa B está incorreta. O processo de emancipação política do Brasil se deu em um período anterior ao da consolidação das lideranças de Bolívar e O’Higgins, defensoras da forma de governo republicana.

    • A alternativa C está incorreta, pois ao longo das guerras de independência, algumas mulheres chegaram a lutar como soldadas contra os exércitos realistas.

    • A alternativa D está incorreta. Embora independentes da metrópole espanhola, os países formados na América Latina não alteraram a dependência econômica de países como os Estados Unidos e a Inglaterra.

    • A alternativa E é a resposta. Embora tenha se libertado do domínio espanhol no final do século XIX, Cuba se manteve como uma espécie de protetorado norte-americano até os anos 1959, quando uma revolução derrubou o então presidente Fulgêncio Batista. Já Porto Rico, ilha que também se tornou um protetorado norte-americano no mesmo período, permanece na mesma condição atualmente.

    Fonte: Estratégia Vestibulares - Professor Marco Tulio


ID
3894493
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A seguir, leia um trecho da petição ao rei de Espanha escrita por Juan Garrido, conquistador residente na cidade do México, em 27 de Setembro de 1538.

Eu, Juan Garrido, de cor negra, membro desta comunidade [vecino], e residente nesta cidade, trago um relato de como servi à Vossa Majestade na conquista e pacificação desta Nova Espanha. Desde quando Cortés entrou nela, estive presente em todas as invasões, conquistas e pacificações realizadas no sul do Pacífico, nas ilhas de Porto Rico e de Cuba. Fiz tudo às minhas custas, sem receber nem salário nem repartimiento de índios ou qualquer outra coisa. De todas estas formas, durante trinta anos, servi e continuo a servir à Vossa Majestade.

(Traduzido e adaptado de Matthew Restall, Probanza of Juan Garrido. Black Conquistadors: Armed Africans in Early Spanish America. The Americas, Cambridge, v. 57, n. 2, out. 2000, p. 171.)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4007605
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[Em relação à América Espanhola, nas duas primeiras décadas do século XIX,] a situação da América Portuguesa era diferente, pois ali o próprio governo português parecia conduzir e administrar as transformações.
(Andréa Slemian e João Paulo G. Pimenta. O “nascimento político” do Brasil, 2003.)

Estão entre as transformações mencionadas no texto:

Alternativas
Comentários
  • A família real saiu de Portugal e migrou para a América Portuguesa, após a invasão das tropas francesas ao território português no ano de 1807, por Portugal não ter aderido ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão. Dessa forma, a corte portuguesa com as suas respectivas instituições vieram para o Brasil se instalando no Rio de Janeiro. 
    Segundo as historiadoras Lilia Schwartz e Heloisa Starling, não havia uma fuga aleatória de indivíduos para o país, mas sim a sede do Estado Português e todo o seu aparato administrativo e burocrático. E, assim, as embarcações chegaram ao Brasil com a escolta de navio ingleses. A presença da família Real portuguesa trouxe profundas transformações ao território que possibilitaram a independência do país, anos mais tarde.

    A independência da América Espanhola , a importância dos seus lideres Simon Bolívar e José de San Martins , a chegada da família real e as transformações causadas com a transferência da corte à  América Portuguesa são temas de estudo para responder a questão . Em uma das afirmativas estão listadas transformações ocorridas na colônia quando da estada da Família Real Portuguesa. 
    A)INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as juntas governamentais foram criadas na América Espanhola pelas elites criollas após a derrubada do rei Espanhol do trono e o não reconhecimento de José Bonaparte como rei. Além disso, a Estrada de Ferro Pedro II foi inaugurada apenas em 1858. Tal fato reafirma a condição incorreta da alternativa, uma vez que não houve transformação dos transportes nas três primeiras décadas. 
    B) CORRETA - Os portugueses foram escoltados para o Brasil pela marinha inglesa e uma das resultantes do apoio inglês foi a abertura dos portos às nações amigas assinado por D. João VI assim que aportou em Salvador, na Bahia. Tal medida pôs fim ao regime de exclusivo metropolitano, que era a política administrativa que determinava que o comércio deveria somente acontecer entre os territórios ultramarinos e Portugal , ou permitidos por Portugal. Já no ano de 1815, D. João VI elevou o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves. Dessa forma o território ultramarino deixou de ser uma colônia. Visto estes dois pontos, podemos inferir que a afirmativa está correta. 
    C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta porque o Tratado de Tordesilhas deixou de ter validade no ano de 1750. Neste ano foi assinado o tratado de Madri entre a Coroa Portuguesa e Coroa Espanhola, estabelecendo novos limites territoriais no território ultramarino na América do Sul. 
    D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, porque o tráfico de negros africanos escravizados foi extinto através da Lei Eusébio de Queiroz, assinada no ano de 1850. Esta lei foi promulgada com o objetivo de liberar recursos do tráfico para outras atividades econômicas , além de cumprir acordos que foram feitos com a Inglaterra para a extinção do tráfico negreiro e posterior abolição da escravatura, que foi assinada em 1888. 
    E)INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois não houve a eliminação da tarifas alfandegárias. A Corte portuguesa assim que chegou ao Brasil assinou a Carta de abertura dos portos “às nações amigas". A regulamentação aconteceu através do Tratado de Cooperação e Amizade, do ano de 1810, no qual cada país deveria ter uma alíquota de imposto a ser paga submetida aos produtos que entrassem no Brasil. Dessa forma, a Inglaterra pagaria 15% de imposto sobre produto, os portugueses 16% e as demais nações 24%. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Resolução:

    A questão refere-se às mudanças ocorridas no Brasil durante o Período Joanino, as quais prepararam a colônia para se desenvolver como Estado soberano. Dentro desse processo, destacaram-se a Abertura dos Portos (1808), que inseriu a economia brasileira na órbita do capitalismo inglês, e a elevação da colônia a Reino Unido a Portugal e Algarves, equiparando-a à metrópole lusitana.

    Resposta: B

    Fonte: Curso Objetivo

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/famerp/2019/1dia/famerp2019_1dia.pdf


ID
4015189
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a descoberta e a colonização das Américas, identifique a afirmação correta:

Alternativas

ID
4020313
Banca
UERR
Órgão
UERR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O sistema colonial implantado pela Espanha em seus domínios coloniais na América utilizou diversos instrumentos administrativos. Qual alternativa refere-se à política administrativa da Coroa Espanhola em suas colônias?

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    O espaço americano foi dividido conforme os interesses econômicos e as realidades encontradas pelos espanhóis, foram divididos em vice-reinados e capitanias gerais.

    Os vice-reis e os capitães gerais eram nomeados pelo Conselho das Índias que, ao longo do século XVI, recebeu cada vez mais poder, de tal maneira que praticamente tudo que se relacionava à América era controlado por ele.

    Um outro exemplo de atribuição do Conselho das Índias era a nomeação das chamadas Audiências, que eram tribunais de justiça instalados nos vice-reinados. Muitas vezes as audiências também cumpriam funções administrativas.

    Deus é fiel


ID
4025179
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a imigração e colonização na América, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)

Na busca de ouro e prata, os espanhóis conquistaram territórios desde o México até o extremo sul do continente americano, submetendo povos nativos que viviam em toda essa região, como os maias, os incas e os astecas.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito.

    Quando os espanhóis chegaram na América, a civilização maia já não existia. Dessa maneira, sendo impossível a submissão desse povo.


ID
4028692
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A primeira vez que se mencionou o açúcar e a intenção de implementar uma produção desse gênero no Brasil foi em 1516, quando o rei D. Manuel ordenou que se distribuíssem machados, enxadas e demais ferramentas “às pessoas que fossem povoar o Brasil e que se procurasse um homem prático e capaz de ali dar princípio a um engenho de açúcar ...”. Como se pode notar, a ideia era obter lucro com a nova terra, antes que ela se transformasse num problema. E era esse o “sentido da colonização”: povoar, mas sempre pensando no bem da metrópole. (SCHWARCZ; STARLING, 2015. p. 53-54).

O processo de colonização da América se insere no contexto geral da política mercantilista, cujos desdobramentos se fizeram sentir

Alternativas
Comentários
  • Segundo erro: — seja qual for o nível de autoridade de onde se tenham originado — 

    CESPE: O exercício do poder regulamentar é privativo do CHEFE DO PODER EXECUTIVO DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DF E DOS MUNICÍPIOS. CERTO

     

     

    CESPE: O decreto é ato administrativo que pode ser praticado tanto pelo chefe do Poder Executivo quanto pelos presidentes dos tribunais superiores. ERRADO


ID
4033816
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

   A varíola cruzou pela primeira vez o oceano Atlântico, chegando, especificamente, à ilha Hispaniola no final de 1518 ou início de 1519. Durante os quatro séculos seguintes, a doença desempenhou um papel tão essencial quanto a pólvora no avanço do imperialismo branco do ultramar – um papel talvez até mais importante, pois os indígenas acabaram voltando o mosquete, e depois o rifle, contra os invasores, mas a varíola pouquíssimas vezes lutou do lado dos primeiros habitantes.


                                 (Alfred W. Crosby. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900, 2011. Adaptado.)


Depreende-se do excerto que

Alternativas
Comentários
  • 2 fatores facilitaram o domínio dos europeus

    • Doenças matavam aqueles povos
    • A sacralidade que os Europeus sentiam, eles pressupusera que estavam apoiados por Deus, já que os colonos morriam.

    LETRA D

    APMBB

  • O trecho é retirado de um trabalho bastante interessante, de Alfred W. Crosby. - Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900. Nele é defendida a ideia de como a própria natureza auxiliou a conquista dos europeus, através , por exemplo, das disseminação de vírus e doenças que vinham de outras regiões para os quais os nativos não tinham defesa orgânica.
    Isso gerou altas taxas de fraqueza física e de mortalidade, o que, segundo Crosby , é um elemento a ser tomado em questão quando se analisa a expansão europeia em outros continentes, apesar do europeu também sofrer com doenças desconhecidas e ataques de animais venenosos e por eles desconhecidos. 
    Uma das afirmativas sintetiza o texto: 
    A) INCORRETA- A afirmativa está invertida: as armas de fogo favoreceram os europeus contra os ameríndios.
    B) INCORRETA- A tecnologia bélica dos povos nativos da América não foi suficiente para vencer as armas de fogo. 
    C) INCORRETA- Não havia controle para a varíola por falta de vacina, que só será criada no século XX. 
    D) CORRETA – A alta taxa de mortalidade por conta das doenças trazidas da Europa, contra as quais os nativos não tinha anticorpos em muito auxiliou o domínio dos colonizadores. 
    E) INCORRETA- Este é um mito recorrente: a passividade dos nativos. É falso. O problema era lutar contra as armas de fogo dos europeus. 
    Gabarito da professora: Letra D.
  • Ameríndios... Aqui seria o que, brasilíndios???

    Ler e compreender o texto que está no enunciado é importante. Vejamos:

    "a doença desempenhou um papel tão essencial quanto a pólvora no avanço do imperialismo branco".

    A varíola matou os nativos tanto quanto as armas dos europeus.


ID
4051609
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativas correta sobre a formação do território brasileiro. 

Com o Tratado de Madri, firmado em 1750, a Espanha reconheceu os direitos portugueses sobre territórios no interior do continente sul-americano.

Alternativas

ID
4057363
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os fragmentos abaixo tratam da conquista europeia sobre a América. Leia-os para responder a questão.


Nunca fizemos mal algum ao homem branco; não queremos isso... Desejamos ser amigos do homem branco... Os búfalos estão diminuindo depressa. Os antílopes, que eram muitos há poucos anos, agora são poucos. Quando morrerem todos, ficaremos famintos; vamos querer algo para comer e seremos obrigados a ir ao forte. Seus jovens não devem atirar em nós; em toda parte onde nos veem, atiram e [por isto] atiramos neles.
(Carta do chefe cheyenneTonkahaska (Touro Alto) ao general do exército dos EUA Winfield Scott Hancock, de 1866. In____BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. SP: Melhoramentos, 1970, p. 113.)


Não só para Cortez, como também para os demais conquistadores cronistas espanhóis, a razão da vitória sobre os mexicas era muito clara: haviam triunfado porque eram cristãos e seguiam o único e verdadeiro Deus. A guerra de conquista foi uma guerra religiosa em que Deus venceu o demônio adorado pelos indígenas. Além disso, os espanhóis atribuíram seu triunfo à superioridade da cultura europeia sobre a mesoamericana. Eles eram pessoas melhores e, por isso, mereciam dominar os mexicas.
(MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortez – civilizador ou genocida? SP: Contexto, 2011, p. 126.)


De acordo com o conteúdo dos fragmentos, podemos identificar sua ideia principal na seguinte alternativa:

Alternativas

ID
4075288
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das características mais marcantes da história dos povos africanos é o tráfico de escravos, que se inicia no século VII e persiste até o século XIX. A respeito do tráfico e da escravidão de africanos, assinale a alternativa correta.

O escravo africano, juntamente com o colono europeu e o nativo ameríndio, contribuiu para o enriquecimento cultural das sociedades americanas.

Alternativas

ID
4082923
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Para Dessalines, o líder da revolução escrava, [...] a liberdade, antes de tudo, queria dizer o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores (...)” In COTRIM, Gilberto. História Global, vol. 2, 1ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

O texto se refere à primeira emancipação política latino-americana, em 1804, num país que tem, no século XXI, intervenções de tropas militares coordenadas pelo Brasil. O país em questão é

Alternativas

ID
4089103
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao sistema colonial espanhol nas Américas, considere as afirmativas abaixo.
I. A estratificação social da América hispânica apresentou uma rígida hierarquia e embasavase em critérios étnicos e geográficos.
II. A mão-de-obra escrava africana foi predominante nas atividades agrária e mineradora.
III.Apesar da proibição da escravidão indígena instituiu-se aos nativos trabalho compulsório com a mita e a encomienda.
IV.Os Cabildos eram constituídos por indivíduos nascidos na colônia e tinham como atribuição principal o recolhimento de impostos e aplicação da justiça. Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • II. A mão-de-obra escrava africana foi predominante nas atividades agrária e mineradora.

    De forma geral, o sistema colonizador espanhol não utilizou a mão de obra escravizada de origem africana, sobra assim a letra D


ID
4095568
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a América Latina e suas características populacionais, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. A região pode ser considerada uma das mais desiguais do mundo, reunindo um elevado número de países com grande concentração de renda.
II. A expressão América Latina é adequada a um critério geopolítico, pois esses países exibem, em comum, profundas desigualdades sociais e instabilidade econômica.
III. Os países da América Latina tiveram uma colonização de povoamento, e, atualmente, caracterizam-se por seu desenvolvimento industrial homogêneo e pela sua diversidade cultural.
IV. Os países platinos têm forte influência da civilização quíchua e formam os países da América Latina, cuja maioria da população é descendente de ameríndios.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

Alternativas

ID
4096423
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Rio Pardo - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com BETHELL, sobre a atuação da Igreja Católica na América Colonial, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:

(  ) Os jesuítas organizaram sua atividade missionária através da associação de seus colégios, que se situavam no litoral, às povoações indígenas e às aldeias missionárias. Os colégios, pelo menos numa etapa inicial, preparavam missionários para o serviço nas aldeias.
(   ) A rede de aldeias teve início em 1553 na região de Salvador da Bahia, por solicitação do terceiro Governador Geral, Mem de Sá.

Alternativas

ID
4105351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Até o início do século XIX, a monarquia espanhola mantinha domínio colonial sobre vasta área do continente americano. A região estava dividida administrativamente em quatro grandes vice-reinos: Nova Espanha, Peru, Nova Granada e Prata, e quatro capitanias: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.


As afirmações sobre o processo de independência das colônias espanholas na América são verdadeiras, com exceção da alternativa:

Alternativas

ID
4138558
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Manhumirim - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O texto a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia-o atentamente.

“Faixas da Amazônia podem ter sido pradarias até uma mudança natural para um clima mais úmido há cerca de 2.000 anos ter levado à formação da floresta tropical, de acordo com um estudo que desafia a crença comum de que a maior floresta tropical do mundo é muito mais velha. A chegada de doenças europeias após Cristóvão Colombo ter cruzado o Atlântico em 1492 também pode ter acelerado o crescimento de florestas com a morte de populações indígenas que utilizavam a região para agricultura, escreveram os cientistas no periódico científico norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).”

(Disponível em: http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRKBN0FD1P420140708. Acesso em: 08/07/2013.)

O trabalho tratado no texto relaciona o crescimento da floresta amazônica a um importante fato histórico mundial. Assinale-o

Alternativas
Comentários
  • >Alternativa D<

    O centro da questão está na frase "Cristóvão Colombo ter cruzado o Atlântico em 1492", visto que Cristóvão Colombo foi o europeu (a serviço dos Reis Católicos da Espanha) que descobriu a América.

    Bons estudos!

    Klismann Botelho

  • gabarito D

    RUMO AO CBMES

  • gabarito D

    RUMO AO CBMES


ID
4166188
Banca
Univap
Órgão
Univap
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XVI, um debate entre dois religiosos europeus indicava duas maneiras de compreender os indígenas das Américas. Um desses religiosos defendia a “guerra justa” contra os gentios; já, o outro defendia a pacificação e a evangelização dos ameríndios. Foram eles, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • exatamente o que pensei

  • exato.

  • exato.


ID
4185130
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que diz respeito à história da África e aos primórdios do tráfico de escravos para Portugal e América, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa A está em dizer que parte da África ficou isolada do comércio com outras regiões.

    O erro da alternativa B está em dizer que não havia escravidão na África.

    O erro da alternativa C está em dizer que os portugueses fecharam as rotas comerciais nos primeiros contatos, na realidade, foi feito através de alianças com chefes locais.

    O erro da alternativa E está em dizer que as supostas " dificuldades" levaria a optar pelo Brasil, está claro a tentativa de desviar o entendimento sobre o período. O comércio de escravos ao Brasil começou a partir da implantação da economia de cana de açúcar haja vista que o índio não aguentava o trabalho pesado na lavoura.

    Gabarito D


ID
4192075
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a conquista e a ocupação da América pelos espanhóis, no século XVI, podemos afirmar que este processo

Alternativas

ID
4199296
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1532, na cidade quéchua de Cajamarca, atual Peru, ocorreram os fatos descritos no fragmento de documento que segue:

"... como sabia o frade que seu Deus dos Cristãos havia criado o mundo?Frei Vicente respondeu que o dizia aquele livro, e deu-lhe seu Breviário. Atahualpa abriu-o, folheou-o e dizendo-lhe que a ele nada lhe dizia daquilo, atirou-o ao chão."

Fonte:GOMORA, F. L. História general de las índias y vida de Hernán Cortés.Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1979. Tradução nossa.

Por causa desse ato, o frade conclamou os soldados espanhóis à guerra. Eles invadiram o recinto, prenderam o Inca Atahualpa e a conquista espanhola dos Andes teve início.
A situação descrita no excerto d odocumento mostra

Alternativas

ID
4203355
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na edição de julho de 1818 do Correio Braziliense, o jornalista Hipólito José da Costa, residente em Londres, publicou a seguinte avaliação sobre os dilemas então enfrentados pelo Império português na América:

A presença de S.M. [Sua Majestade Imperial] no Brasil lhe dará ocasião para ter mais ou menos influência naqueles acontecimentos; a independência em que el-rei ali se acha das intrigas europeias o deixa em liberdade para decidir-se nas ocorrências, segundo melhor convier a seus interesses. Se volta para Lisboa, antes daquela crise se decidir, não poderá tomar parte nos arranjamentos que a nova ordem de coisas deve ocasionar na América.

Nesse excerto, o autor referia-se

Alternativas

ID
4203880
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1497 o rei dom Manuel, não querendo perder uma valiosa parcela da população, [...] impôs o batismo obrigatório a praticamente todos os judeus, restringindo-lhes os meios de sair do país, escravizando os que continuaram judeus e apreendendo os filhos dos não convertidos.

SCHWARTZ, S. B. Cada um na sua lei. Tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico. São Paulo: Edusc/Cia. das Letras, 2009, p. 155.



Entre os desdobramentos da política do reino português com relação aos judeus, podemos citar:

Alternativas

ID
4209100
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a política metropolitana que regia as colônias de exploração na América, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Como letra C? As colônias eram compostas majoritariamente de escravos, escravo não compra produtos manufaturados...

  • Estranho tbm, nunca iria na C


ID
4212286
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os historiadores passaram a analisar o funcionamento da colônia. A realidade se revelava complexa. No lugar da imagem de colonos engessados pela metrópole, vem à tona um grande dinamismo nas relações comerciais dos principais portos do Brasil com o rio da Prata no sul da América, com Angola, Costa da Mina e Moçambique na África e Índia, e com Goa e Macau na Ásia. O que salta à vista é que muitas dessas áreas não eram de domínio português. Colonos do Brasil, portanto, comercializavam diretamente com outras regiões. Os comerciantes residentes no Brasil, no auge do Sistema Colonial, detinham o monopólio do lucrativo tráfico negreiro – e não a metrópole.

(www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a-colonia-e-mais-embaixo. Acesso: 02/03/2014. Adaptado.)


As comparações entre a colonização inglesa e a colonização ibérica na América contribuíram para a atribuição de sentidos distintos a essas colonizações, povoamento e exploração, respectivamente. No entanto, a análise do texto revela que as recentes revisões historiográficas ampliaram as interpretações sobre as relações coloniais no clássico modelo de exploração, isso porque na prática a

Alternativas
Comentários
  • ''Os comerciantes residentes no Brasil, no auge do Sistema Colonial, detinham o monopólio do lucrativo tráfico negreiro – e não a metrópole''

    Pela interpretação deste trecho, conclui-se que a colônia que possuía o monopólio do tráfico negreiro, o que configura uma certa autonomia comercial em relação à metrópole, que de acordo com a política da época, esta (a metrópole) que deveria ter os lucros, mas como a colônia possuía certa autonomia comercial, essa ficava com a maioria dos lucros.

    GAB LETRA A


ID
4840558
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o relato do cronista Bernal Diaz.


   Os habitantes dessas aldeias (…) queixam-se muito de Montezuma e de seus coletores de impostos, que lhes roubavam tudo o que tinham, e que se suas mulheres e filhas fossem formosas, violentavam-nas diante deles e de seus maridos, e roubavam-nas, e que obrigavam-nos a trabalhar como se fossem escravos (…) e muitas outras queixas.

(Apud Tzvetan Todorov, A conquista da América - a questão do outro)


O relato de Bernal Diaz ajuda na compreensão

Alternativas

ID
4916509
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Viadutos - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Conforme BETHELL, sobre a atuação da Igreja Católica na América Colonial, analisar os itens abaixo:


I. Nunca houve qualquer atividade missionária voltada especificamente para os negros. Ao contrário, considerava-se que o escravo africano fazia parte, por direito, de uma família patriarcal, à cuja testa estava um senhor branco.

II. A Igreja, desde o início da colonização americana, sempre foi contrária à escravidão, tanto de índios como de negros africanos, buscando sistematicamente a criação de reduções para proteção e catequização dos locais e abrigando os escravos que fugiam das fazendas.

III. Os franciscanos trabalhavam em um sistema tripartite, que envolvia conventos próximos à costa, a fazendas e a aldeamentos no interior.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • A igreja era contra a escravização de índios... cagavam para a dos negros - em sua maioria.

  • A igreja permitia a escravização de indígenas que não se submetiam à catequese e, como todos sabem, não dava a mínima para a escravização do negro.

    GABARITO: LETRA B


ID
4933213
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho escravo é uma característica do sistema de plantation utilizada nas Américas.
II. O emprego da mão de obra escrava fez parte das decisões do Governo Geral durante o Brasil Colônia.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    plantation foi um sistema de exploração colonial utilizado entre os séculos XV e XIX principalmente nas colônias europeias da América, tanto a portuguesa quanto em alguns locais das colônias espanholas e também nas colônias inglesas britânicas. Ele consiste em quatro características principais: grandes latifúndios, monocultura, trabalho escravo e exportação para a metrópole.

    A montagem dos    e do sistema da  (latifúndios monocultores), bem como o emprego da mão de obra escrava, inicialmente  e, posteriormente,  (africana), fez parte das decisões do Governo Geral.


ID
4939381
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de conquista-colonização europeia na América não só forjou novos espaços de poder e dominação, como também atuou nas fissuras das relações já estabelecidas e reforçou ideias parcialmente desenvolvidas nas relações de poder entre os próprios povos do continente. Neste sentido, pesquisas apontam que ideias dicotômicas como os povos das “terras altas” dos Andes serem mais desenvolvidos e refinados, e os povos das “terras baixas” na costa leste eram inferiores, “sem fé, sem lei, sem rei” esteve presente em alguns dos primeiros relatos europeus, mas, também foi parcialmente desenvolvido no próprio período anterior à chegada dos europeus. Assinale a alternativa que destaca o processo histórico anterior à conquista-colonização dos povos indígenas que contribuiu para o desenvolvimento desta dicotomia:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    As tentativas falhas de expansão do chamado Império Inca em direção às vertentes orientais da Cordilheira, que criaram uma dicotomia entre terras altas e terras baixas posteriormente reforçadas e reelaboradas por escritores europeus.


ID
4949239
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as consequências do Tratado de Madrid.

( ) Pelo Tratado de Madrid, os espanhóis entregavam os Sete Povos das Missões aos portugueses, que, em troca, recebiam a Colônia de Sacramento.
( ) A conclusão da demarcação dos limites territoriais entre portugueses e espanhóis na América pôs fim aos conflitos da Guerra Guaranítica.
( ) O tratado determinava que os jesuítas estabelecidos nas Reduções deveriam se deslocar, com os indígenas e com seus bens, para território espanhol.
( ) Muitos indígenas e alguns jesuítas se recusaram a acatar itens do tratado e, em 1756, foram atacados pelas tropas de Portugal e da Espanha.
( ) Os conflitos violentos da Guerra Guaranítica tiveram como resultado massacre de milhares de indígenas e a decadência do projeto dos Sete Povos das Missões.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Tratado de Madrid foi um tratado firmado na Capital espanhola entre os reis de Portugal e Espanha, em 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. 

    O objetivo do tratado era substituir o Tratado de Tordesilhas, que já não era mais respeitado na prática. Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na América e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores.As negociações basearam-se no chamado Mapa das cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetisita possedeatis(quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.

  • (v) Pelo Tratado de Madrid, os espanhóis entregavam os Sete Povos das Missões aos portugueses, que, em troca, recebiam a Colônia de Sacramento.

    (F) A conclusão da demarcação dos limites territoriais entre portugueses e espanhóis na América pôs fim aos conflitos da Guerra Guaranítica.

    (v) O tratado determinava que os jesuítas estabelecidos nas Reduções deveriam se deslocar, com os indígenas e com seus bens, para território espanhol.

    (v) Muitos indígenas e alguns jesuítas se recusaram a acatar itens do tratado e, em 1756, foram atacados pelas tropas de Portugal e da Espanha.

    (v) Os conflitos violentos da Guerra Guaranítica tiveram como resultado massacre de milhares de indígenas e a decadência do projeto dos Sete Povos das Missões.

  • Pelo Tratado de Madrid, os espanhóis entregavam os Sete Povos das Missões aos portugueses, que, em troca, recebiam a Colônia de Sacramento.

    Item verdadeiro.

    A conclusão da demarcação dos limites territoriais entre portugueses e espanhóis na América pôs fim aos conflitos da Guerra Guaranítica.

    O líder indígena Sepé Tiaraju se recusou a fazer a mudança do lado português para o espanhol. O exército espanhol foi acionado para forçar o cumprimento da ordem, sem sucesso. O conflito se alastrou para a região de La Plata. Os espanhóis receberam reforço dos portugueses e derrotaram os índios na Batalha de Caiboaté, em 1756.

    Item incorreto.

    O tratado determinava que os jesuítas estabelecidos nas Reduções deveriam se deslocar, com os indígenas e com seus bens, para território espanhol.

    Item verdadeiro.

    Muitos indígenas e alguns jesuítas se recusaram a acatar itens do tratado e, em 1756, foram atacados pelas tropas de Portugal e da Espanha.

    Item verdadeiro.

    Os conflitos violentos da Guerra Guaranítica tiveram como resultado massacre de milhares de indígenas e a decadência do projeto dos Sete Povos das Missões.

    Item verdadeiro.

    Gabarito: A


ID
4969402
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Poção - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhuma criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.
II. Ao final do século XVIII, os espanhóis haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos Aires e Lima.

Marque a alternativa CORRETA

Alternativas

ID
5028022
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do processo de colonização da América Latina considere as afirmações.

I. A América Latina foi a primeira colônia da Europa moderna, já que historicamente foi a primeira “periferia” antes da África e da Ásia, considerando os estudos que possibilitam uma reflexão sobre o eurocentrismo.
II.O movimento colonizador ultrapassou os propósitos iniciais e alcançou os aspectos culturais, políticos, religiosos e econômicos em relação a vida dos povos nativos, colonizando todos os aspectos da vida desses povos.
III. Como resultado desse processo de colonização da vida na América Latina se constitui posteriormente: uma ‘raça’ mestiça, uma cultura sincrética, um Estado colonial e uma economia capitalista dependente e periférica.

Entre estas afirmações estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • "Colonizando todos os aspectos" é sacanagem.

  • TODOS OS ASPECTOS bem forçado

  • Não achei forçado, nem sacanagem. Os europeus exploraram as terras e as riquezas, travaram guerras contra os nativos, dizimaram e exploraram a população indígena, reprimiram a sua cultura -impondo forçosamente a cultura europeia a eles-, manipularam a religião nativa contra os próprios ameríndios, além de, certamente, uma dezena de outras coisas. Isso não é colonização de todos os aspectos?


ID
5105632
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os índios dessa província são inumeráveis pela terra a dentro, de várias nações e costumes e linguagem e muitos deles são como selvagens e não se lhes pode entender sua língua e há pouco remédio para sua salvação, exceto alguns inocentes ou adultos que se batizam in extremis e se vão para o céu. São de mui pouca capacidade natural, se bem que para sua avaliação têm juízo bastante e não são tão boçais e rudes como por lá se imagina”. (ANCHIETA, José de)

Os jesuítas se notabilizaram pela atuação junto aos nativos da América, e o diferencial desta ordem está na:

Alternativas

ID
5146858
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quando o território da América foi invadido pela primeira vez pelos espanhóis, era densamente povoado. No entanto, a distribuição da população era desigual, pois a maior parte dos habitantes se concentrava na Mesoamérica e nos Andes centrais. Nesses locais as sociedades americanas nativas haviam atingido altos níveis de organização econômica, social, política e cultural. Uma das muitas consequências do encontro entre invasores e invadidos foi o declínio da população nativa. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5158921
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo que trata das relações de trabalho na América espanhola durante a colonização:

“Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. O trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya, onde retirava alimentos, roupas entre outros itens, além de um lote mínimo de subsistência.”

Tendo em vista os diferentes tipos de exploração do trabalho indígena, a descrição se refere especificamente a:

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente da América Portuguesa que utilizou majoritariamente o braço escravizado de africanos, na América Espanhola foi utilizado o trabalho servil de nativos, a não ser em regiões onde as populações nativas foram dizimadas nos primeiros contatos com os espanhóis, ou por doenças ou por guerras. Nestas regiões - como nas ilhas do Caribe – houve intensa exploração da mão de obra africana escravizada. 
    Os espanhóis aproveitaram-se de estruturas de exploração de trabalho que já existiam no Império Asteca – América Central e México, e Império Inca ( na verdade Império Quechua Aimará) na América do Sul. Formas de trabalho como a mita foram adaptadas às necessidades e ambições do colonizador europeu. 
    O fato de haver, nas chamadas altas civilizações da Meso América e do oeste da América do Sul, concentrações urbanas e aldeias plenamente sedentárias, facilitou, e muito, a exploração espanhola do trabalho nativo. 
    Livros sobre História da América para a escola básica fornecem informações suficientes para o estudo do tema que, aliás, é clássico e não apresenta uma dificuldade maior. 

    Entre as opções dadas, uma nomeia a forma de trabalho descrita no trecho transcrito. 
    A) INCORRETA – A descrição não corresponde à encomienda. Ela consistia no direito de exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono em um dado território, a partir da concessão das autoridades espanholas, em nome da coroa,  enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas. 
    B) INCORRETA- De acordo com a mita, também conhecida como quatequil ,  amplamente empregada na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Normalmente ficavam longo tempo sem sair de dentro das minas, o que resultou em alta taxa de mortalidade. É uma forma de trabalho derivada de formas de trabalho do império Inca. 
    C) CORRETA- O péon era, em teoria, trabalhador livre assalariado. Porém, ficava sob o controle do grande proprietário de terras pelo fato de ficar em débito por conta do adquiria na 'tienda', para sua sobrevivência. Este é o tipo de trabalho descrito no trecho .
    D) INCORRETA –A plantation consistia na produção de produtos tropicais em latifúndios monocultores para o mercado externo, utilizando para isso força de trabalho escrava. Na plantation utilizava-se diretamente a escravidão de nativos e de africanos. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5183302
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não é um dos quatro vice-reinados em que estava dividida a América espanhola:

Alternativas

ID
5215087
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Vertentes - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do povoamento da América, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O autoctonismo é a teoria pela qual o naturalista e antropologista argentino Florentino Ameghino anunciava que a origem do homem americano teria início na Patagônia, com desdobramentos imediatos na Pampa e Pré-Cordilheira.


ID
5232139
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quanto à colonização da América é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5275924
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Irani - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A escravidão na América: o tráfico de escravos e a escravização de populações africanas.


Coloque V para Verdadeiro e F para falso, sobre o tema proposto.


( ) Na Idade Moderna, no contexto da expansão marítima europeia, surgiu uma nova forma de escravidão. Populações africanas foram escravizadas para a exploração de riquezas coloniais.

( ) Inicialmente eram vendidos na Europa, mas a partir do século XVI também na América.

( ) Sob o comando das Coroas europeias, no caso da colônia portuguesa, pode-se afirmar que esse negócio foi tão ou mais rentável do que a economia açucareira.

( ) Na verdade, uma atividade ligava-se a outra, pois Portugal obtinha lucros com a venda do açúcar na Europa e a venda dos escravos obtidos na África para os senhores de engenho em sua própria colônia.

( ) O tráfico de escravos já existia na África antes de os portugueses iniciarem seu processo de conquista no século XV.


Indique a alternativa que completa de forma correta a questão. 

Alternativas