SóProvas


ID
2765650
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os acidentes com exposição a material biológico devem ser considerados emergências, uma vez que os resultados do tratamento profilático são mais eficientes quando o atendimento e a adoção das medidas pertinentes ocorrem no menor prazo possível após o acidente. Es ses acidentes podem ocorrer com o trabalhador da área da saúde, e condutas devem ser adotadas diante da exposição ocupacional, entre elas, a necessidade de realizar profilaxia pós-exposição de risco (PEP) à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana. Ne sses casos, de acordo com o Ministério da Saúde (2017), para maior eficácia da intervenção por PEP, o primeiro atendimento após a exposição ao HIV deve ocorrer o mais precocemente possível, tendo como limite as

Alternativas
Comentários
  • Atendimento inicial é de URGÊNCIA

     

    No caso de um possível contato com o HIV, seja nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados, busque, o quanto antes, um serviço credenciado. Esse primeiro atendimento é considerado de urgência porque o uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível.

     

    O ideal é que você comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao HIV e no máximo após 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam.

     

    Quanto mais rapidamente for administrada a profilaxia, melhor será o resultado. Dados experimentais indicam que os índices de infecção são mais baixos quando ela é iniciada nas primeiras 36 horas. Um estudo mostrou que filhos de mães infectadas apresentam menor chance de contrair o HIV quando tratados nas primeiras 48 horas depois do parto.

     

    A indicação de utilização dos medicamentos para prevenção será avaliada por um médico.

     

    A população de gays, outros homens que fazem sexo com homens e travestis é uma das populações que tem preferência no acesso a esse atendimento de urgência, visto a proporção de pessoas com HIV neste segmento populacional ser superior àquela da população geral.

     

     

     

    http://www.giv.org.br/HIV-e-AIDS/PEP-Profilaxia-P%C3%B3s-Exposi%C3%A7%C3%A3o/index.html

  • Trata-se de uma urgência médica, devendo ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas

    primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas.

    -A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa exposta deve ser acompanhada pela equipe de saúde