SóProvas


ID
2765935
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

A Lei Estadual no 6.564/2003 dispõe quanto à estruturação do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). Com base no texto vigente dessa lei, com relação ao quadro de pessoal desse instituto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimentos sobre a relação jurídica de trabalho dos servidores em cargos públicos e em comissão e ainda sobre qual a lei que estabelece o regime jurídicos dos servidores públicos do Estado do Pará. Vejamos:

     

    Art. 1°. - Esta lei institui o Regime Jurídico Único e define os direitos, deveres, garantias e vantagens dos Servidores Públicos Civis do Estado, das Autarquias e das Fundações Públicas.

    Art. 12, § 1º A relação jurídica de trabalho dos servidores em cargos público de provimento efetivo e de provimento em comissão é a prevista na Lei nº 5.810, de 24 de janeiro de 1994.

     

    Gabarito do Professor: E

     

    Vamos analisar os demais itens.

     

    a) O quadro de pessoal do Igeprev é constituído de cargos de provimento efetivo, de provimento em comissão e de empregos públicos. ERRADO – Empregos públicos são aqueles regidos por CLT e não fazem parte do IGEPREV. Vejamos os termos do art.12 da Lei Estadual nº 6.564/2003:

    Art. 12. O quadro de pessoal do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará é constituído de cargos de provimento efetivo e de provimento em comissão.

     

    b) As atribuições e os requisitos de provimento dos cargos efetivos do quadro de pessoal do Igeprev constarão em regimento. ERRADO – Não constarão em regimento, mas no anexo da própria lei. Vejamos os termos do art.13 da Lei Estadual nº 6.564/2003:

     

    Art. 13, Parágrafo único. As atribuições e os requisitos de provimento dos cargos efetivos do quadro de pessoal do IGEPREV estão contidos no Anexo II desta Lei.

     

    c) A investidura nos cargos de provimento efetivo far-se-á por nomeação do chefe do Poder Executivo, e a nos cargos em comissão dar-se-á por nomeação do presidente do Igeprev. ERRADO – A investidura nos cargos de provimento efetivo depende de prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. Vejamos os termos do art.12, §§ 2º e 3º da Lei Estadual nº 6.564/2003:

     

    Art. 12, § 2º O ingresso no quadro de provimento efetivo do IGEPREV far-se-á no padrão inicial do respectivo cargo, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, nos termos da Constituição Estadual.

    § 3º A investidura nos cargos de provimento em comissão que não integram a Diretoria Executiva far-se-á por nomeação do Presidente do IGEPREV.

     

    d) Os servidores do quadro do Igeprev fazem jus à gratificação de escolaridade, na quantia correspondente a 80%, para cujo exercício a lei exige habilitação correspondente à conclusão do grau universitário, conforme previsto no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará. ERRADO – Os servidores do IGEPREV, à exceção daqueles redistribuídos, não farão jus à Gratificação de Escolaridade. Vejamos os termos do art.16 da Lei Estadual nº 6.564/2003:

     

    Art. 16. Os servidores do IGEPREV, à exceção daqueles redistribuídos, não farão jus à Gratificação de Escolaridade de que trata o art. 140 da Lei nº 5.810, de 24 de janeiro de 1994.

     

    Logo, gabarito correto, alternativa E.