-
Os dois fatores influem diretamente em tal escolha, pois a depender do objetivo da avaliação do processo, eu escolherei tal indicador. O indicador escolhido deve ser consistente e ter representatividade para a aferição. De forma semelhante, se tais dados não estiverem disponíveis, em nada ajudará escolhê-los.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
O objetivo da avaliação e a disponibilidade de dados de qualidade
gab: C
-
Apesar de a questão falar sobre indicadores de processo, consegui resolver, pensando nas propriedades Essenciais de indicadores de desempenho:
Utilidade: devem basear-se nas necessidades dos tomadores de decisão (no caso da questão, seria próximo de "objetivo da avaliação");
Validade: representatividade. Capacidade de representar, com a maior proximidade possível, a realidade que se deseja medir e modificar.
Confiabilidade: indicadores devem ter origem em fontes confiáveis, que utilizem metodologias reconhecidas e transparentes de coleta, processamento e divulgação;
Disponibilidade: os dados básicos para seu cômputo devem ser de fácil obtenção.
-
Indicador é um instrumento utilizado para descrever o desempenho. Assim, um indicador de processo serve para descrever os resultados de um processo. Vamos analisar cada uma das alternativas.
Alternativa A. Errado. A disponibilidade dados históricos ajuda a ter uma melhor compreensão de um indicador, porém ela não é decisiva. Afinal, se o processo for novo não haverá dados históricos e mesmo assim podem ser definidos indicadores. Os parâmetros de controle são os padrões esperados de desempenho, ou seja, são exemplos de indicadores.
Alternativa B. Errado. O número de repetições é indiferente na definição de um indicador de processo.
Alternativa C. Certo. Na definição de um indicador, os aspectos mais importantes são: objetivo da avaliação e a disponibilidade de dados. Deixando mais claro: o que é um indicar bom? É um instrumento que consiga retratar aquilo que eu quero avaliar. Para tanto, é preciso saber o que eu quero avaliar, ou seja, é preciso definir o objetivo da avaliação. Além disso, não adianta definir um indicador impossível de ser mensurado em razão da ausência de dados confiáveis. Nesse sentido, a disponibilidade de dados também é um aspecto decisivo na definição de um indicador.
Alternativa D. Errado. A média e o desvio-padrão podem ser utilizados como indicadores para controle de variabilidade de um produto, por exemplo. No entanto, são inúteis a depender do tipo de processo e do objetivo da avaliação.
Alternativa E. Errado. Como dito acima, o desvio-padrão pode ser inútil a depender do objetivo da avaliação e do tipo do processo.
-
Queria saber da onde a Iades tira essas questões pqp